Endoscópio show de bola para dar uma olhada bem fundo na sua “alma”

Ninguém gosta de endoscopia. Quer dizer, fora aqueles que querem sempre uma segunda opinião. Curiosamente, exame de toque retal é mais tabu que uma mangueirona com luzinha na ponta dando um passeio pelo seu intestino. De qualquer forma, tabu ou não, não é nada muito confortável; já que o médico precisa posicionar direito a camerazinha mágica.

Para diminuir este desconforto deter algo examinando os meandros do seu eu interior, pesquisadores estão desenvolvendo uma sonda endoscópica que conta com recursos de foco ajustável, proporcionando um exame mais eficaz e menos doloroso possível.

O dr. Guangya Zhou é professor adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica e participa da Iniciativa Micro e Nano Sistemas da Universidade Nacional de Cingapura. Ele e sua equipe desenvolveram uma lente sólida ajustável eletricamente, com o fim de ser implementada em um sistema endoscópico com o propósito de ajuste de foco. Sabe aquele lance do oftalmologista ficar mexendo a esmo as lentes naquele "binóculo" e dizendo "tá melhor assim?", e depois da terceira, você não vê diferença nenhuma. Meio como ajustar aquelas antenas externas para melhorar a imagem cheia de chuviscos de sua TV na hora da novela (pergunte aos seus pais).

Como ficar mexendo e remexendo a lente lá onde Sol, Lua e o restante dos astros não brilham, não é uma experiência que cada um queira para si, o dispositivo controlado eletricamente vem bem a calhar.

E não, você não terá seu fi-o-fó eletrocutado por causa disso.

A lente sólida ajustável pode permitir que endoscópio dê zoom óptico compacto, com capacidade de focagem automática, oferecendo uma excelente resolução de imagem, sem mover endoscópio. A lente é composta por dois elementos ópticos, cada um tendo uma superfície opticamente plana e uma superfície de forma livre. Quando os dois elementos são alinhados com precisão sem qualquer deslocamento do centro, toda a configuração comporta-se como se não fosse uma lente. No entanto, quando estes dois elementos são movimentam-se lateralmente, um em relação ao outro, uma potência óptica é gerada para a luz que passa através de toda a configuração, que pode ser modulada, permitindo vários ajustes focais diferentes.

Obviamente, você gostaria de saber todos os detalhes, certo? Então, por que não aproveita e leia todo o trabalho, com suas minúcias, publicado no periódico Optics Express, publicado pela Optical Society. Clique AQUI e divirta-se.

A colonoscopia é um procedimento médico seguro e eficaz, comprovadamente uma arma eficaz de nossa ciência médica. Não por isso tem que ser estagnado com o passar do tempo. Novas tecnologias surgem a cada dia. Quanto maior a resolução das imagens, melhores diagnósticos. E para isso, basta o médico dizer ENHANCE!

Um comentário em “Endoscópio show de bola para dar uma olhada bem fundo na sua “alma”

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s