De onde vem os elementos químicos no seu smartphone?

Pesquisadores desenvolvem sensor que detecta pesca com cianeto
Lampreias mudam de sexo dependendo da comida local

Olhe pro seu celular. O que há pouco mais de dez anos era só um treco que fazia chamadas e mandava SMS passou a ser um computador completo capaz de editar texto, acessar Internet, ver as cotações da Bolsa de Valores, ver amigos em qualquer canto do planeta, gravar vídeo e áudio em qualidades que antes era algo restrito a produtoras especializadas.

Claro, você não imagina o motivo de um smartphone existir. Eu lhe digo quem propiciou isso: A Química. Nos tempos que os primeiros celulares surgiram, eram menos de 30 elementos químicos usados na fabricação de um aparelho. Hoje, 75 elementos químicos são usados.

Você conhece alguns dos materiais usado, mas não necessariamente seus elementos-chave. Você conhece areia, mas não sabe que o silício encontrado lá é usado para as placas e circuitos. O carbono? Você conhece muito bem o grafite por usá-lo em lápis e lapiseiras, mas ele está presente nas baterias, as mesmas baterias que usam lítio, que muita gente toma para reduzir os sintomas psicóticos. Neodímio das terras raras que você conhece muito bem nos ímãs poderosos ??e o alumínio da carcaça, fazendo-a leve e capaz de dissipar energia térmica.

Smartphones usam gálio, arsênio, ouro, prata, estanho, molibdênio, potássio e muitos outros elementos. Mas você sabe que o Brasil fornece tantálio junto com o Congo e Ruanda? O estanho vem de Burma e a Coreia do Sul produz índio (o elemento, não silvícolas). Bielorrússia e Canadá fornecem potássio e o México produz prata.

No mapa abaixo da USGS, você pode ver uma relação de cada elemento e sua procedência.


Tá pequeno? Que tal ESTE AQUI?

Por isso mineração é muito importante e fonte de riqueza. Exceto quando o país é assolado pela corrupção e as coisas são feitas de qualquer forma, sem o mínimo cuidado, resultando em desastre como aconteceu com Mariana.

Pesquisadores desenvolvem sensor que detecta pesca com cianeto
Lampreias mudam de sexo dependendo da comida local

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • Mas não é no glorioso pais Cazaquistão que é produzido o melhor potássio do mundo? Borat me enganou!!

  • Narc

    Ótimo texto, pena que esse o enem não aproveita por falta de linguajar lacrante