Eu não tenho blogrolls. Onde estão meus blogrolls? Se você lê blog há um tempinho já sabe do que estou falando. Se não sabe, eu explico: Todos os blogs (descansem em paz) costumavam ter uma listinha de blogs que recomendavam, normalmente, com temas afins ao seu próprio blog. Os blogs morreram embora alguns tenham resistido.
Eu não tenho blogroll. Já tive, não tenho mais. Por quê? Eu mesmo não sei! Me distanciei tanto do conceito de blogs que eu mesmo perdi aquilo que era o melhor deles: ver o que recomendavam para ler também, descobrir novos sites e ir audaciosamente aonde nenhum Google jamais mencionou.
Não dá pra procurar se não sei o que eu quero, além do fato do Google já não ser mais um site de busca eficiente, já que ele privilegia os resultados mediante quem paga para ele, não necessariamente pela relevância. Então, cadê os blogs? Postem aí nos comentários blogs que vocês se interessem.
Então, eu quero remontar meu blogroll. Sim, claro que pode ser o de vocês. Coloquem uma descrição em cada um, por gentileza. Quero ter uma listinha a compartilhar e ver quem está me compartilhando. Voltar a ter um círculo de informação e não apenas os áridos links para notícias e publicações científicas. Quero voltar ao hábito de ler o que escrevem e comentar no site que eu vi, ou mesmo comentar aqui. Quero ver o que vocês escrevem e comentar o que escrevem.
Afinal, se vocês mesmos não divulgarem seus próprios blogs, como esperam que outras pessoas os leiam? Blogar é preciso. Ver youtube não é preciso!
baguncadamente.com é o meu, mas também tô perdida na Internet com blogs. No Bagunçadamente tecnicamente tem de tudo (mas ainda com poucos posts).
CurtirCurtir
Para quem gosta mais de Ti e relatos de programação:https://blog.codinghorror.com/
Clássica lista de quando se tornar um overlord do mal:http://www.eviloverlord.com/lists/overlord.html
CurtirCurtir
Para quem quer colunas (e alguns temas bônus) que existem há 12 anos recém-completados :
https://www.desfavor.com/blog (RID, “República Impopular do Desfavor”)
E mais outro local de senso crítico aguçado (e com 3 e-books grátis) :
https://contraditorium.com/ (Contraditorium)
CurtirCurtir
o Contraditorium é bão mesmo.
CurtirCurtir
Andei pensando nisso essa semana. Corri atrás de montar o meu, mas a maioria dos que eu gostava não postam há anos. Os que ainda estão vivos:
Minúcias: cotidiano e entomologia
dasminucias.wordpress.com
Meteorópole: meteorologia, cotidiano, botânica e maternidade
meteoropole.com.br
Momentum Saga: literatura e escrita
momentumsaga.com
Monolito Nimbus: “Educação aeronáutica, divulgação científica, software livre e outras coisas”
monolitonimbus.com.br
Tem o meu também (vehementiira.wordpress.com), mas não sei direito o que eu faço.
CurtirCurtir
O Blog do Arnaldo Gunzi é muito bacana
https://ideiasesquecidas.com/
É o blog pessoal de um engenheiro sobre assuntos variados, administração, cubos mágicos , computação quântica.
Um abraço André e feliz ano novo!
CurtirCurtir
Melhor blog brasileiro que já vi sobre matemática, escrito pelo editor chefe de uma extinta revista de matemática (revista cálculo) encerrada com a crise no mercado em 2015.
https://imaginariopuro.wordpress.com/
Matemática simples e avançada com linguagem incrível (como queria saber escrever assim), que supera muitos livros didáticos de graduação.
CurtirCurtir
Blog sobre eletrônica, atualidades do ramo e projetos, além de TI e outras maluquices dignas de fonte de inspiração para canais como o ElectroBOOM.https://hackaday.com/
CurtirCurtir
Por causa disso que vc disse do Google é que eu tenho usado cada vez mais o DuckDuckGo, que não fica fuxicando o que a gente faz pela Internet, nem privilegia quem paga para aparecer melhor. Pelo menos por enquanto.
CurtirCurtir
Blogrolls sempre foram uma das coisas mais desprezadas pelos blogs. Não sei se é por causa disso, mas eu lembro, de quando eu ainda tinha blog, que blogroll era usado só para mendicância de links. Era usado para aquela coisa de “troca de links”. Me linka que eu te linko. Ou coloca o link do meu bloguinho aí que eu coloco o do seu. Enfim, pura mendigagem.
E com isso tinha que alguns blogs tinham um blogroll quilométrico, com centenas de links (e não é exagero. Alguns chegavam na casa dos mais de 100 links).
CurtirCurtir
Os blogs “profissionais” queriam dinheiro para vc colocar seu link lá
CurtirCurtir