De acordo com pesquisadores, hienas são tão inteligentes quanto primatas

Hienas são animais muito bem humorados. Além de disputar comida com leões (onde muitas vezes as hienas se saem melhor), elas têm uma vida difícil, mas sempre estão sorridentes (sim, eu sei que aquilo não é um riso de verdade). Somado a isso, novas pesquisas informam que os integrantes da família Hyaenidae são capazes de resolver problemas e até "contar".

A drª. Sarah Benson-Amram é cientista da Universidade de Michigan, especializada em ecologia e zoologia, tendo atenção especial aos carnívoros risonhos. De acordo com sua pesquisa, as hienas são capazes de resolver de problemas matemáticos e contagem, possuindo um nível de inteligente semelhante a alguns primatas. Se comparar com alguns seres hum anos que eu conheço, hienas ganham em disparada e fatalmente alavancariam o índice do IDEB.

Entre os problemas criados pela Sarah as hienas tinham que usar diferentes estratégias para poderem abrir uma caixa fechada, para poder comer pedaços de carne que estavam lá dentro. Abrir uma caixa não é pouca coisa, já que na savana africana não é comum aparecer caixas assim, sem mais nem menos. Como de uma maneira geral as hienas não perdem seu tempo se lamuriando nem têm a tendência de serem maníacas depressivas, elas simplesmente trataram de abrir a caixa.

A questão de abrir a caixa não o fato de abrir, e sim como elas abriram. Algumas tentaram abrir de qualquer jeito enquanto outros indivíduos usaram diferentes técnicas para conseguir seu intento, como cavar ao redor da mesma ou mesmo empurrando a dita caixa pra lá e pra cá.

Aqueles que tentaram uma gama diversificada de técnicas tendem a ser mais bem-sucedidos, como qualquer gênio da ciência seria capaz de imaginar. O interessante é que não era apenas um ato instintivo ou a chamada "sorte de principiante".  Quando estimuladas a fazer o serviço de novo, elas o fizeram de maneira mais certa e rápida, demonstrando que aprenderam, elevando-se ao grau de criaturas inteligentes, como corvos, pombos, cães, ovelhas etc. Eu dei uma caixa dessas para o meu irmão, mas ele não só não conseguiu abrir a famigerada caixa, como caiu na gargalhada. (não, meu irmão tem problemas mentais. Simplesmente tem um intelecto inferior ao de uma hiena; mas pelo menos ele está rindo do que estou escrevendo agora). A pesquisa foi publicada no periódico Proceedings of the Royal Society B.

Nosso chauvinismo criou o mito que somos o topo evolutivo da inteligência. Bem, criamos cidades, mas abelhas também o fazem. Sabemos conduzir empregados guerreiros, mas formigas e outros insetos sociais também fazem isso. Criamos barragens, mas castores também têm essa capacidade. Só em ver um macaco usar ferramentas e cozinhar, como Kanzi, ficamos desconfortáveis. Não só pelo Vale da Estranheza, mas pelo fato de vermos que não somos os únicos tão-tão inteligentes. Hienas mostram que isso não é exclusivo dos primatas e que o Homem só se sobressaiu por acaso. Qualquer outra espécie poderia ter evoluído para chegar aonde chegamos.

Ver animais que simplesmente achamos só servir para andar de quatro e comer outros animais que estão dando sopa pelo meio da savana é algo fenomenal e mais fenomenal ainda é o uso de oportunidades quando não se pode resolver imediatamente um problema. Uma das hienas não conseguia abrir a caixa. Então a melhor maneira seria desistir, certo? Bem, aquela hiena calmamente ficou esperando que outros abrissem a caixa para se aproveitar dos petiscos que estavam lá dentro.

Na Natureza não existe só inteligência, mas esperteza também. ;)

"Uma hiena, no entanto, que não conseguia descobrir como abrir o quebra-cabeça, sabendo que ele poderia posicionar-se perto da porta, de modo que quando outra hiena resolvido o enigma que ele pudesse chegar à carne mais rápido e comer tudo."

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s