O caso da Bolha Assassina ou “pára de frescura que é apenas um cnidário”

Todo mundo tem medo de qualquer coisa estranha, fora de seu habitat. eu, por exemplo, chego a ter medo dos idiotas que pululam sites de notícias. A bem da verdade, sites de notícias trazem tanta besteira e criam tanta balbúrdia por pouca coisa. É o caso da bolha assassina que foi vista nas profundas do oceano. Será o surgimento do povo abissal? Será que estamos chegando ao nosso fim? Será que meu chefe finalmente me dará um aumento de salário da ordem de milhares de reais?

Lealcy anda meio estupefato com o mundo depois que se inscreveu num concurso para pastor, com salário de 8 mil reais. (Por que você estudou, mesmo?) Dando graças e louvores ao Senhor (Cthulhu, é claro. Pensou que fosse quem?), ele me repassa o vídeo abaixo:

Num primeiro olhar, não tive dúvida: Satã uma água viva.

Isso tá começando a ganhar o YouTube e os JÊNIOS do Reddit soltaram que deveria ser a placenta de uma baleia. Claro, porque placentas se movem daquela forma e passeiam pra lá e pra cá. Coisa muito natural nas águas que iam pela ocidental praia lusitana, por mares nunca d’antes navegados.

É claramente uma água viva, um cnidário malvadão e grande. bem grande. Teve gente no fórum do Snopes dizendo que era uma rede de pesca. Será que eu estou vendo demais ou esse pessoal é cego? Mais provável que o único peixe que conhecem é aquele da peixaria.

O Daily Mail, cioso de suas atribuições como veículo jornalístico, solta logo a bomba:

Unidentified floating object: Mysterious blob filmed in the deep – and no-one can work out what it could be

 

Aceito ser seu conselheiro científico, Daily Mail. Mas, bem, se vocês não falassem besteira sobre Ciência, jornalistas não seriam. DE acordo com o próprio jornal, a criatura das profundas seria o Stygiomedusa gigantea ou o Deepstaria enigmatica (o segundo nome vem em minúsculo, Mail! MINÚSCULO!) Então, bando de idiotas, se já imaginavam o que deveria ser, por que esta bosta de manchete? Sua visitação deve ser tão porca que precisam apelar para o sensacionalismo.

No texto do Marine Species sobre a D. enigmatica é dito que a maioria dos exemplares reportados são incolores, mas que que possuem uma mesogeia (a parte gelatinosa abaixo da epiderme) amarronzada, o que a faz forte candidata àquele troço feio nadando displicentemente pela câmera, pouco se importando com as tosqueiras que andam em terra firme. Eu não tenho certeza se é a D. enigmática, mas sei muito bem como não se deve fazer divulgação científica.

8 comentários em “O caso da Bolha Assassina ou “pára de frescura que é apenas um cnidário”

  1. Cara… no início pensei que fosse a bolsa cutânea que continha os testículos do Ulisses Guimarães que desapareceu no mar em 1992… depois imaginei que fosse o Bob Esponja vestido com um lençol brincando na tenda do biquíni – descartando essas duas hipóteses – restou a ideia de uma imensa água viva ( bem diferente de todas que já me queimaram em alguns mares pelo nosso Brasil ).

    Curtir

  2. Segundo o Marcelo Szpilman,biólogo da Coppe/RJ, seria mesmo placenta de baleia e os movimentos se devem a correntes oceânicas como publicado no Terra…

    Curtir

  3. O oceano é verdadeiro desfile de seres bizarros. Quando aparece algum bicho que espanta o mundo geralmente é de lá. Até imagino um japonês vendo isso e perguntando se isso dá para comer. :lol:

    Curtir

  4. E eu achei que era algo com o filme “a bolha assassina”. Já me assustei toda ao imaginar uma bolha e tal… Mas serio, ninguém vê que o bicho eh uma água viva? Imagina quando o povo conhecer caravelas então! Vão ser cérebros aquáticos?

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s