Garoto espertão se ferra ao tentar fazer bomba em casa. Darwin riu!

Ser professor é uma bosta, mas professor de Química sofre duplamente. Primeiro porque todo mundo diz que odeia a sua disciplina (até um diretor de colégio falou isso pra mim!). O segundo sofrimento é ter que sempre ouvir besteiras sobre como fazer explosivos e drogas. Porque, né?, Química só serve pra isso. Então, você dá um esporro no moleque para protegê-lo de si mesmo, acaba indo parar na Coordenação, porque o educando traz uma bagagem ou outra besteira paulofreireana, e tem vontade de aprender.

Como aluno é sempre muito mais esperto que professor, um retardadinho resolveu que era esperto bagarai e foi fazer uma bomba de fumaça em casa. Dica: ele não era tão esperto quanto pensava.

O caso tomou lugar em Bauru, que não só produz sanduíche, como produz adolescente retardado (desculpem o pleonasmo). O espertão sabe como aprender Química: vídeo do YouTube, então resolveu fazer uma bomba de fumaça, misturando salitre, açúcar e bicarbonato, cozinhando a mistura numa panela.

Salitre é o nome comercial do nitrato de sódio impuro, NaNO3. É uma substância com 3 oxigênios, cujas ligações podem se romper facilmente, oxidando outras substâncias, quebrando suas moléculas. Já o açúcar, que assumiremos ser sacarose apenas, é uma molécula que tem muita energia acumulada em suas ligações, já que ela é cíclica. Bicarbonato é muito legal para fazer vulcãozinho com vinagre.

Então pense assim, você mistura uma substância com energia acumulada em suas moléculas com outra que ataca moléculas, produzindo moléculas mais simples, numa reação química exotérmica, isto é, que libera energia. Que tal? Junte a isso que você está aumentando o choque das moléculas, cedendo energia, sob a forma de calor. Essa energia será acumulada nas moléculas, para quando for liberada, toda essa energia ser liberada de uma vez. O que poderia dar errado?

O espertão de 13 anos saberia, caso tivesse prestado atenção nas aulas. Mas, HEY, e está na Internet é verdade. Resultado? KABUUUMMMMMM!!!!!!

Ele queria fazer uma bomba de fumaça, mas ganhou de presente foi queimaduras de 2º Grau, enquanto ele não saiu do 1º.

As funções reprodutivas parecem não ter sido afetadas, então ele não ganha Prêmio Darwin.

Alguém aprendeu alguma coisa? Não, claro que não. Provavelmente dirão que a culpa é dos professores porque não ensinaram ao pobre floquinho que ele não pode ficar fazendo essas experiências doidas encontradas pela Internet. Os pais? Ok, vou dar um desconto porque muitos pais trabalham fora e aborrecente fará merda de qualquer jeito. So espero que esse imbecilzinho tenha aprendido algo.

Mas eu não tenho tantas esperanças.


Fonte: G1

17 comentários em “Garoto espertão se ferra ao tentar fazer bomba em casa. Darwin riu!

  1. Química é tão chata quanto história, matemática, português… a diferença é o professor que dá a aula. Tive um flashback do meu professor de química no primeiro Caderno dos Professores. A brincadeira era dois times de alunos no centro da quadra, aí o professor deveria falar um ácido ou base, que correspondiam a cada um dos times, que deveriam então correr atrás do outro.

  2. Mais um motivo para aumentar a restrição de idade para assistir breaking bad, alem de conter violência e linguagem rude, conter conhecimento que pode te mandar pra vala

  3. Aumentar a restrição de idade de séries por causa disso? Já ouviu falar em pai e mãe? Meu filho não assiste programas duvidosos pára a idade dele (10 anos, a saber). Mas Manual do Mundo vemos o tempo todo!

  4. Olha André em geral eu gosto muito dos seus textos, mas vc esta condenado muito o guri. Eu ja fiz uma bomba de fumaça caseira e a minha deu super certo. Não é pq o moleque era um imbecil e não tomou os devidos cuidados ou sequer pesquisou o suficiente sobre o experimento que todos vão ter o mesmo problema.

      1. Bom, ignorância a sua achar que alguém precise ser formado em química para fazer uma experiencia simples como uma bomba de fumaça.

  5. Tirando algumas marquinhas indeléveis não foi de todo ruim.Logo, logo ele estará entre os seus dizendo “Sou foda, fiz um experimento e quase morri!”

    1. Obviamente que li. Agora, ser adulto não significa que vá fazer uma bomba de fumaça em segurança, a imbecilidade atinge todas as idades. Se vc for um completo imbecil pode se matar até mesmo fazendo um bolo.

      1. Exato. O artigo critica os leigos que só pq viram videozinho no vocêtubo, se sentem contemplados com o saber. ESSES que são o alvo. Darwin jamais olhará para vc, se não bobear, claro!

  6. Alinhado com o que o Caio Fraga disso mais abaixo (ou acima), lhe pergunto:
    Sério mesmo que você não dá valor algum a uma atitude de curiosidade do rapaz? Admito que ele fez as coisas “de uma maneira” burra, mas o importante é que ele estava curioso em relação a quimica.
    Você disse no começo do texto que ser professor de quimica é uma bosta por que ninguém gosta da sua disciplina, mas debocha justamente de um aluno que se interessou um pouco e tentou fazer uma experiência.
    VEJA BEM, o aluno RESOLVEU FAZER UMA EXPERIÊNCIA! Você, mais do que ninguém, deveria ver o quão rara é um caso desse aqui no Brasil. Já não temos sequer laboratórios de quimica na escola, e quando há algum projeto prático os alunos só o fazem pela nota, quando muito.

    É melhor alguma curiosidade do que curiosidade nenhuma.

    1. Curiosidade para pegar um livro e estudar, ninguém tem. Só de fazer bomba, explosivo etc. Sabe o que esse pessoal tem mais? O mesmo que quem os defende, tipo você.

      1. Eu não defendi os alunos de um modo geral, eu até mesmo os critiquei no final do meu comentário.
        A impressão que eu tive é que você leu a 1ª ou 2ª linha e ,achando que eu sou contrário a você, resolveu me criticar.

        Apenas tentei ter uma visão diferente de um caso que, mesmo sendo um péssimo caso, fugiu do que se espera de um aluno brasileiro.

        E apenas para prevenir que você me taxe como pedagogo ou algo do tipo, saiba que sou estudante de ciência da computação.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s