Maluquice do Dia: Caixa D’água Mágica gerando eletricidade

Nada é mais maluco maluquice generalizada do pessoalzinho metido a inventor. Sempre que aparece umas doideiras assim, e a gente tenta trazer um pouco de racionalidade, normalmente, o pessoal vem reclamar, dizendo que antigamente se pensava que muitas coisas de hoje também eram loucuras. O que eles esquecem é que apenas 0,1% (ou menos) dos inventos se tornaram realidade. O restante continuou sendo maluquice, mesmo.

Os caras inventaram um treco que promete gerar eletricidade, construindo um mini gerador hidrelétrico, movimentado com a água que entra na caixa. O que poderia estar errado?

Resposta: TUDO!! E esta é a sua SEXTA INSANA!

A bagaça é essa aqui, ó:

Este… TROÇO promete gerar energia elétrica. Como? De modo simples, eles colocaram um dínamo qualquer na entrada de água da caixa d’água e o resto é fru-fru. Vejam os detalhes:

Esta traquitana aí foi apelidada de UGES, abreviação de Unidade Geradora de Energia Sustentável, embora eu chamaria de Máquina Elétrica Regenerada Desenvolvida Aqui. Ela é uma "criação" de dois engenheiros, que prometem uma tecnologia simples e pode ser utilizada em qualquer caixa d’água, independente de seu tamanho.

A UGES transforma a passagem da água que abastece os reservatórios em um sistema gerador de energia. Vale destacar que o consumo diário de água no país é, em média, de 250 litros por pessoa, consumo que é totalmente desperdiçado como forma de energia. Ao desenvolver um sistema que reaproveita essa energia, podemos gerar eletricidade, sem emissão de gases e totalmente limpa

Curiosamente, esta entrevista foi concedida à FAPERJ. Ainda segundo os pais da criança:

Ao entrar pela tubulação para abastecer a caixa, a água que vem da rua é pressurizada pelo sistema gerador de energia, passando pela miniusina fixada e angulada na saída de água do reservatório. Girando com pressão mínima de 3 a 5 bar, ela gera nova energia, que, por sua vez, será levada, pelos fios elétricos, ao sistema que transformará a energia de 12 V em 110/220 V  e a acumulará para abastecer o local. A energia elétrica gerada tem capacidade para abastecer lâmpadas de iluminação, geladeira, rádio, computador, ventilador e outros aparelhos domésticos.

O sistema é simples: abastece de água a caixa, gera e acumula energia, abastecendo eletricidade para fazer funcionar eletrodomésticos da casa. Tudo vai funcionar de acordo com o consumo de água local. Ou seja, consumiu água, gerou energia.

Vamos supor, queridíssimos, que haja um consumo diário de 1000 litros de água num dia, o que eu acho absurdo! Vamos supor que esta caixa d’água fique a uma altura de 10 metros. Vamos supor que a Natureza surtou e a 2ª Lei da Termodinâmica deixou de existir e temos um sistema 100% eficiente.

Temos: W = F . d ;

onde W é o trabalho a ser executado, F é a força e d é a distância.

W = 9.800 . 10 = 98.000 J

9800 N é o peso da água (massa de 1000 kg vezes a aceleração da gravidade)

Para se achar o valor em Watts.hora, basta dividir por 3600 segundos: 27,7 Watts.hora. Multiplicando por 30 dias, temos cerca de 831 W.h, ou 0,831 kW.h. Parabéns, irmão. Economizou pra cacete!

Agora, tem um detalhe: E a pressão da água? Sim, porque nem sempre o abastecimento é maravilhoso, quando não há falta geral de água (oi, São Paulo! Tudo bem com você?). Aí faz-se o quê? Pilhas? O hilário é que os dois tios acreditam piamente que é possível aplicar est treco em uma sistema de abastecimento municipal para criar energia suficiente para abastecimento da rede de iluminação pública!

Boa sorte, pessoal! Boa sorte com a grana que vocês vão ganhar do erário público, sem que esta joça sirva pra nada!

13 comentários em “Maluquice do Dia: Caixa D’água Mágica gerando eletricidade

  1. No meu primeiro ano de engenharia eu conjecturei se não podia manter o café quente com um trocador de calor ligado a um sistema de resfriamento de um computador.

    Não posso acreditar que esses caras sejam engenheiros, pois a primeira coisa que um engenheiro faz é a f___ conta! O meu “projeto” de cafeteira não sobreviveu a 10 minutos rabiscando no boteco.

    No caso da caixa d’água, eles estão basicamente roubando a energia da prefeitura, que usou bombas para levar água do nível do mar até a elevatória. Se, como em alguns lugares do Brasil, eles precisarem usar bomba, eles estão gastando a própria energia elétrica para gerar energia.

    Se o sistema custar 100 reais, e a luz custar 0,50 BRL/
    kWh, eles estão economizando uns 42 centavos por mês e o sistema se paga em mais ou menos uns 20 anos.

    E a invenção deles nem é inédita, o XKCD já dissertou sobre o assunto:

    http://what-if.xkcd.com/91/

  2. Tem muitas horas que sinto vergonha de ser engenheiro – deve ter algum segredo alienígena ai, não é possível, tem segredo ai!

  3. Enquanto lia os novos artigos do Cet.net,minha esposa já gastou 830 W usando o secador de cabelo,então,acho que esse pessoalzinho vai precisar arrumar algo bem mais eficiente.

  4. Este artigo me fez lembrar do gerador de energia movido a urina que tinha num carnaval, que também foi arregaçado aqui no Cet.net.
    André, poid por o link? é que eu não achei..
    (mentira, fiquei com preguiça de procurar)

      1. @André,
        E eu achei que o André ia me detonar, no fim ele atende o meu pedido.
        Esse cara é uma figura.

        Sobre aproveitar movimentação da água, aqui na cidade chove muitos dias por ano. Tanto que pensei em pôr um mini gerador na saída das calhas de casa.
        A ideia desmoronou quando percebi que teria que chover torrencialmente 365 dias por ano para começar a pagar o investimento.
        Daí eu me pergunto: como uma ideía imbecil como esta da caixa dágua consegue destaque?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s