Papa vai dar o cano no Dalai Lama em Roma

As pessoas ainda não entendem os fatos básicos do mundo: Política é o que governa o mundo e não a mão da sua babá psicopata. Enquanto algumas pessoas ficaram com cara de “Ué?”, eu entendi muito bem e concordei. Durante a solenidade com laureados do prêmio Nobel da Paz, o Dalai Lama ganhou bolo do Papa Chicão I, que não vai se encontrar que o tiozão do Tibet. Mesmo porque é melhor não ter certos embaraços, afinal, quem manda no Tibet é a China. Quem manda na China é a China. E quem vai decidir a vida dos católicos na China…. adivinhem! Sim, a China!

Atualmente, ninguém quer levantar a bandeira do Tibet livre, porque um dos principais parceiros comerciais hoje, com certeza, é a China, o lugar de onde veio seu iPhone e seu feijãozinho preto (sim, o Brasil importa feijão da China. Durma com um barulho desse!).

Papa Francisco I bem que tenta travar conversas com líderes religiosos de todas as partes do mundo e de todas as religiões. Ainda assim, o Tibet é terreno espinhoso e ele não vai querer arrumar problemas com Pequim, atendendo o Dalai Lama, que quer impor uma teocracia lá no Tibet, com ele sentado na cadeirinha principal. Sim, estou te sacando, Dadá!

os dois religiosos são muito populares, mas não é nada pessoal, Dadá. Isso é Real Politik. Ninguém vai bater de frente com a China por causa dos seus lindos olhos. Tibet não representa grandes coisas a ponto de deixar o maior dos gigantes asiáticos emputecidos. Dalai Lama ficou com cara de tristinho e só faltou dizer “Também, eu não queria mesmo!”. Mas a verdade é que ele deve estar assim por dentro, ó:

De acordo com a administração do Vaticano “não seria possível [o encontro], pois poderia causar inconvenientes.” O Vaticano jogou aquele migué, tascando o blábláblá que os dois homenspossuem uma profunda preocupação comum para os pobres etc e tal. Ainda assim, enfatizou que Papa Chicão não vai se encontrar qualquer um dos ganhadores do prêmio Nobel”, disse um porta-voz., mesmo sabendo que o problema não são os ganhadores e sim exclusivamente o Dalai Lama. Entretanto, o Papa foi honesto: não pode um, não pode ninguém. Ele ficará lá na dele.

O que eu acho? Em termos de política, tá mais que certo. Com 12 milhões de católicos praticantes na China, um país que não tem lá muito amor por religiões, mas também gosta de uma parceriazinha comercial, o melhor que o Suco Pontífice faz é não meter a mão em vespeiro desnecessariamente. Nem o Vaticano, nem 90% dos restante do mundo. Sorry, Dadá, mas o mundo é assim.

Sugiro você continuar com seus livrinhos, mesmo.


Fonte: The Telegraph

Um comentário em “Papa vai dar o cano no Dalai Lama em Roma

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s