Encontrados machados de 3000 anos na Noruega

Os guerreiros caminham pelo terreno encharcado de sangue do inimigo. Eles deram uma lição àqueles torpes biltres, que ousaram invadir suas terras. Os guerreiros chegam em casa e algo acontece. O que? Não sabemos… Ainda!

Na Noruega foram encontrados num local próximo a uma aldeiazinha vários machados datando mais de 3000 anos, quando homens e dinossauros caminhavam juntos sobre a Terra (pergunte ao seu fundamentalista de estimação). De onde veio aquilo?

A descoberta aconteceu numa região próxima à aldeia de Hegra, no município de Stjordal, a 44 km de Trondheim, mas que pra você tanto faz, já que mal saiu de Cascadura, Itaquera ou bairros similares. No caso, quem descobriu foram os irmãos Joakim e Jorgen Korstad que fizeram as primeiras descobertas em janeiro deste ano. No final de abril, numerosas cabeças de machado, uma lâmina de faca e alguns fragmentos foram desenterrados de seu repouso de mais de 3000 anos! Os objetos datam da Idade do Bronze Final, cerca de 1100-500 AEC. E, claro, não são feitas de ferro.

Encontrados machados de 3000 anos na Noruega

//s.imgur.com/min/embed.js

Os 24 machados estão em belíssimo estado (ainda mais se você tem mais de 3000 anos) e são um caso bem especial, pois nunca antes na história daquele país tantos machados foram encontrados de uma vez só. O problema agora é dar significado nisso tudo. Por que diabos aqueles machados estavam enterrados tão próximos uns dos outros? Ritual fúnebre? Massacre? Sacrifício humano? A única resposta honesta é “ninguém sabe ainda”

Talvez, TALVEZ, aqueles machados estivessem ali por algum motivo religioso. Talvez, TALVEZ, tivesse havido algum sacrifício. Talvez, TALVEZ tudo isso seja especulação e eu esteja enchendo linguiça para uma coisa que eu disse no parágrafo anterior que ninguém sabe.

As escavações ficarão sob supervisão da drª Merete Henriksen, e o lance é esperar por elas, em que mais material deverá ser coletado, ordenado, catalogado, carimbado etc, para se saber o que anda se escondendo embaixo do solo.


Fonte: NTNU

3 comentários em “Encontrados machados de 3000 anos na Noruega

  1. Super especulação, mas: Parecem machados usados mais como proteção espritual do que para uso pra´tico

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s