Ciência diz que Sexto Sentido e engôdo. JURA????

Qualquer pessoa com um mínimo de senso crítico (cerca de 0,1% da população, se tanto) tem sérias reservas com relação ao chamado "sexto sentido". Ele faz tanto sentido quanto o sétimo sentido dos Cavaleiros do Zodíaco, o que me faz sentir que as pessoas não anda se sentindo bem.

Pesquisadores australianos chegam agora de carrinho, com chuteira de trava de metal, demonstrando que o que parece premonição é apenas senso comum.

Todo mundo tem uma tia, prima, avó, tia-avó ou vizinha mexeriqueira que alega ter poderes premonitórios e "sentir" coisas antes de elas acontecerem. Alguns desses são caras-de-pau, mesmo e ganham dinheiro com isso, às custas dos otários crédulos, que têm medo até de prato com farofa e ovo cozido.

Todo mundo prevê desastres, principalmente depois que eles acontecem. Outros soltam um comentário fortuito e, por mero acaso, acontece e este é tido como vidente. Baseado nisso, o Cardoso criou a brincadeira de dizer "estou com mal pressentimento" cada vez que vai embarcar em um avião, na esperança.

//platform.twitter.com/widgets.js

A graça está que falando isso sempre, e se por ventura o avião cair, ele será manchete em vários jornais e sites de (falta de) notícias, alegando que ele previra a própria morte, enquanto os amigos ririam de sua última piada. Particularmente, acho isso genial.

O dr. Piers Howe trabalha com psicologia cognitiva e neurociência comportamental na Faculdade de Ciências Psicológicas da Universidade de Melbourne, Austrália. Como todo bom cientista australiano, Howe estuda coisas venenosas, só que o veneno está dentro da mente humana.

De acordo com o trabalho de Howe, pessoas tidas como "sensitivas" não fazem nada além de detectar mudanças em seus arredores, mesmo sem saber dizer como fazem isso. É como se tivessem um sistema de observação e análise de informações de modo rápido, mas totalmente fora do controle do nível consciente. Isso está tanto para poderes mediúnicos quando você sequer fazer ideia como foi o processo de erguer a mão, pegar um copo e levá-lo até a boca. Você não pensa, apenas faz.

Howe e seus colaboradores apresentaram vários pares de fotos de uma mulher de 48 anos a diferentes pessoas. Em alguns casos , a aparência da mulher em uma das imagens seria diferente, como um penteado diferente ou a presença de óculos. Cada uma dessas fotos era mostrada num intervalo de apenas 1,5 segundos, para então perguntar à cobaia se tinha alguma coisa de diferente.

Peraí! O que de sexto sentido isso tem? Sexto sentido seria fazer previsões sobre um acontecimento iminente? Dar várias fotos passando rápido e perguntar ao observador se tinha algo de diferente e, em caso positivo, dar 9 possibilidades de diferença não é sexto sentido. Do que você está falando, Guardian?

A pesquisa do dr. Howe, publicada na PLoS One, não tem nada a ver com médiuns, sensitivos etc. Ele estuda a capacidade de reter informações que aparecem de forma rápida, como se fosse uma agilidade mental de ver coisas de maneira muito rápida e raciocinar sobre o que viu. A referência ao sexto sentido veio quando uma de suas alunas falou que ela possuía um sexto sentido ., de prever quando algo ruim ia acontecer. Ficou demonstrado que ela apenas analisava melhor os indícios ao seu redor, como um sismógrafo pode dizer com certa antecedência quando acontecerá um terremoto ao registrar pequenos tremores, que não poderíamos perceber sem os aparelhos.

A pesquisa do dr. Howe visa mostrar que as pessoas processam informações num nível abaixo da consciência. Elas não sabem direito o que estão vendo e o que estão sentido. A "sensação" que tem coisa errada é apenas o produto final, mal ajambrado, processado e feito na base da gambiarra.

Ainda assim, as pessoas na sua necessidade de querer acreditar não darão bola. É doce o pensamento que você é especial e tem poderes X-Man de ver o mundo de outra maneira, usando níveis psíquicos alterados ou alguma bobagem neste sentido. É apenas o seu cérebro trabalhando um pouquinho mais, e mesmo assim de modo tosco.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s