Na Suécia, doadores de sangue recebem SMS quando salvam a vida de alguém

Altruísmo não é um puro ato de bondade. Há discussões sobre se ele é inato ou adquirido. Pesquisas mostram que o comportamento altruísta pode ser regido por relações mais complexas ainda, como noticiamos em janeiro. As pessoas são boas por vários, e um reforço positivo, como saber que ajudou a salvar uma vida, é sempre mais forte, o que estimula que as pessoas continuem agindo assim. É nisso que se baseia a atitude do Stockholm Blood Service (serviço de Sangue de Estocolmo, uma espécie de Hemocentro da Suécia).

Como as doações de sangue lá não são tantas assim, surgiu a iniciativa de avisar a quem doou quando seu sangue foi usado para salvar a vida de alguém. Pelo visto, a ação está dando muito certo!

Os idealizadores da iniciativa acham de muito bom grado expressar a importância dos doadores de sangue. E já que estes são muito importantes, pensaram, nada mais natural que dar-lhes um retorno quando seus sangues foram usados.

//platform.twitter.com/widgets.js

Qualquer terapeuta que se preze sabe que reforço positivo é muito mais eficaz que reforço negativo. Assim, quando um doador sabe que seu sangue foi utilizado para salvar a vida de alguém, este doador se sente bem, se sente útil e fica com a moral lá em cima. Não é arrogância. TODOS NÓS gostamos de sermos agradados perante nossos atos, indo direto pro sistema de recompensa. Se você faz um bom trabalho em qualquer coisa "parabéns" ou "bom trabalho" são sempre algo muito bom de se escutar, mesmo os metidos a modestos. Ficar satisfeito com reconhecimento por um trabalho bem feito não é nenhuma falha moral, pelo contrário. Se não fôssemos assim, jamais teríamos motivo para fazer de novo.

De acordo com o The Independent, o serviço se baseia em um SMS enviado automaticamente para o telefone cadastrado do doador cada vez que seu sangue é usado; e, ao que parece, a nova política está sendo um sucesso nas redes sociais. Imagino o quanto de gente se gabando:

– Oi, Gerda! Sabe que meu sangue serviu para 4 pessoas diferentes? Como? Sua doação só serviu para 3 pessoas? Tsc tsc. Melhor da próxima vez, queridinha!

Sim, com certeza haverá algum tipo de "competição", pois pessoas ainda são pessoas. Bem, querem saber? Azar! Desde que isso as faça doar mais sangue, melhor! Briguem, discutam, disputem quem é o mais bondoso. I really don’t care!

Porque, no final das contas, quando se está numa mesa de operações precisando de uma transfusão, você não pedirá uma carta ao "sanguelier" para escolher a safra e procedência do sangue. A bem da verdade, você nem vai escolher nada, pois, estará entre a vida e a morte, aceitando qualquer coisa que possa lhe manter vivo.

Ponto pros suecos.

6 comentários em “Na Suécia, doadores de sangue recebem SMS quando salvam a vida de alguém

      1. Provavelmente algo do tipo: Parabéns, você foi contemplado com a doação de sangue premiada do Faustão.
        Envie seus dados e senhas dos cartões de crédito e conta bancária para ganhar um Gol G5.

          1. Eu também acharia legal, ainda mais se criassem um aplicativo que a pessoa que foi salva pelo sangue mandasse uma mensagem que chegaria para o doador.

    1. Não vai demorar muito para bandidos adaptarem isso em golpe e tentar lucrar em cima das pessoas.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s