
Eu percebi há um certo tempo a quantidade de canais sobre estoicismo no YouTube; não só YouTube BR como o gringo também. São lições de sabedoria e resiliência, lições para lhe ajudar a conduzir a sua vida, frases lindas, maravilhosas e repletas de bobagens, mas como cai bem com uma edição legal, com alguma imagem gerada por IA e uma voz também automatizada, provavelmente usando o ClipChamp no caso da Versão Brasileira Herbert Richers ou ElevenLabs para os gringos (eles não são mão de vaca). No resumo, s]ao apenas frases motivacionais e sabemos muito bem que auto-ajuda vende.
O Estoicismo tornou-se popular na Roma antiga, sendo seu principal nome o imperador Marco Aurélio (121–180 E.C.). No vídeos, são mostradas frases de outros filósofos estoicos, como O TikTok estóico baseia–se exclusivamente no estoicismo romano, principalmente Epicteto (50–130 E.C.), Sêneca (4 A.E.C.–65 E.C.), que por sinal fora um sujeito muito o do rico, o que é interessante pois ele clamava pela vida simples (dos outros, claro. Ele estava muito satisfeito consigo mesmo). Acontece que o Estoicismo foi fundado por volta de 300 A.E.C. por Zenão de Cítio. Depois de Zenão, o Estoicismo floresceu em Atenas, especialmente sob Crisipo, conhecido como o segundo fundador do Estoicismo. Ou seja, mais uma coisa que os romanos copiaram dos gregos.
Ao contrário dos os vídeos de youtubeiros e influenceiros de TikTok pregam, o Estoicismo era uma filosofia seca, técnica e de Torre de Marfim, ou seja, algo feito por uma elite para uma elite. Ainda mais sabendo que 80% da população grega era formada por escravos. As ideias estoicas sobre felicidade e produtividade divergem um pouco do que as pessoas modernas consideram que são. Tradicionalmente, era dividido em três ramos: Ética, Física e Lógica, e isso sempre fica de fora do palavreado de auto-ajudas dos vídeos de canais sobre estoicismo.
Ainda mais que devemos lembrar que quem cria os vídeos manda o ChatGPT gerar o texto, manda pros editores que até pegam imagens mediante o contexto da fala e voilà!
Lógica
Distintamente, os estóicos enfatizavam a lógica, comparando–a à casca de um ovo ou aos ossos e tendões de um corpo, porque a lógica protege (como uma casca), apóia (como ossos) e conecta (como tendões) nossas crenças e conhecimento. Na verdade, os estóicos desenvolveram uma teoria lógica sistemática que, por meio de várias reviravoltas históricas, inspirou a lógica do século XX e, portanto, a ciência da computação teórica.
Os estóicos levavam a lógica a sério porque era necessária para o conhecimento. Para os estóicos, saber algo – incluindo como viver bem – era entendê-lo tão completamente que você poderia defender sua visão contra qualquer grau de escrutínio argumentativo, contra qualquer oponente. Em outras palavras, eles usaram a lógica para vencer uma espécie de Jogos Vorazes filosóficos.
Mas o influenceiro que almeja ficar rico com a monetização dos vídeos não está realmente interessado em um conhecimento profundo, rico e logicamente defensável do mundo e de nosso lugar nele. Na medida em que o “influenceiro estóico” está interessado em conhecimento, isso implica que você pode obter conhecimento simplesmente lendo citações de estóicos famosos ou praticando certos exercícios mentais, como meditar sobre a morte. Entretanto, as pessoas não querem ler. Preferem o vídeo ou ouvir. Ler dá trabalho, e ficar pensando mais ainda.
Física
A Física Estóica embasava os princípios que os estóicos usavam para explicar os processos naturais do universo. Para os estóicos, tudo o que existe, incluindo sua alma e Deus, é um corpo. Deus, de fato, está “misturado com a matéria, permeando–a toda e assim moldando–a, estruturando–a e tornando–a no mundo”, como nos disse o crítico Alexandre de Afrodisias (198–209 E.C.).
Os estóicos argumentaram que, uma vez que Deus é racional e ativo, isso torna tudo o que existe no mundo racional e organizado para o melhor. Você faz parte deste universo racional, então, se coisas ruins acontecerem com você, seria irracional reclamar – como se seu pé reclamasse de ficar enlameado, e eu nem preciso perder muito tempo para apresentar como esta proposição é idiota.
Essa ideia de um universo racional (segundo os estóicos, claro) pode ser vista em postagens e vídeos dizendo aos seguidores para “amar seu destino”. Eles sugerem que a verdadeira felicidade vem de aceitar qualquer coisa que aconteça. Mas amar seu destino em um sentido verdadeiramente estóico alcança o tipo de produtividade e felicidade que a maioria das pessoas deseja? Eu acho que não.
Ética
O que nos leva à ética estóica. A grande promessa dos influenceiros estóicos é de produtividade e felicidade, e é improvável que você atinja os níveis de produtividade e felicidade que realmente deseja se seguir o que os estóicos acreditavam que fossem.
A felicidade, para um estóico, era uma questão de ter virtudes e não ter vícios. Todo o resto – incluindo saúde, riqueza e status – eram “irrelevantes”, porque não faziam diferença para sua virtude e, portanto, para sua felicidade.
Portanto, mesmo que o conselho de autoajuda possa torná-lo mais produtivo, ser mais produtivo não o fará ser mais feliz, de acordo com a filosofia estóica. Na melhor das hipóteses, você adquirirá saúde, riqueza ou status, mas essas coisas são irrelevantes à sua felicidade.
Como apontei acima, é um tanto hipócrita Sêneca argumentar que a riqueza é irrelevante enquanto era um dos homens mais ricos de Roma; ou Marco Aurélio dizendo que o poder é irrelevante enquanto curtia todas as maravilhas de ser imperador.
É racional preferir ser saudável em vez de doente, rico em vez de pobre, poderoso em vez de oprimido. Na verdade, houve um debate antigo com nuances em que os estóicos tentaram encontrar um meio-termo entre uma visão em que saúde, dinheiro e poder são simplesmente bons e uma visão em que são totalmente irrelevantes para viver uma vida boa.
Crisipo tentou orientar esse curso dizendo que, embora a saúde, a riqueza e o poder sejam irrelevantes, como você os usa não é. Se eu usar o poder de forma draconiana ou a riqueza para satisfazer meus apetites mais repugnantes, não serei virtuoso ou feliz. Pessoalmente, não acho que a filosofia estóica acabará resolvendo esse problema de saber se saúde, riqueza e poder são totalmente irrelevantes à felicidade, mas é uma questão em aberto.
O Estoicismo é uma tradição filosófica rica, fascinante e sofisticada. Mas, se você está procurando felicidade e produtividade em termos mais modernos, os estóicos podem não ter a resposta.
Talvez eles nem mesmos tinham a intenção de fornecer uma.

😉👏🏻 Fantástico! Também tenho notado isso no YouTube não só sobre estoicismo mas outras modinhas também. 😮💨De fato, fica algo cansativo, todos começam a falar o mesmo tópico e pior sem fundamentos como você citou. Gratidão por compartilhar conosco sua visão! 🙂🙌🏻✨
CurtirCurtir