Por que a água não pega fogo?

Eu recebi uma pergunta por e-mail. Parece uma pergunta imbecil, se você acredita em perguntas imbecis… bem, elas de fato existem, mas não nesse caso. As pessoas têm dúvidas para querer saber as coisas, e se não perguntarem, o máximo que conseguirão é ouvir alguma besteira da linha "Deus quis", "Alá desejou", "Pergunta pra sua mãe". Se a duvida é sincera, merece uma resposta. Se a dúvida é na base da sacanagem, então merece reprovação social e vítima de deboche em público.

Mas qual era a dúvida mesmo? Hora de consultar o Livro dos Porquês.

Vamos reproduzir a mensagem do Mecenas.

Já que "As perguntas mais simples são as mais complicadas, pois muitas vezes desafiam nossos sentidos." tem uma coisa que eu sempre quis saber e nunca encontrei, nem no Google nem com os professores de química que eu tive, uma resposta satisfatória.

Por favor esclareça-me essa dúvida: Se o oxigênio "alimenta" o fogo e o hidrogênio é inflamável, por que diabos a água não pega fogo?

A pergunta não faz sentido em face à Química, mas nem todo mundo precisa entender Química completamente; e considerando que ninguém nasce sabendo, vamos elucidar.

A Química estuda as substâncias e suas propriedades. Estudamos porque a água é transparente como o vidro, mas à temperatura ambiente, a água e líquida e o vidro é sólido. O aço é sólido à temperatura ambiente, como o vidro, mas é mais duro e opaco. Substâncias diferentes possuem propriedades diferentes e não existe, em todo o Universo, duas substâncias com todas as suas propriedades absolutamente iguais. A Química preza pela sua individualidade.

A água nossa de cada dia é H2O. A água oxigenada que você passa na ferida e deixa seus cabelos um luuuuuuuuxo de loiros tem fórmula H2O2. São duas substâncias formadas pelos mesmos átomos, mesmos elementos. Só mudou que uma delas tem um átomo de oxigênio a mais.

Se você beber água oxigenada, você vai se ferrar todo. Ela é um forte oxidante e atacará suas mucosas sem dó nem piedade. A verdade é que não importa que oxigênio e hidrogênio formem água. São 3 coisas diferentes, com características diferentes.

Tomemos o metano, um gás inflamável. A reação de combustão é dada abaixo:

CH4 + 2 O2 —> CO2 + 2 H2O

Adicionar água ao metano não faz diferença, pois eles não reagem. Então, vejamos a reação de combustão do hidrogênio:

2 H2 + O2 —> 2 H2O

Não há fogo, há apenas detonação rápida. Fogo são gases muito quentes, é o quarto estado da matéria, um plasma. A água não queima por vários motivos. 1) Ela está em pleno estado de oxidação. 2) Ela não deixa o oxigênio agir sobre o combustível, além de refrigerar a mistura por causa do seu alto calor específico.

Química não é como a maioria das pessoas pensa. O produto não é simplesmente a soma dos reagentes. Basta eu mudar um átomo de lugar numa molécula e terei uma substância com propriedades totalmente diferentes. Nome disso: isomeria.

Esta é a beleza da Química. Ela responde a muitas de nossas dúvidas, ela abre nossos horizontes e nos traz muitas respostas, inclusive para perguntas que possam ser consideradas tolas. O papel do cientista é responder a estas dúvidas e trazer o conhecimento até todos nós.

Este é o mundo da Química, e o dia de hoje, 18 de junho, é o Dia do Químico. Ergam um copo feito de dióxido de silício amorfo contendo monóxido de diidrogênio, batam os calcanhares e digam: Não há Ciência como esta, que é o nosso lar!

17 comentários em “Por que a água não pega fogo?

  1. André, as duas reações que você descreveu elas não estão digitadas erradas?

    CH4 + 3 O2 —> CO2 + 2 H2O

    2 H2 + 2 O2 —> 2 H2O (entendo que há cada 2 moléculas de H2 e duas moléculas de O2, há 2 moléculas de H2O, não estaria faltando dois oxigênios? Se não, pq?)

    Não deveria haver conservação dos núcleos? Já que não há reações nucleares?

      1. @André, ali na primeira reação não deveria ser 2 moléculas de CH4 que reagem com 4 moléculas de O2? Se não, a equação não ficaria balanceada.

          1. @André, desculpa o incômodo de novo, mas ainda está errado, pois nos reagentes há 6 átomos de O, enquanto que no produto há 16. Na verdade, a combustão do metano é:

            CH4 + 2O2 —> CO2 + 2H2O

            Abraço.

  2. outra pergunta para o livro dos porquês, (sem risos, please) já li em alguma matéria que nenhum liquido se inflama, nem mesmo a gasolina, mas sim os vapores que se desprendem dela, confere? mestre André! :?: :sad:

  3. Isso me lembrou uma pergunta que um filho pequeno de um amigo meu fez há anos atrás: “Tio, se o gelo queima, por que o fogo não congela?”
    Achei interessante a dúvida da criança (apesar de não ter sabido responder adequadamente, já que eu sou zerado em química. Hehehehehe)

    1. Gelo não queima. A sensação de “queimação” é apenas o congelamento da água de nossos tecidos. Nosso tato confunde as sensações, levando o cérebro a interpretar as coisas de forma errada. Por isso que qdo vc dá uma pancada, ao ficar esfregando o local a dor passa. na verdade, a dor não passa, a sensação de “esfregar” é a primeira na escala de “importância”, digamos assim.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s