
Há muito tempo, meus pais me ensinaram que de boas intenções, o Inferno está abarrotado. Não apenas isso, tem a parte que a emenda sai pior que o soneto. No mundo em que várias pessoas se esforçam para não ofender com algo que não sabem se vão ofender, algumas atitudes acabam gerando peças que vão do humor involuntário até um “Maquidiabeisso?”. Um exemplo disso foi a organização que rebatizou a vagina para “buraco bônus”.
O Jo’s Cervical Cancer Trust é uma organização que trabalha com a prevenção e cuidado de pacientes de câncer cervical. É uma entidade séria e respeitada, mas deu um deslize feio. Em seu glossário, eles colocaram uns termos… estranhos.
Bonus hole – An alternative word for the vagina. It is important to check which words someone would prefer to use.
Buraco bônus – Uma palavra alternativa para a vagina. É importante verificar quais palavras alguém prefere usar.
Front hole – An alternative word for the vagina. It is important to check which words someone would prefer to use.
Buraco da frente – Uma palavra alternativa para a vagina. É importante verificar quais palavras alguém prefere usar.
O argumento é que algum homem trans poderia se ofender ao se usar o termo vagina, o tipo de coisa que tem múltiplos nomes, nem sempre muito educados, assim como o pênis. Entretanto, da forma como foi colocada, a vagina é… um buraco bônus? Mas o que estavam pensando quando escreveram isso?
Nasce como mulher só pra ter um buraco a mais, mas deixou de querer ser mulher e o buraco está ali… sobrando? É isso que quiseram dizer? Ou mulher-mulher tem o buraco como outro qualquer, que nem serve para algo digno denota? Só os homens trans que ganharam este premiozinho, porque mulheres trans não tem este buraco bônus. Se bem que essas tem um pinto bônus e um saco bônus com a incrível vantagem de estar pronto pra ser chutado na primeira briga.
Respeito pelas pessoas não é reescrever palavras. As palavras existem por um motivo, e um nome é um nome. Se você se ofende por causa de um nome, você tem problemas maiores que sua identidade de gênero. Podemos respeitar as pessoas e suas identidades sem isso, e esse entendimento merece acompanhamento de profissionais, já começando por entender a si mesmos e as palavras que descrevem tudo.
Isso está sendo a festa para a galera conserva como o Fox News, e uma organização importante que trata de saúde e câncer e pretende promover respeito a transsexuais acaba virando piada do dia e ataque de vários segmentos. Não ajudou em nenhuma das causas pretendidas, falhando por completo.
Enfim, não ajam feito idiotas e não deem mais munição para um bando de retardados.

Um comentário em “Boas intenções, palavras e as pretensas ofensas”