Este é meu cientista querido; e com ele estou satisfeito

Eu pensava que era regra que toda regra tem exceção, mas faltou um adendo: "É regra que toda regra tem exceção, salvo no caso de jornalistas"; e, como vocês bem sabem, jornalista falando de Ciência é a mesma coisa que tartaruga tentando costurar.

Hoje, vi uma atrocidade. Disseram que deveríamos esquecer Carl Sagan, pois na Ciência não há lugar para idolatria. Próximo passo: venerar o herói Sansão, um exemplo de amor e fé em deus, que matou mulheres e crianças de forma desvairada.

Erin Podolak tem um site de divulgação científica… ou pelo menos é assim que ela denomina aquela tristeza. Numa amostra de puro recalque, ela postou um artigo com título Can We Stop Talking About Carl Sagan?

Eu soube disso pelo twitter do Ed Yong:

//platform.twitter.com/widgets.js

Isso me chamou a atenção. Pareceu até que ele foi sarcástico com a postagem. Como assim Carl Sagan não significa nada para Erin Podolak. Aliás, quem é ela? Shall Google answer my prays!

Ela se intitula Escritora de Ciência. Bem, eu sou isso, Atila do Rainha Vermelha também é. Roberto Takata do Gene Repórter também é, Carlos Hotta, Cardoso etc. De todos esses, o único que pelo que sei não tem formação na área científica é o Cardoso, mas até hoje não o vi escrevendo besteira.

Vendo no blog da Scientific American, Podolak, que parece nome de algum vampiro de uma galáxia distante, disse que foi estagiária do BioTechniques, entrevistou Francis Collins e trabalhou no blog Geekosystem, da rede ABC.

SÉRIO, FILHOTA? Você foi ES-TA-GI-Á-RI-A de um periódico e se acha apta para discutir CIÊNCIA? Sério, mesmo? Na boa, serei como um pai para você e perguntarei com todo carinho: Você não tem vergonha deste RIDÍCULO currículo na sua vida?

MEU DEUS! Ela entrevistou Francis Collins! Eu fui auxiliar direto do chefe do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional, fui chefe de seção em uma indústria química, lecionei desde o fundamental até universidade e você, Ó MAGNÂNIMA SABEDORIA, faz uma EN-TRE-VIS-TA e se acha dessa forma? Compre um espelho e vê se se enxerga! Carl Sagan não lhe significa nada, enquanto cientistas, pesquisadores e prêmios Nobel o reconhecem como o mais importante divulgador científico que já existiu, além de seus trabalhos no Jet Propulsion Laboratory da NASA, no projeto SETI, na Universidade de Cornell etc?

Ed Yong, que parece ter surtado num corporativismo estúpido, ainda posta:

//platform.twitter.com/widgets.js

Não há lugar para idolatria na Ciência. Ok, Ed, você está certo. Vou idolatrar quem? Er… O.J. Simpson por ter matado sua mulher? Não, não! Vou idolatrar Miley Cyrus por fumar maconha durante o MTV EMA. Idolatrarei lideres carismáticos que mandam milhões de pessoas para a morte em guerras estúpidas. Idolatrarei guerrilheiros que matam inocentes e estupram mulheres para mostrarem o quanto são machões. Idolatrarei livros religiosos como a Bíblia, onde Moisés vai conversar com uma planta ressecada e depois de 40 dias volta e mata um monte de gente porque eles tinham que ficar esperando um velho caduco subir uma montanha e ficar lá por muito tempo. Idolatrarei livros como o Bagavad-Gita, onde Krishna fica enchendo o saco de Ayurna que ele tem que ir pra guerra e matar os adversários. Idolatrarei o islã, que diz claramente que tem que converter os infiéis ou passá-los a fio de espada. Idolatrarei políticos que mudam de opinião como eu mudo de cueca, indo para onde a maré levar.

É isso que vocês, Yong e Podolak, querem? Mas não lhes darei.

O ídolo, o herói, é aquele que inspira. Aquele que expande nossos horizontes. Aquele que nos ensina a confiar em nós mesmos, sem nos agarrarmos a crendices e pessoas que tentam nos derrubar moralmente.

O herói é aquele que mesmo se borrando de medo diz que aquele que venera o mal perderá tudo quando enfrentar alguém com força de vontade. Aquele que mesmo perdendo todos os familiares de forma bárbara acredita na justiça e não fará de sua vida uma trilha de sangue. O herói é aquele que mesmo tendo o poder um um semi-deus ajuda as pessoas, nem que seja tirar um gato de uma árvore. O herói é aquele que chega na porta da sua casa e diz: venha, ali está o mundo, estamos à beira do Oceano Cósmico e a água está convidativa.

O herói nos ensina que mesmo o impossível pode ser feito e se você acha que jamais poderia andar em outro astro celeste, como a Lua por exemplo, ele mostra que sim, é possível. Ele fez e você também pode. Basta querer.

Mesmo que você seja semi-analfabeto, tendo que se sujeitar a trabalho infantil e trabalhar como encadernador, você pode se rum dos maiores cientistas da História, mas não devemos idolatrá-lo. Que se dane Darwin, temos a Teoria Sintética da Evolução. Foda-se Newton, já que a física einsteiniana mostrou-se superior. Galileu? Com aquele telescópio merda? Meh!

Daqui eu olho para cima, e mesmo sabendo que o brilhante céu azul me impede de ver Marte, eu sei que há uma cratera especial lá. É a Cratera Sagan. Estou olhando para a tela do meu computador. Não estou encontrando nenhuma cratera Yong ou Podolak.

Fique com seu recalque, Srta Podolak. Na sua mente tacanha, as pessoas não querem saber de Carl Sagan; mas querem saber menos ainda das besteiras que você escreve. Vai lá tomar o seu toddynho e ouça Justin Bieber e deixe-nos gostar de nossos heróis. Nós ainda temos isso, você só tem a sua tartaruga costurando.

Um comentário em “Este é meu cientista querido; e com ele estou satisfeito

  1. Ótimo artigo.Terminei ontem de ler Bilhões e Bilhões e posso dizer: se o “pouco” que ele produziu em divulgação e avanço científico já era o suficiente para admirá-lo, agora sou realmente uma “Sagandete” apos conhecer certas opiniões dele.Fantástico o artigo dele sobre o seu câncer e o outro sobre a Guerra Fria.

    Sem querer ser apedrejado, mas faz tempo que não aparece alguém do mesmo perfil.Não concordo com essa ladainha de idolatria, mas faz falta divulgadores como ele, por isso entendo perfeitamente que ele tenha tantos fã de diferentes gerações.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s