Uma Máquina de Fazer Chuva

Não é magia, não é o caso de índios esquisitos com poderes especiais nem caciques minhoquinhas que trabalham no Reveillon. Quando o clima seco e baixa humidade afeta a vida de muitas pessoas, é hora para apelarmos a um poder supremo. O poder do Conhecimento. O poder da Ciência.

Então, se o problema é falta de chuva, apelemos para uma máquina de fazer chover.

O dr. Jeff Tilley trabalha no Instituto de Pesquisa do Deserto (Desert Research Institute – DRI). É um instituto que pesquisa coisas, provavelmente no deserto. Tilley, além de ser o manda-chuva do pedaço, deve amar coisa quente, vazia e cheia de areia (não que desertos tenha que ser quentes e com areia). No ano passado, as montanhas a oeste nos EUA registraram as menores quantidades de neve. A´humidade anda baixa, não chove e isso não é legal, ainda mais naquelas bandas de Deus-me-livre.

O mesmo aconteceu em Apline Meadows, no condado de Placer, Califórnia, e levando em consideração que aquilo é uma estação de esqui, ter pouca neve é ruim para os negócios e se algo é ruim para os negócios, apela-se para deuses, gnomos, cartomantes e, se bobear, até apara cientistas.

O D.R.I., sediado em Reno, no estado de Nevada, que fica no meio do deserto (não pergunte, americanos são meio esquisitos para dar nomes) desenvolveu uma máquina grande e capaz de poderes X-Man. Bem, não é tão x-man assim, já que semeadura de nuvens não é algo recente; e você poderá aprender muito se ler este artigo da wikipédia.

Ao contrário do que você pode pensar, nuvens não são água no estado de vapor (apesar que muitos livros didáticos ensinem isso, e esses livros foram escritos por pedagogos e não cientistas. Só podiam estar errados, mesmo). Mas, muitas vezes, as penas gotículas de água estão suspensas, mas não se aglomeram em nuvens. Essas gotículas de água estão suspensas num equilíbrio metaestável, que poderá ser facilmente perturbado.

Da mesma forma que os aviões, só por que voam, já deixam uma trilha de condensação, a semeadura de nuvens faz com que pequenos cristais de iodeto de prata, AgI2, gelo seco ou outro composto hidroscópico (que tenha grande afinidade com água). Estes cristais irão aglomerar gotículas de água, condensando-as em nuvens cada vez maiores, até que chova, não necessariamente 3 dias sem parar.

A máquina do D.R.I funciona mais ou menos assim também. Veja a queridinha abaixo:

A maquineta melhora o abastecimento de água na área, liberando pequenas partículas de AgI2 . Estas são as sementes na semeadura de nuvens, elevando-se a alguns quilômetros na atmosfera.

Apesar do gasto estimado entre  3 e 5 milhões de dólares ao ano, é uma necessidade semear as nuvens, o que se fôssemos traduzir para p chamado "Custo Brasil", seria o equivalente ao nosso PIB inteiro, para um trabalho porco e ineficiente, em que seria mais fácil usar um regador.

Além da Califórnia, Colorado, Texas e Utah, também fazem semeadura de nuvens, mas usam aviões para isso. Aqui ainda sofremos com secas no interior de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. Não, não vou citar Nordeste, porque é desnecessário, assim como é desnecessário pesquisa científica aqui no Brasil para tentar melhorar este quadreo, pois isso minaria a evasão de dinheiro para os estádios que sediarão a Copa do Mundo, e não vamos querer desviar dinh… ficar sem os jogos de futebol, certo?

A verdade é que se dependêssemos da Natureza, já teríamos sido extintos há muito tempo. Semeadura de nuvens é anti-natural para você? Experimento tomar banho gelado no inverno e desligue ventilador e ar-condicionado no verão, ok?


Fonte: NPR

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s