Motores são muito legais. Todos eles, não importa qual. Desde aqueles movidos a água, passando pelos movidos a vapor, combustão interna e chegando ao ápice: foguetes. Foguetes são muito legais, e eu os adoro. Aquela explosão controlada, com gases extremamente quentes sendo expelidos é o máximo, e por muitas décadas o Saturno V foi tido como a maior máquina construída pelo Homem.
Com o passar do tempo, os foguetes ficaram cada vez mais eficientes e, com isso, mais difíceis de monitorar. Assim, era preciso uma câmera mais rápida, também.
Nisso surge o projeto HiDyRS-X, o High Dynamic Range Stereo-X, é, segundo a mãe da criança,
O estado-da-arte do sistema de gravação de vídeo de alta velocidade usando tecnologias de ruptura com base em avanços emergentes no campo da fotografia computacional e blábláblá. Lê lá o PDF que eu linkei
Basicamente, a HiDyRS-X uma câmera megablasterultramotherfucker de altíssima velocidade, capaz de pegar imagens assim:
E conseguir registrar isto:
Como? Quer melhor? Que tal videozinho?
Magnífico, né? Uma câmera assim é muito importante para captar os mínimos detalhes, para verificar os menores problemas que poderão se tornar catástrofe e levar embora a vida dos astronautas. Como tecnologia nunca desaparece, são várias as contribuições que poderão ser usadas no nosso dia-a-dia, pois tecnologia nunca se perde, nunca se desperdiça, nunca fica presa e longe de nossos olhos mortais.
Aguardo daqui a alguns anos esta belezura nos nossos smartphones.
Fonte: Mãe da Criança