Um microscópio feito com impressora 3D de menos de 1 dólar

Em 2009, eu tinha publicado um artigo sobre dois pesquisadores que transformaram um celular num microscópio bem eficiente, chamado de Cellscope. Mas 5 anos é muito tempo em termos de desenvolvimento tecnológico. Apareceram no mercado vários celulares com câmeras absurdamente melhores, com lentes que fazem minha primeira máquina fotográfica digital se esconder debaixo de uma pedra.

Agora, além de você poder ver mais detalhes, você ainda poderá confeccionar seu próprio microscópio, caso tenha uma impressora 3D.

Robert Hooke, apesar de ter sido injustamente retratado pelo Novo Cosmos como uma figura vilanesca de desenho do Scooby Doo. Infelizmente, ele bateu de frente com Isaac Newton, que nunca foi bonzinho (perguntem a Leibnitz!). Hooke sabia muito bem que a órbita dos planetas era elíptica (mesmo porque, Johannes Kepler já tinha dito isso). O problema de Hooke era não ter inventado Cálculo, coisa que Newton só apresentou bem mais tarde.

Hooke era um homem muito culto e um cientista de primeira. Ele inventou o primeiro microscópio, que como toda primeira coisa era algo bem tosco! Surge aí um outro gênio. Seu nome era Antonie van Leeuwenhoek, nascido em Delft, Holanda, em 24 de outubro de 1632. Vindo de uma família de comerciantes do ramo de tecidos, Leeuwenhoek sabia muito bem da necessidade de usar perfeitas lupas para que pudesse examinar a perfeição dos tecidos.

Para tanto, ele criou uma microlupa, um microscópio realmente micro. Ele era muito melhor e mais preciso do que o de Hook. Leeuwenhoek viu o que ele chamou de "animáculos", os pequenos seres vivos nadando felizes numa gota de água, bem como isso aqui:

Gostou? Legal, né! Você está gloriosamente contemplando os espermatozoides de Leeuwenhoek!

Passados séculos, em todos os laboratórios do mundo, você encontra o legado de Hooke e Leeuwenhoek, desde aquelas coisinhas de plástico até um microscópio de tunelamento. Tudo começou com esses dois, que queriam enxergar o invisível. Agora, com uma impressora 3D e menos de 1 dólar em materiais, você pode imprimir o seu próprio microscópio pro seu smartphone favorito.

O pessoal do Pacific Northwest National Laboratory desenvolveu um microscópio que pode ser acoplado no seu smartphone. Você gostaria de um? Tem uma impressora 3D? Então baixe os arquivos JÁ

Como? Videozinho? Temos sim, senhor!

Acho que todo pai, na medida de suas posses, deveria dar um microscópio aos seus filhos. Isso até deveria vir no ECA. Colégios deviam ter impressoras 3D (sim, eu sei. Adolescente + Impressora 3D. Sei muito bem o que seria "impresso"). E eu nem bato mais na tecla de levar este chiquitito, pero cumplidor no bolso da camisa e ir visitar o pessoal com Ebola.

As "lentes" são contas de vidro, que nem aquelas produzidas pelo próprio Leeuwenhoek e toda informação está disponível AQUI. Dão até os sites de gente que pode imprimir seu projeto com impressoras 3D (inclusive aquilo que você pensou e não era o microscópio).

Não precisamos mais ir em museus distantes para ter contato com a Ciência. Hoje, nós podemos fazer nosso próprio museu em casa. Mas se as pessoas preferem fazer besteira com suas peças tecnológicas ao invés de algo útil, não é culpa dos pesquisadores. Assim, que tal você largar a porcaria do Facebook e procurar fazer algo com seus equipamentos, como descobrir o mundo microscópico?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s