Cinema de verdade é feito com ajuda de alguns pinos (não esses)

Eu gosto de filmes de animação, Gosto tanto que achei uma puta sacanagem o que fizeram com Com Amor, Vincent (Loving Vicent), em que os frames foram feitos por meio de pinturas a óleo, com muito pouca animação digital. Perdeu para Coco, o que foi uma grande putaria. Com Amor, Vincent é uma obra de arte, mas não existe apenas este tipo de animação. Claro, elas se baseiam em juntar diferentes quadros sequenciais e montar o filme (tecnicamente, o próprio conceito de filme é isso).

Mas tem um tipo de animação muito interessante que merece ser mencionado.

O filme em questão é este aqui. Vejam-no primeiro.

Gostaram? Nem, não é um filme comum. É uma animação. Esta animação não foi feita filmando um lugar, nem foram fotografias sequenciais. Esta animação foi obtida pela técnica pinscreen.

A técnica de animação pinscreen se baseia no que seu próprio nome diz: “pinos na tela”. Ela se baseia em esculturas que você pressiona vários pinos por trás de uma tela e na frente aparece o contorno, como na imagem de abertura.

Para fazer a animação, se faz uso de uma tela cheia de pinos móveis, que podem ser movidos para dentro ou para fora, criando imagens em tons de cinza, já que a tela é acesa pelo lado de forma que os pinos lancem sombras.

Cada imagem será um frame. Move-se os pinos adequadamente e você terá outro frame; e à medida que vai se registrando os frames, é só juntar e fazer o filme. Sim, acaba sendo uma animação com volume, pois é 3D. A câmera capta estas nuances e o jogo de luz e sombra faz o restante. É fantástico!

A técnica foi inventada e desenvolvida por Alexandre Alexeïeff e sua esposa Claire Parker em seu próprio estúdio em Paris, entre 1932 (primeiros testes) e 1935, quando Claire Parker registrou em seu próprio nome o Brevet d’Invention nº 792340 na Direction de la Propriété Industrielle, Ministère du Commerce et de L’Industrie, République Française, Paris 1935.

Alexieieff e sua esposa fizeram um total de 6 curtas-metragens com esta técnica, ao longo de um período de cinquenta anos. Os filmes têm pouco tempo de duração, pois o dispositivo é difícil de usar, e têm uma natureza monocromática, devido às imagens sendo criadas usando sombras sobre uma superfície branca. Ainda assim, são maravilhosas, ainda mais depois de saber a trabalheira que dá.

Um comentário em “Cinema de verdade é feito com ajuda de alguns pinos (não esses)

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s