FDA bota quente em cima da Homeopatia e montou normativa para isso

O FDA (Food and Drug Administration ou uma espécie de ANVISA dos EUA) resolveu fazer uma coisa que o Brasil muito provavelmente não fará: bater duro nesta palhaçada de homeopatia. O órgão divulgou ontem um esboço de normativa (PDF) que meterá quente naquele lance de vender água como se fosse remédio, sem nenhuma comprovação científica. Acho até justo. Se querem ser reconhecidos como Ciência, vamos pro terreno pedregoso que é ter um medicamento sendo aprovado. E isso significa aplicação das normas de fabricação, marketing e segurança para os produtos homeopáticos. Vai que a pessoa morra afogada de tanto tomar?

Pessoal da água pur… digo, da Homeopatia achou maneiro, mas acabaram ficando com o uraneto de carbono na mão, pois agora o FDA vai exigir padrões de feitura dos medicamentos, e isso será hilário

Primeiro que terão que estabelecer um padrão, e isso implica em analisar o conteúdo do medicamento e sua eficácia comprovada. Só que isso trará umas dorezinhas de cabeça ao pessoal do engod… da Homeopatia, que quer aprovação federal, mas não os métodos de análise. Maravilhosa sinuca de bico.

Nesse ínterim, o FDA está cercando os produtos homeopáticos porque há uma ligação entre produtos para dentição de bebês com altas dosagens de Atropa belladonna (você sabe… aquela plantinha chamada beladona que é uma das mais tóxicas no reino vegetal). Isso levou a ocorrências de doenças causadas por envenenamento em 400 crianças e a morte de 10 bebês. Isso é inusitado. Pela primeira vez eu vejo remédio homeopático ter algum efeito.

Querem apostar como vão culpar o envenenamento como invenção da Indústria Farmacêutica? Afinal, a empresa que lucra bilhões só pode ser um antro de perversidade, certo? O fato da indústria homeopática também movimentar bilhões é sempre ignorado pelos religiosos seguidores da Homeopatia.

Por causa desta falta de transparência, o FDA entrou com regulamentação classificando os refresc… os remédios homeopáticos em seis categorias que podem oferecer maior potencial para causar risco para os pacientes:

  • Produtos com problemas de segurança conhecidos
  • Os produtos que se têm ciência de conter substâncias perigosas, como a beladona
  • Produtos destinados a serem administrados não por via oral ou tópica, como injeção ou colírio
  • Produtos destinados a tratar condições e doenças graves ou com risco de morte, que podem substituir perigosamente tratamentos efetivos e padrão (isso va fazer muitos terem chiliques homéricos e eu estou rindo muito!)
  • Produtos para populações vulneráveis, como lactantes e idosos
  • Produtos que foram adulterados (provavelmente, os que tinham algum princípio ativo).

As associações de Homeopatia não estão se entendendo. Uns chamam de arbitrária e que o FDA é feio e cara de mamão. Outros, mais espertos, jogaram um miguem dizendo que é isso mesmo, tem que testar e tal, nossos otár… consumidores são muito importantes para n´pos.

Eu tô só no gif que abre o artigo.


Fonte: Ars Technica

3 comentários em “FDA bota quente em cima da Homeopatia e montou normativa para isso

  1. Já contei que tive um excelente professor de Química que era médico homeopata! Toda vez que era questionado pelos alunos sobre como a homeopatia funcionava do ponto de vista da Quimica ele partia pra um “papo orientalista”. Foi nessa mesma época que aprendi o conceito de Dissonância Cognitiva.

  2. mimimi a BigPharma adulterou os resultados finais mimimi…

    Não duvido que venha a ter algo do tipo depois que os resultados saírem.

    No mais, cadê o GIF que você disse que abre o texto?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s