Natureza Ética: Planta carnívora não livra a cara nem de anfíbios

A Natureza é boa e ética. Só esqueceram de falar isso para a Natureza, principalmente as plantas. Plantas têm sua parcela de malvadeza, ainda mais aquelas que acham que vegans são retardados, que seriam quase todas, mas nem toda planta consegue traçar uma bela peça de carne (como salamandras, por exemplo).

Um exemplo são plantas das famílias Nepenthaceae e Sarraceniaceae, que são daquelas plantas carnívoras que riam armadilhas de queda, em que o animal escorrega para um fosso na planta e fica preso lá, sem poder sair, enquanto a plantinha queridinha digere o animal ainda vivo.

O dr. Alex Smith é professor associado do Departamento de Biologia Integrativa da Universidade de Guelph. Ele ficou abismado de saber que plantinhas carnívora são mais hardcore do que se supunha, e elas não só mandam pro estômago (figura de linguagem, cabeção!) insetinhos descuidados, como até anfíbios. Não, eu não mencionei salamandras no primeiro parágrafo à toa!

O dr. Smith, sem ter uma odiosa lata de sardinha por perto, ficou estupefato ao ver uma Sarracenia purpurea purpurea se banqueteando com uma salamandra enquanto fazia trabalho de campo com alunos de graduação no Algonquin Provincial Park, em Ontário, Canadá. Abaixo, os vídeos.

Pedindo um help a Will Robinson ao dr. Patrick Moldowan, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade de Toronto, Smith foi procurar por salamandras presas e logo fizeram novas descobertas. Não, não parecia ser algo pontual, mas tampouco pode-se dizer que é um fenômeno corriqueiro. O que se sabe é que ninguém tinha prestado atenção nisso antes, o que não significa muito, ou ninguém teria feito uma única descoberta ao longo da História.

A descoberta foi publicada no periódico Ecology (Rá! Tem paywall. Pobrema teu!). Lá vocês descobre que nem planta tolera comida vegan.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s