Busca por água acelerou Evolução Humana

Eu sempre digo que a Seleção Natural dá, assim como tira. E, assim como hoje, água sempre foi um problema, a não ser que você seja um daqueles que acredita na revista Sentinela em campinhos verdejantes, pessoas (brancas) bem vestidas, rechonchudinhas e bebês de olhinhos tão claros quanto o do Nosso Senhor Jesus. Buscar água sempre foi um problema, ainda mais quando você está perto da praia e o motivo você sabe (ou deveria saber) o por quê.

A capacidade de nossos ancestrais para se movimentar e encontrar novas fontes de água subterrânea durante períodos extremamente secos foi um fator-chave para a nossa sobrevivência e aparecimento e evolução da espécie humana.

O dr. Mark Cuthbert é pesquisador da Faculdade de Geografia e Ciências do Ambiente e da Terra, da Universidade de Birmingham, além de ser homônimo de um fotógrafo. Como ser homônimo de alguém não é algo que contará ponto para você subir  na vida, Cuthbert resolveu trabalhar na sua área. Ele e seus colaboradores combinaram evidências geológicas da bacia sedimentar Olduvai no norte da Tanzânia. A Tanzânia é um lugar muito legal que tem muita gente pobre, criancinhas famintas, e você se entristece profundamente, mas se pegar um mapa mudo será incapaz de apontar onde fica.

A bacia Olduvai foi formada há cerca de 2,2 milhões de anos, e nessa época já tínhamos ancestrais humanos passeando pra lá, pra cá, e fugindo de predadores. Nessa época, o lugar tinha muita água, mas hoje a coisa está um pouco diferente.

Desculpem. O deserto é outro. Vamos tentar achar outra foto de lugar sem água:

Agora sim!

Isso mostra que, enquanto a água nos rios e lagos teria desaparecido como o clima mudou devido a variações na órbita da Terra, nascentes de água doce alimentados por águas subterrâneas poderiam ainda ter resistido por uns 1000 anos sem chuvas, o que em termos geológicos é um piscar de olhos, em contexto histórico é algo como semana passada e pra um bando de macacos pelados, é muito, muito tempo.

A busca por mananciais de água selecionou naturalmente quem tinha condições de encontrar o líquido mágico (a água e não cerveja como esta aí que você está bebendo). Evidências geológicas apontaram que durante as primaveras (ou algo semelhante a isso naquela época) havia longos períodos de seca., boa parte dos hominídeos foram pro saco, mas sempre tem uns mais tenazes. Entretanto, de acordo com as modelagens computacionais dos pesquisadores, as nascentes da região do Olduvai podem ter ficado ativas por centenas de anos, mesmo sem chuva. Quem estava lá, se deu bem.

A pesquisa foi publicada na Plos One e mostra como aquela época era bem pior que hoje, mesmo sem estar em tempos de eleição. Aqueles refúgios subterrâneas úmidos muito provavelmente foram locais de competição intensa entre hominídeos e outras espécies de animais e, consequentemente, a pressão seletiva favoreceu aqueles que poderiam resguardar para si o acesso à água.

Assim, enquanto você fica de mimimi porque acabou a água no seu chuveiro, esquecendo quando você desperdiçava água, lembre-se que a Natureza não tem essa se você tem smartphone. Uma viradinha no clima e você pode muito bem ir pra vala evolutiva. Acho que vou comprar umas garrafas a mais para montar meu estoque.

3 comentários em “Busca por água acelerou Evolução Humana

  1. Quem sabe daqui há alguns anos nós paulistas não seremos mais evoluídos do que vocês cariocas, hein, André?

  2. Quem sabe daqui A***** alguns anos nós paulistas não seremos mais evoluídos do que vocês cariocas, hein, André?

    O sono me deixa analfabeto. Por favor, me punam!!

  3. Só lembrando que evolução darwinista não tem nada a ver com melhor ou pior (que são conceitos morais), mas sim com adaptação. Aliás, a espécie humana está se especializando em piorar as coisas: quanto mais idiota mais filhos, portanto, estamos fomentando a piora genética. CQD, me parece que os idiotas são mais adaptáveis…

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s