Você deve ter um blog. Alô-ôô-ôô-ôô-ôô-ôô você-ê-ê-ê-ê-ê. Sim, você que mantém um blog. Tudo o que você quer é que leiam o seu blog. Uma boa iniciativa é fazer postagens automáticas em redes sociais, principalmente o Twitter, enquanto rola o caos tocado pelo Musk Zueiro. Bem, sempre tem um plugin para o seu WordPress do coração, mas e quando você não pode instalar plugins?
Vamos pelo método rápido e fácil (quando se é possível).
Instale o plugin Revive Old Post. Ele é excelente e não te dá trabalho. A configuração é moleza e você escolhe quando vai postar e como é a postagem.
Imagem via Cardoso (clica que cresce… a imagem)
Quando não dá para instalar o plugin. Vai dar um trabalhinho. Senta que lá vem história.
Quando meu blog era armazenado num host comum, eu instalava o WordPress, os temas e os plugins. Tive uma série de problemas com empresas vagabundas, desclassificadas, incompetentes e absurdamente ridículas. Na última, eu só não perdi tudo exatamente pela estupidez de como lidavam com o banco de dados, o que me permitiu reaver tudo de volta. Migrei tudo para a plataforma da própria WordPress.com, apontando o domínio pra lá. Funciona que é uma maravilha, não preciso me preocupar com upgrade e tudo roda maravilindamente. O problema é que o plano que eu escolhi não dá para instalar plugins, só na versão Business, que é cara bagarai.
O Fellipe então fez um imenso favor de criar um programa Python de código aberto (sim, você poderá fazer as alterações que quiser e subi-lo pro seu próprio Github, se for o caso) para resolver isso. Não é a mesma coisa que o Revive Old Posts, mas já quebra o galho. E aqui veremos um tutorial. É exclusivo para postar automaticamente no Twitter.
Logue no Twitter e vá para a plataforma de desenvolvedor. Você precisará estar cadastrado como desenvolvedor para ter as chaves de aplicativo do Twitter. Essas chaves de aplicativo lhe permitirão poder usar o Twitter como um desenvolvedor, ou não estaria na plataforma de desenvolvedor. Essas chaves serão o consumer_key e a consumer_secret, que serão pedidas daqui a pouco. Siga o tutorial da página do Twitter.
Vá no Github do Fellipe e baixe os arquivos na seção TweetRndRSS. É com ele que você poderá gerar postagens no Twitter com chamadas para artigos aleatórios no seu blog, seja ele qual for, porque pega exatamente das inserções no RSS. Pode até nem ser o seu blog, a propósito. Qualquer site/serviço que tenha RSS poderá ser usado, e a postagem será escolhida randomicamete.
De posse do arquivo compactado, descompacte tudo numa pasta e deixe no lugar mais acessível. Eu recomendo uma pasta na sua pasta de usuário, como em C:\Users\nome_que_tá_lá\ onde nome_que_tá_lá é o nome do seu usuário.
Instale a última versão do Python (de preferência pela loja do Windows. Essa não me deu problemas)
Vá aonde está a a pasta com os arquivos de configuração do script e procure pelo arquivo Auth.py. Abra-o com o Bloco de Notas, e lá você colocará as chaves onde são pedidas.
Tecle <Windowskey>+R. Abrirá o prompt de comando.
Através dele, instale o Tweepy (é ele quem fará as postagens) e o Feedparser (quem lerá o feed). Digite:
pip install tweepy feedparser
Agora, vamos autorizar o programa para ele poder postar no Twitter. No prompt, navegue até o diretório onde está o gettoken.py e digite o comando:
python gettoken.py
Vai gerar uma URL. Copie e cole este endereço na, óbvio, barra de endereços do seu navegador. Ao carregar a página de autorização, permita o uso do seu aplicativo. Preciso dizer que você deverá estar logado no Twitter?
No prompt, então, aparecerá dois códigos. São as chaves de usuário. De posse dessas chaves, volte no Auth.py e insira no lugar certo no arquivo.
Em TweetMessage, troque o ‘Scarlett! \n’ pela mensagem que você quiser que apareça no Twitter. Eu coloquei ‘Post antigo: Confira! \n’, mas você escreve o que bem desejar.
Perceba que você ainda pode colocar mensagens de dia (entre 6 e 12h), tarde (entre 12 e 18h e noite (entre 18 e 6h do dia seguinte). Está devidamente identificado.
Então, está tudo pronto. O arquivo que fará toda a mágica é o arquivo tweetrndrss.py, que fica na pasta tweetrndrss-master.
Ok, ele não é um arquivo exe, e por definição você teria que executá-lo no prompt. Mas tem um macete.
Crie um arquivo batch pelo simples expediente de digitar comandos num arquivo novo do Bloco de Notas, mas ao invés de salvar com extensão *.txt, salve com extensão *.bat. Agora, digite os comandos
@echo off
cd <caminho absoluto onde está o arquivo tweetrndrss.py>
python tweetrndrss.py
Salvou, é só isso. Dois cliques neste BAT e ele executará os comandos.
Como o programa funciona:
Ele lê o seu feed (configure-o para mostrar o máximo de postagens possíveis), cria um arquivo rss.db e é lá que vai armazenando os artigos. Cada vez que você houver novas postagens (seja no seu blog ou serviço que você usa, como o Reddit), seu feed irá atualizar; com isso, ao rodar o programa, ele vai ver qual se tem novidade, irá acrescentar essa novidade no arquivo de banco de dados e a postagem será escolhida aleatoriamente para ser compartilhada no Twitter. E sim, tecnicamente, você poderá fazer inserções manualmente. Sugiro usar o SQLite para isso. A versão portable pode ser baixada AQUI.
Mas e a parte de postar no horário específico? Bem, aí é com o Agendador de Tarefas do próprio Windows, mas isso fica para outro dia, assim como ter um arquivo rss.db só seu, sem precisar ler o RSS do seu site. Fica para outro dia, também.
Este artigo foi originariamente publicado no Caderno de Informática
Um comentário em “Como publicar links para posts aleatórios de um RSS no Twitter”