
Volta e meia, aparece randomicamente (ok, aleatoriamente, se você não for tão pedante) o vídeo de algumas chinesas em um restaurante. Normalmente, são 4, uma mais velha e as outras mais jovens, e as três jovens são sempre,.. como direi de forma mais educada… estupidamente burras. Então, eu fiquei pensando, de onde elas vieram?
O primeiro vídeo que eu vi delas foi no Twitter, mas colocarei o do YouTube. Já falarei sobre isso.
Mas isso me incomoda, já que YouTube é banido na China. Ao procurar pelo nome do canal, encontrei vários sites de conteúdo, como Facebook, Instagram e Tik Tok. Só tem um detalhe: todas estas plataformas também são banidas na China. Sim, até o Tik Tok que é chinês é banido lá.
Tudo bem, beleza. Apelaram pro maroto VPN. Mas e as postagens realmente delas na China? Bem, só no Douyin, o “Tik Tok Chinês” aceito na China. Aí sim! Mas… o que significa Wenjiang Caihuaxiaoyuan, mesmo?
Wenjiang é um distrito suburbano a oeste de Chengdu, capital da província de Sichuan, na China. Conhecido como “distrito do rio quente”, ele faz parte da vasta Planície de Chengdu, uma região fértil e histórica que remonta a antigas civilizações, incluindo capitais do antigo Reino Shu.
Já Caihuaxiaoyuan acarreta em um monte de pésssimas traduções. Não, Caihuaxiaoyuan não significa Pequeno Pátio de Couve-flor. O nome soa até idiota e chineses não são afeitos à sua verborragia poética nesse sentido. Então, eu caí MAIS UMA VEZ, na maldição da Elise e fui ver a raiz linguística. 菜花 (càihuā) pode, de fato, se referir à couve-flor, mas dependendo do contexto, pode também se referir às flores amarelas brilhantes da colza (ou canola). Sim, acho que cabe muito melhor, não acham?
Os vídeos são fofos, engraçados e mostram uma vida simples, longe das loucuras das grandes cidades, ainda mais que Wenjiang é uma região rural. Ao que pude ver, elas começaram a fazer vídeos para promover o restaurante delas, e parece que estão conseguindo ir bem, mas daí não tenho certeza. E pelo visto tem gente que confunde o lugar com Wenzhou.
Quando algum standapeiro falar que é impossível ser engraçado sem ser ofensivo, lembrem destas meninas.
