Homo habilis não era hipster mas já era destro antes de ser moda

Convenhamos, canhoto é algo sinistro. Tipo, se isso fosse normal, não seria minoria. É como ter japonês no Rio de Janeiro. Não, péra. População de japoneses no Rio é ainda menor, já que canhotos somam 10% da população mundial. Mas a questão que fica é… De onde esses canhotos vieram? Aliens?

Pesquisas paleontológicas e escavações mostraram quando pode ter começado o uso primordial da mão direita. E começou há muito, muito tempo. Mais tempo do que você pode imaginar.

O dr. David Frayer é professor emérito de Antropologia da Universidade do Kansas. De acordo com fósseis encontrados, e datados como tendo 1,8 milhão de anos, Frayer parece ter descoberto as primeiras indicações do uso primordial da mão direita. No caso, não eram seres humanos, pois o Homo sapiens não tinha aparecido ainda. A espécie em questão eram os Homo habilis.

O Homo habilis era um hominídeo que viveu entre 2,2 milhões a 780 mil anos atrás, tendo braços proporcionalmente mais longos e a ele se credita a manufatura e uso das primeiras ferramentas feitas de pedra lascada, ossos e madeira pela primeira vez, mas isso ainda não é consenso geral.

A pesquisa de Frayer apontou a existência de estrias sobre os dentes de um fóssil de Homo habilis com 1,8 milhões de anos de idade da esquerda para a direita, indicando a evidência mais antiga no registro fóssil para o uso da mão direita. Isso significa que havia H. Habilis canhotos? Difícil dizer, já que fósseis são muito difíceis de se ter em bom estado. Mas levando em conta que uma boa parcela se perde, as evidências apontarão as ocorrências mais comuns.

Frayer e seus colaboradores acreditam que as marcas encontradas são explicadas pelo uso de ferramentas cortantes (uma pseudofaca, por exemplo) para ajudar a cortar os alimentos que estavam sendo puxados pela mão esquerda. Afinal, para o uso da ferramenta, opta-se pela mão com maior destreza, certo?

De acordo com Frayer, o uso das mãos e da linguagem são controladas por diferentes sistemas genéticos, mas há uma fraca relação entre os dois, porque ambas as funções originam no lado esquerdo do cérebro. Será que o Homo habilis eram capazes de linguagem mais ou menos sofisticada? Bem, um indício é muito pouco para afirmações desse tipo.

Claro, começará aquela besteirada de criancinhas passando fome e cientista e antiético se preocupando com patas de macaco, mesmo sem ser para fazer pedidos de riqueza. Outros dirão que este mesmo macaco não prova nada, pois é macaco e macaco não vira gente. Bem, quem se importa com o que retardados pensam?

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Human Evolution. Lê lá que tá de graça.

5 comentários em “Homo habilis não era hipster mas já era destro antes de ser moda

  1. Caraca, André! É mão direita ou esquerda?? Decide aí! =oP

    “indicando a evidência mais antiga no registro fóssil para o uso da mão direita. Isso significa que havia H. Habilis canhotos?”

    Não, destros.

    “que estavam sendo puxados pela mão esquerda. Afinal, para o uso da ferramenta, opta-se pela mão com maior destreza, certo?”

    Você quis dizer que, se ele puxa a comida com a mão esquerda, significa que ele estava, ao mesmo tempo que puxava a comida, segurando uma ferramenta com a mão direita? E por isso ele seria destro?

    Ou tá um pouco confuso o texto, ou você se confundiu e trocou destro/direita por canhoto/esquerda nesses dois trechos.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s