Há 11 anos, eu publiquei uma pesquisa disse que pesquisa, a religião se extinguiria em 9 países desenvolvidos. A saber: Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça. Essa pesquisa levou em conta as análises dos dados colhidos pelos censos desde o século XIX.
Então, a religião se extinguiu lá?
Vamos ver a A Austrália. 43,9% das pessoas seguem o Cristianismo, 38,9% não têm religião (38,9%), 3,2% seguem o Islamismo e 2,7% seguem o Hinduísmo. Pelo visto, a religião não acabou lá.
Na Áustria, 43% das pessoas possuem religião (a maioria sendo católica apostólica romana). Ateísmo está até mesmo listado como religião, o que eu acho esquisito, mas é computado como pessoas que não possuem religião. Não atire pedras em mim. Não tenho nada a ver com isso.
No Canadá, 63,2% das pessoas são cristãs. Vou pular as outras religiões e indo direto para as pessoas que não têm religião: 26,3%.
Na República Tcheca, 39,8% da população se consideram ateus; 39,2% são católicos romanos. Eu atribuo isso ao longo tempo sob o julgo da URSS.
Na Finlândia, 69% da população são seguidores da Igreja Luterana da Finlândia. Apenas 29,4% da população não são religiosos.
Irlanda. Não, sério. O cara tinha falado da IRLANDA! Cerca de 77% da população é católica romana. Não vou nem continuar.
Nos Países Baixos, um país de longa data secular, 50% da população não tem religião e apenas 20% são católicos romanos.
Na Suíça, a maioria da população é cristã. Aproximadamente. 38% são católicos romanos e 27% protestantes. Pessoas sem religião fica em cerca de 21,4%
Na Nova Zelândia, 48,6% da população não tem religião Sem religião e 37,3% segue alguma vertente do Cristianismo.
O prazo eram nove anos. Se passaram 11 e ainda tem religião nesses lugares. Alguns tendo a maioria de não-religiosos, mas não foi isso que a pesquisa disse. Disse que a religião iria se extinguir. Bem, não extinguiu, e nem sei se haveria motivo para tal.
Dve-se tomar cuidado com este tipo de previsão. Você pode até publicar um paper, mas o resultado poderá muito bem ser alguém mostrando que você é idiota, e acabar passando vergonha por isso.
Pra que não reste dúvida que mesmo artigo submetido a revisão por pares precisa SEMPRE ser analisado com cautela e – perdão pelo trocadilho – ceticismo.
CurtirCurtir
Mesmo que se acabe com as religiões no sentido tradicional (o que não vai acontecer), ainda haverá veganos no mundo. Fazer o quê.
CurtirCurtir
Nosso cerébro adora a identidade de grupo e a moralidade pregada pela religião, muito díficil deixar de existir.
CurtirCurtir
acredito que qdo a sociedade deixa de usar e pensar nas religiões como solução dos problemas sociais, políticos e de moralidade, já podemos pensar como um “fim” delas.. pq deixar de existir, creio que não
CurtirCurtir
Não faria muita diferença. Humanos se destroem pelos mais diversos motivos.
CurtirCurtir
É como previsão do fim do mundo, se acertar ninguém vai saber!
CurtirCurtir