Se você tem o mínimo apreço por Ciência, não existe uma segunda opção para escolher a Primeira Dama da Pesquisa Científica a não ser Madame Curie. Só que essa aqui da foto ao lado, presente em vários livros, publicações, selos etc não é Mme Curie. Sim, eu espero você colocar o queixo no lugar enquanto diz "Ops!".
A dona da foto ao lado é Susan Marie Frontczak , numa foto feita pelo Paul Schroder em 2001. Frontczak vem representando Madame Curie (com ela nosso total respeito) há 13 anos. Acabou que a atriz foi confundida com a personagem.
Como Ceticismo.net é um site que sempre faz pesquisa séria, eu sabia que tinha algo errado com aquela foto, que estava muito bonitinha para algo tirado em 1912. Por isso, eu usei a foto real, que é esta aqui ao lado.
Pessoal deve ficar bem irritadinho quando mostro que faço um trabalho melhor que eles, não é? :mrgreen:
Aliás, vocês querem saber por que eu olhei torto para a pseudofoto de Mme Curie logo de início? Na foto original, ela está com um picnômetro e um frasco lavador. O frasco lavador era normalmente um balão de fundo chato e pescoço alongado (também chamado de "frasco de Florence"), com uma rolha e dois tubos recurvados. Em um deles, você soprava (ou usava uma pêra de borracha), enchendo-o de ar, que fazia o líquido (na maioria das vezes, água) sair pelo outro tubo.
Na foto tirada por Schroder, vemos que a fac-símile de milady Curie não está segurando um frasco lavador e sim um balão de destilação, que possui um fino tubo saindo do pescoço do frasco, o qual era acoplado a um condensador (normalmente, o de Liebig), mas alguém como Madame Curie jamais confundiria os dois frascos e muito dificilmente posaria de qualquer jeito para uma foto (na original, ela não estava fazendo pose. Estava trabalhando, mesmo).
Para um químico como eu, que conhece vidrarias antigas, é uma diferença gritante. Para os atuais, que mais são formados como apertadores de botões, não chama muito a atenção. E cá pra nós, químico que nunca fabricou uma única vez sua própria vidraria não é químico, é misturador de água com açúcar!
A foto de Frontczak foi tão bem feita e uma representação quase fiel à foto original de Mme Curie que quase todo mundo a tomou como genuína, sendo reproduzida em selos, cartazes, pôsteres etc, como mostrou o Physics Buzz. Abaixo, Susan Frontczak com sua foto ao lado:

A verdade é que a foto de lady Frontczak é utilizada em larga escala sem sua permissão por diversos países. Ela ainda pede que, pelo menos, esses países ajudem o seu projeto, Manya: The Living History of Marie Curie, e que a ajude a transformá-lo num filme.
Seria uma forma de honrar não só o trabalho de lady Frontczak, como a própria Madame Curie.

Como eu estou dezatualizado, já inventaram um clone para Lady Curie e não me avisaram. Eu estou acostumado com esta foto de Marie Curie original, estava na minha sala, quando eu ainda trabalhava. A clone ai da foto fake, também é bela.
CurtirCurtir