No início, nossas avós pré-históricas eram safadinhas e tiveram vários namorados

A Eva Genética (ou Eva Mitocondrial) é o mais recente de nossos ancestrais comuns. Praticamente, foi ali quie começou a humanidade. Ela tem esse nome porque nossas mitocôndrias vieram dela, pois a mitocôndria, este bacteriazinha que veio viver em simbiose com nossas células, é passada sempre de mãe para filhos (e filhas, claro). As mitocôndrias têm o seu próprio DNA, e esse DNA mitocondrial está agora presente em todas as pessoas. Claro, o pessoal que tem problemas mentais acha que isso significa que a historinha pra boi dormir de Eva & Adão é verdade, mas esqueceram a parte do Adão Genético, ou Adão-Y, o mais antigo ancestral de origem patrilinear. E, segundo a hipótese científica mais aceita, tem origem na África.

Agora, pesquisadores estudam cromossomos Y, herdado de pais, e o DNA mitocondrial de chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos, de forma a contruir  árvores genealógicas para cada espécie. Essa pesquisa identificou o ancestral mais antigo do chimpanzé com cromossomo Y que viveu há mais de um milhão de anos atrás. Mas o que isso significa?

Muito, ou pouca coisa. Mas quando vemos outros dados, como o Papai Cromossomo Y dos gorilas tendo vivido há apenas 100.000 anos, a coisa toda muda de figura. As formas das árvores genealógicas também são muito diferentes. A árvore do cromossomo Y para os gorilas é muito superficial, o que se encaixa com a ideia de que havia muito poucos gorilas machos (os machos alfa) dentro dos grupos. Por outro lado, as árvores em chimpanzés e bonobos são muito profundas, que se encaixa com a ideia de que os machos e as fêmeas acasalaram de forma indiscriminada, praticamente num grande baile de carnaval pré-histórico.

O dr. Mark Jobling do Departamento de Genética da Universidade de Leicester, estuda em que ponto isso tem relação com a ancestralidade humana. Levando em conta que a árvore genealógica humana remonta a cerca de 200 mil anos, ela estima que a forma da árvore genealógica dos humanos é mais similar à dos gorilas do que dos chimpanzés. Sendo assim, os seres humanos praticado um sistema poligâmico.

Mas de onde veio essa ideia?

A questão é que o Adão-Y e a Eva Genética estão separados por milhares de anos. Só depois desse tempo todo é que casais começaram a constituir família adotando um sistema monogâmico. Antes, era na base do Oba-Oba, ninguém é de ninguém.

Jobling construindo as árvores genealógicas que possam ser comparadas entre espécies e subespécies, o que ajudou a descobrir que o Adão-Y das espécies não estão em franca relação no tocante a quando surgiram. Se formos comparar as formas das árvores entre os humanos e outros primatas, percebemos que, durante o longo período da evolução humana, a nossa escolha de parceiros era eclética, ew muito comum terem tido mais de um parceiro ao longo da vida. Isso deve dar uma dorzinha de cabeça aos manés que acham que família é apenas um homem e uma mulher.

Ah, então você defende que homens e mulheres saiam por aí pegando todo mundo, né?

Eu não defendo nada. Isso é o tipo de coisa que concerne a cada um e cada um faz o que achar melhor da vida, desde que não ataque diretamente outras pessoas (não no caso de religiosos, que se ofendem até com comercial de perfume).

É um fato que tenhamos tido mais de um parceiro, o que deu um milkshake genético. Não adianta querermos tampar o sol com a peneira de nossos preconceitos idiotas (tem outro tipo de preconceito?). No início de nossa História, éramos poucos e quaisquer mudanças seguiram para garantir nossa sobrevivência. Sim, sua tatatatatatataravó era chamada de Monga Pia-de-Igreja. Vamos deixar a coitadinha em paz, pois um dos pretendentes dela era o seu ancestral, e sem isso, algumas pessoas jamais existiriam.

E eu fico pensando se não seria uma boa ideia…

A pesquisa foi publicada no periódico Genome.

Um comentário em “No início, nossas avós pré-históricas eram safadinhas e tiveram vários namorados

  1. Não poderia ser diferente os DNAs dos pais somente por ter tido mutações, afinal foram quantos anos???

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s