A fórmula da Coca-Cola é secreta?

Muitos mitos persistem. Um deles é que a fórmula da Coca-Cola é segredo guardado a 70 chaves. Ninguém a viu. Ninguém sabe onde está. Diz o mito que sua fórmula original foi enterrada e só os altos escalões da empresa sabem o segredo. Só o presidente sabe e não conta nem pra sua esposa. É tanto mistério que qualquer mente lúcida diz: Então, cacete, como eles conseguem fabricar a bagaça?

A resposta é pura e simples, mas você não lê o LIVRO DOS PORQUÊS por ser uma pessoa simplória, não é?

ASPECTOS QUÍMICOS

Francamente, pessoal! Dizer que a <voz cavernosa>fórmula da Coca-Cola é segreeeeeeeedo huauahahahaahahah</voz cavernosa> é a coisa mais risível para qualquer químico. Não existe fórmula secreta quando se tem um químico analista muito bom (prazer, André). A Química hoje não é dos tempos de Brandt que destilava mijo para produzir fósforo. Hoje tmos modernos equipamentos como espectrômetros de massa, RMN, difração de raios-X, fotômetros de chama etc. etc. e mais vários etc. Qualquer químico que quiser, basta ir no mercado, comprar uma garrafa de Coca-Cola de 2 litros e terá material para trabalhar até a próxima década.

Um idiota já me pediu por artigos científicos relatando a fórmula da Coca-Cola. Ah, sim, claro! Porque Ciência é saber o que vem no refrigerante, quando todo mundo sabe. Qualquer zxézinho numa faculdade mediana sabe como são produzidos refrigerantes: água gaseificada, açúcar pra burro, essência e conservante. Até eu já fiz refrigerante nos tempos de graduação. Fiz até aspirina (na verdade, ninguém quis experimentar nenhum dos dois, pois ninguém confiava em mim. Até o dia que eu destilei caldo de cana e preparei uns destilados supimpa. Nunca fui visitado por tanta gente assim no laboratório da Universidade. O pessoal da Farmácia e Bromatologia ficaram horrorizados).

A chave de qualquer coisa está na essência e – mais importante! – no processo! O todo não é a soma das partes e Química não entrega assim seus segredos. Por isso temos os químicos, ou qualquer tia lazarenta faria o nosso trabalho (e bem que tentam, mas isso fica pra outro dia).

Se a fórmula da Coca-Cola fosse realmente secreta, como os químicos dela fariam a droga do refrigerante? Evocando Satã e pedindo uns 10 trilhões de megalitros do refri? Nope, eles já sabem de tudo isso, e mesmo que não se soubesse e uma equipe fosse pesquisar, eu estimo que em cerca de um ano possa se produzir coca-cola. A questão é: Para quê?

ASPECTOS MERCADOLÓGICOS

De princípio, vamos dizer uma coisa: quando você vaio trabalhar diretamente com a formulação de qualquer empresa decente (não aquela fabriqueta de fundo-de-quintal na qual você carregou caixa), assina-se um termo de confidencialidade e sigilo. Isso acontece em muitos lugares onde você vai apenas visitar. Por quê? Porque ninguém gosta de espiões, nem mesmo quem envia espiões. Assim, se você for visitar, a Microsoft e fr apresentado ao novo Windows Whatever, fatalmente você não poderá divulgar nada dele, só o que a Microsoft quiser. Senão, seus concorrentes iriam amar de paixão. Se você assinou o termo e der com a língua nos dentes, ferrou amiguinho.

Mas não é só isso. Tem o caso chamado "patentes". Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com este direito, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar a venda, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado.Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente (fonte).

Suponha que você criou um novo produto passível de ser industrializável (ele tem que ser passível de ser industrializável, ou não tem patente. Vide a fonte que eu dei no link acima). Para tanto, você tem que descrever pormenorizadamente o produto, seu modo de produção, tudo oque foi envolvido etc. É o que diz a lei brasileira. Assim, para você registrar a patente do Puxa-Frango do Pica-Pau, você terá que colocar todos os planos, descrições detalhadas de funcionamento, planos, desenhos, croquis, desenho técnico etc, de forma que ele possa ser avaliado por especialistas, ou sua patente não será concedida. Para você criar um smartphone, você tem que relatar tudo o que tem lá. Sabe o movimento de pinça para dar zoom? Ele é patenteado, mas como? Porque a tela sensível ao toque informa ao Sistema Operacional que movimento está sendo feito na hora. O SO, mediante programação, associará o movimento à função zoom. Estas linhas de código são propriedade de quem as criou, que assinou contratinho dizendo que tudo o que ele criar é da empresa.

No caso dos EUA, patenteia-se qualquer porcaria, mesmo idiotices que violam as leis da Termodinâmica. No Brasil, exige-se viabilidade técnica, pois será examinado por um profissional da área, e este profissional do INPI NÃO PODE divulgar o que viu, ou ele está bem ferrado.

Outra coisa: a lei brasileira diz que tudo tem que ter os ingredientes estampados, nem que seja Aromatizante XXX69. Este código do Aromatizante é padrão e todo mundo conhece, desde que o Google surgiu no mundo. A empresa só não está obrigada a dizer o percentual de cada coisa, mas, como eu falei, qualquer químico que se preze consegue descobrir.

De qualquer forma, queridos, a Coca-Cola pode estampar a receitinha com todos os ingredientes numa brochura maior que a minha TV, com todos os ingredientes, quantidades e técnicas usadas para a produção, que NINGUÉM poderá copiar. Não interessa se a Gradiente registrou o nome iPhone há séculos e nunca usou. registrou, é dela e a Apple teve que chupar o dedo, puta da vida. A Justiça concedeu o direito da Gradiente de explorar a marca iPhone. Deal with it!

A PepsiCo. vai amargar ter acesso à fórmula e não pode fazer nem 100mL do produto ou tomará um processo monstruoso. O segredo da fórmula (que não é tão segredo assim) evita que qualquer manezildo produza em casa e venda na mercearia da esquina, sonho de todos os politicamente engajados contra o sangue negro do capitalismo (obrigado pela lembrança, Lucho!).

O segredo não é pra não vermos que tem ácido fosfórico. Vocês sabem: o mesmo ácido fosfórico que tem no Biotônico Fontoura. E sim, Coca-Cola corrói metais, desentope canos e faz ursinhos panda pararem de fazer fuc-fuc, deixando-os em extinção. Sorte nossa que nosso corpo é tão mais aprazível, né? (ver Corpo Humano: Este lugar perigoso) Sabe o ácido muriático? Sim, aquele que se usa para desentupir cano, manilha e ataca qualquer coisa. Pois é, ele é o ácido clorídrico. O mesmo ácido clorídrico que se encontra no seu suco gástrico.

Como sempre, o misterioso, o oculto, o secreto e mais tentador que a verdade. É que nem o maravilhoso BigMac que ninguém sabe como faz, pois McDonald’s esconde muito bem escondido as receitas de toda a sua linha de produtos (só que não).

Então, companheiros, não é só a Rede Globo de Televisão que anda mentindo por aí. Os idiotas que inventam falsas conspirações não estão muito longe disso.

14 comentários em “A fórmula da Coca-Cola é secreta?

  1. Por falar em patentes, essa matéria era mais a cara do E-Farsas em?

    Levando para minha área, já cansei de ver quebra pau dos bons entre empregador e empregado, para decidir se a patente é comum ou não. As vezes uma coisa bem simplória acaba gerando lucros monstruosos, os olhos crescem e a coisa fica divertida, pelo menos pra mim, que estou assistindo. Ai até provar que foi contribuição pessoal do empregado e se o empregador forneceu algum equipamento essencial, é uma vida.

    1. Por falar em patentes, essa matéria era mais a cara do E-Farsas em?

      Desculpe, não sabia que eu tinha que lhe consultar para escrever coisas no meu blog. No próximo artigo, eu mando um briefing para seu e-mail pedindo permissão, que deverá retornar protocolada, com 3 vias assinadas, firma reconhecida e um “dane-se eu escrevo o que quiser aqui” de presente pára você.

  2. Vc se deu ao trabalho de responder àquele idiotinha? Putz! Tá com saco de Jó mesmo. Mas ficou bem explicadinho.

  3. Eu aqui lendo uns trechos do artigo para o pessoal, e ninguém quis acreditar que é só uma questão legal que impede a cópia da coca-cola.
    As pessoas preferem mesmo acreditar no ilógico e no oculto que na verdade simples.

  4. “Muitos mitos persistem. Um deles é que a fórmula da Coca-Cola é segredo guardado a 70 chaves. Ninguém a viu. Ninguém sabe onde está. Diz o mito que sua fórmula original foi enterrada e só os altos escalões da empresa sabem o segredo. Só o presidente sabe e não conta nem pra sua esposa. É tanto mistério que qualquer mente lúcida diz: Então, cacete, como eles conseguem fabricar a bagaça?”

    Não André, você entendeu tudo errado. Isso que foi dito é em relação ao hambúrguer de siri, do Siri Cascudo.

    “Como sempre, o misterioso, o oculto, o secreto e mais tentador que a verdade. É que nem o maravilhoso BigMac que ninguém sabe como faz, pois McDonald’s esconde muito bem escondido as receitas de toda a sua linha de produtos”

    Há! Você errou de maneira erroneamente errada, pois a receita dos deliciosos Lanches do McDonald’s é:

    http://www.megacurioso.com.br/nojento/43243-7-coisas-asquerosas-ja-encontradas-nos-lanches-do-mcdonald-s-pelo-mundo.htm

  5. Por vezes, tenho a impressão de que as pessoas querem a todo custo acreditar em uma explicação fantástica para escapar da relativa monotonia da vida real.

  6. Ou seja, a fórmula da Coca-Cola é tão secreta quanto o James Bond. :grin:

    E obrigado eu pela deferência. Servimos bem para servir sempre. :mrgreen:

  7. OLá André! blz? como faço pra analisar um material que preciso(perfume) para extrair a fórmula? e por favor me indique um bom livro ou algo que me traga respostas para o desenvolvimento de perfumes em geral. Grata!

  8. Só falou merda
    Ninguém cópia a fórmula porque na produção do refrigerante recebem o xarope pronto, é o xarope é produzido por partes separadamente um não fica sabendo como as outras partes são produzidas, é quando enviam pra fábrica ele vai ja pronto
    Muitas vezes nem os químicos que produzem a fração não sabem a composição da outra fração
    Todas a documentação das frações juntas são guardadas é só podem ser abertas com os 20 diretores cada um com sua chave se faltar um não abre
    Qdo um diretor morre o que assume fica com a chave e aí pronto
    Bem os novos que assumem sabem qual é a composição completa
    Entenderam???

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s