Ler desde cedo faz crianças serem mais inteligentes. Me diga a novidade!

Todo mundo quer seus filhos mais inteligentes (a não ser pais burros). A questão é: COMO? Bem, além do fator genética, uma nova pesquisa aponta que pode-se melhorar a inteligência de crianças, colocando-as para ler desde cedo. Quanto mais cedo (e em maior quantidade) as crianças lerem, mais espertas serão.

Mas isso não me convenceu muito.

O dr. Stuart J. Ritchie trabalha como pesquisador na Faculdade e Filosofia, Psicologia e Ciências da Linguagem, da Universidade de Edimburgo. Seu alvo de pesquisa são as diferentes formas de apresentação da inteligência humana e sua relação com o cérebro, genética e educação. Ou seja, ele estuda o que nos faz mais espertinhos.

A conclusão que ele e seus colaboradores chegaram é que crianças que são alfabetizadas mais cedo, adquirindo habilidades de leitura precocemente tê melhores habilidades intelectuais. Em outras palavras, se seu filho aprender o gosto pela leitura desde cedo, ele ficará mais inteligente.

A pesquisa usou gêmeos idênticos para descobrir em que a alfabetização precoce influenciaria o desenvolvimento cognitivo.1890 gêmeos idênticos foram usados como cobaias, mas como eles não eram beagles, ninguém se importou! A pesquisa estudou  dezenas de provas de leitura e inteligência tomadas quando os gêmeos tinham 7, 9, 10, 12 e 16 anos de idade.

A pesquisa apontou que a habilidade de leitura precoce poderia afetar positivamente as habilidades intelectuais posteriores, já que a leitura é uma habilidade que pode ser melhorada e isso implica em…. ensino de leitura? That does not make sense!

Você tá me dizendo que quanto mais cedo a criança começar a ler, mais fácil depois será ela ler direito? Mas meu filho, isso É ÓBVIO! Vocês podem até ler o artigo publicado na Child Development, mas eu digo que não se atentou para detalhes.

Uma criança que aprende a ler cedo e toma gosto pela leitura cedo, tenderá a ler mais, se informar mais, aprender mais coisas. E como cada aprendizado cria novas ligações sinápticas, essas crianças aprenderão mais facilmente o que aparecer na frente delas.

É um erro pensar que pessoas assim serão mais inteligentes. Se fosse assim, analfabetos seriam extremamente idiotas (alguns são, mas não por serem analfabetos). Se for assim, veremos que as grandes civilizações jamais teriam sido o que foram, já que a larga maioria da população era analfabeta. Hoje vemos que os antigos solucionaram problemas que ainda hoje batemos cabeça para resolver.

Claro que eu acho primordial estimular crianças a ler mais, mas não esperem que elas virem gênios só pra isso. Um Gauss só aparece de tempos em tempos, enquanto Michael Faraday tinha sérios problemas de leitura e matemática, porque saiu cedo do colégio, o que não o impediu de ser… bem, de ser Michael Faraday.

Um comentário em “Ler desde cedo faz crianças serem mais inteligentes. Me diga a novidade!

  1. Também acredito que para as crianças serem mais inteligentes só o hábito de ler, per si, não basta. Tem que se desenvolver tb o raciocínio lógico e crítico, tomar gosto pela matemática desde cedo apresentando livros como o de Malba Tahan entre outros. Ler por ler, todo mundo o faz. Difícil é ter prazer em ler livros didáticos.
    Pesquisas como essa, sempre apresentam resultados subjetivos ou obviedades, não?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s