A inexistente privacidade da violência exacerbada e sua impunidade

Eu fico pensando no ponto que o mundo chegou. Pensamos que os séculos e mais séculos de civilização fizeram as pessoas melhores. Tenho sérias dúvidas quanto a isso. A única coisa que ficou patente é a liberdade que não temos. Chegamos no pior pesadelo de qualquer autor de ficção científica ou que verse sobre aspectos sociais. 1984 já não é mais um futuro distópico. Não é nem uma coisa nem outra. É passado já, já está em nossas vidas, não temos como voltar atrás, só que é muito mais aterrador que qualquer coisa que Orwell ou Huxley pudessem imaginar. O Grande Irmão é exatamente seu irmão, aquele que está ao seu lado, lhe vigiando.

A introdução acima serve de preâmbulo para um acontecimento que chegou até meus detectores da loucura alheia. Onde uma enfermeira ganha "fama" por ter espancado seu cão, e muitos justiceiros do mundo 2.0 clamam por vingança, só faltando acenderem archotes virtuais, apesar que petições online não são diferentes. Vejo barbárie dos dois lados: da dona que em vias de fato matou seu cão yorkshire como dos maníacos que pedem (literalmente) pela cabeça dela.

Esta é sua SEXTA INSANA!

Camila Moura é uma enfermeira de Goiás. Atualmente, ela é bem conhecida nas redes sociais, aquele antro de criaturas esquisitas e fauna exótica. Ela não é blogueira, não posta coisas interessantes no Twitter, não solta frases de efeito no Facebook e, espero, não é daquelas que manda powerpoints de Nossa Senhora. Camila não faz videolog no YouTube, mas isso não impediu de ela ter um vídeo seu bombando por aí. O problema é que ela não sabia do vídeo até sua repercussão. Nele, Camila espanca seu cão yorkshire que, segundo minha própria definição, está mais para um camundongo que late e tem crise de identidade pensando ser um cão (pinschers têm certeza que são dobermanns). A comoção foi imediata e as pessoas começaram a divulgar o vídeo. O YouTube tirou o vídeo do ar, com a mensagem

Este vídeo foi removido por violar a política do YouTube que proíbe apologia ao ódio.

Desculpe.

O detalhe é que os Grandes Irmãos não perdem por isso e este vídeo já deve estar pululando em outros endereços dentro do mesmo YouTube ou em outros sites de compartilhamento de vídeos, como o Vimeo ou o Daily Motion. Nada na Internet some de vez e para sempre. Da mesma forma como nada fica oculto por muito tempo. Eu falei sobre isso na Fofoca sobre a Privacidade.

As pessoas estão atacando Camila em massa. Descobriram seu Twitter, no qual ela escarnece de todos os palhaços (sic) que estão tentando hackear a sua conta, tentando pegar o endereço das formas mais idiotas possíveis. Mensagens de ódio extremo, ameaças de agressão, prisão e morte não faltam. A barbárie tomou conta. Publicaram o nome completo dela, com endereço, telefone, local de trabalho, CPF, RG etc. Eu sei, eu vi. Não sou do tipo de dar dados pessoais assim, então, se você veio aqui pensando que eu darei o nome completo dela e todos os seus dados pessoais, ESQUEÇA. Isso é contra a lei e eu ainda a respeito. Eu posso divulgar e-mail e IP dos retardados que vêm aqui me xingar, pois eles não têm direito ao anonimato, mas não posso divulgar dados de alguém que nunca trocou 2 palavras comigo, a despeito do que ela tenha feito.

Quando eu vejo mensagens como "Vamo juntar todo mundo e matar aquela vadia!", "PROSTITUTA VAGABUNDA1 PROSTITUTA! VAI ENFIA CACETE NO SEU CU! EM VEZ DE MATAR CACHORRO SDUA VAGABUNDA", "Você é uma vagabunda, ainda vai pagar por tudo que fez. Desejo-lhe tudo de mal, e que voce morra estuprada. Ok? =)", "Se vocês REALMENTE querem a @CamilaCDeMoura PRESA, assinem a petição http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=Yorkshir :3", "A justiça pode até não fazer nd com vc @CamilaCdemoura, mas das mãos de Deus vc não escapa, o q é bem pior! Debocha, o seu ta guardado!" entre outros exemplos da calma e serenidade das pessoas (lembrando que eu mantive as grafias).

Alguns estão alegando que o Twitter da Camila é falso, mas dando uma checada ele tem postagens de 20 de novembro. Enquanto isso, ela fica no perfil dela debochando das pessoas dizendo que podem fazer o que quiserem, pois não dará em nada, e eu tenho vaga noção que ela está certa nisso: aqui poucas coisas dão em algo.

Vendo a notícia do Yahoo, que um de meus espiões trouxe ao meu conhecimento, vemos para onde estamos caminhando. De acordo com a notícia, "as imagens divulgadas não deixam claro se o cachorro morreu, mas o delegado que investiga o caso, Carlos Firmino Dantas, confirmou que o animal não resistiu aos maus tratos". Além disso, ela já foi depor e alegou que estava num "mau dia". A conclusão é de vocês.

Não tenho como deixar de fazer um paralelo com a Mayara Petruzo. É nítido o que as pessoas fazem quando têm plena convicção da impunidade. Entretanto, temos um problema aí. Mayara ferrou sua vida profissional, teve sua carteira cassada, seu estágio foi revogado e não duvido que ela tenha ido trabalhar como vendedora numa loja de roupas. Camila é enfermeira, continua enfermeira e duvido muito que o Conselho Regional de Enfermagem se manifeste. Os patrões de Camila, pelo visto, não se importaram com o vídeo, o qual ela não negou! Mesmo porque, é mais fácil se importar com negros, nordestinos e torcedores do Íbis do que com cães espancados. Cães não votam, mas negros, nordestinos etc. votam.

Por outro lado, percebi outro detalhe. Nos comentários da notícia do Yahoo! as pessoas que comentaram dizendo que as pessoas se importavam com cães mas não com crianças espancadas tiveram suas postagens negativadas, pois pelo visto a verdade dói. Some-se a isso o fato que uma coisa a Camila está absolutamente certa: petições online não servem pra nada, mas isso é o sofativismo em ação. Pessoas que querem mudar o mundo, se importam com bichinhos indefesos, mas são incapazes de fazer uma doação para a SUIPA. Violência de um lado, hipocrisia do outro. É fácil se comover com vídeos assim, mas um clique de mouse e já estarão dando gargalhadas com algum site tosco com aqueles rage comics mal desenhados que são muito engraçados para mentes simplistas, ridículas e medíocres. Não obstante, temos a própria pessoa que gravou o vídeo mas, ao que parece, não foi ela quem chamou a polícia. A denúncia foi anônima, o que não faz o menor sentido mediante o fato que pelo ângulo de filmagem pode-se determinar de onde foi gravado.

Muito dificilmente a Camila responderá por maus tratos aos animais, independente do cão ter morrido ou não. Só que há um ponto nada atenuante:

Há uma criança pequena presente durante todo o acontecimento e será através disso que a indiciarão, pois feriu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA!) ao ferir o animal em frente a uma criança. Ainda assim, ela está tranquila mediante suas postagens. Colocou sua foto de formatura, sentada num trono e com um canudo na mão, coisa que eu me furtarei de analisar sob uma visão freudiana.

Chegamos ao ponto onde a violência é divulgada, os autores da violência pouco se importam pois "não dará em nada" (e não estão muito errados de pensar assim), mas pessoas em volta decaem para a barbárie ameaçando-a de tortura e morte (o que é crime e Camila tem todo o direito de registrar um B.O.). Vemos que não há segredos mas pouco adianta, enquanto muitos espectadores da violência preferem filmar a tomar uma atitude, seja ela qual for, para impedir o ato. Postagens de ódio exacerbado, filmes que mostram algo que é comum, analisando friamente. Total desconsideração de outros casos envolvendo crianças e não cães, mas com pouca repercussão (e mesmo que tenha pouco adianta também frente ao fantasma da impunidade). Em resumo, a única reflexão que fica é que regredimos enquanto sociedade. A única solução é esperar que as formigas dominem o mundo ou que o apocalipse zumbi chegue antes.

20 comentários em “A inexistente privacidade da violência exacerbada e sua impunidade

    1. @steve_br, o André não tem obrigação de fazer um artigo sobre uma pessoa só porque ela morreu nesses dias e teve certa relevância no pensamento contemporâneo. Por isso mesmo reitero o que ele disse: VAI DAR ORDEM NA SUA CASA!

      Curtir

  1. Infelizmente é um assunto difícil de ser debatido, pois entra com os ditos “valores” de cada um.Pessoalmente não sou de desperdiçar meu tempo com minha falsa dor diante da impunidade, não sendo comigo ou com meus familiares não há muito a fazer além de lamentar.

    Curtir

  2. Como dizem a emoção é o combustivel das massas e não tem muito a
    se acrescentar não;Uma emfermeira descontou sua frustração
    num cachorro,caiu na internet um monte de gente ficou revoltada,
    tomou proporções fora do comum.Pouco se pode se esperar do
    caso fora a criança e acho q as pessoas estão tendo fetiches estranhos
    como diz um comediante(coisas de superproteção) e o tal bicho ja faz
    parte da familia,acredito eu haver alguma idealização de injustiça grave no
    acontecido. :!: :!: :!:

    Curtir

  3. Fui a pessoa n° 120 a ver o video original que deu origem a toda essa repercussao. Em questao de minutos, vi que a chuva de comentarios aumentava cada vez mais, numa velocidade crescente. E 99% eram mensagens de odio, vinganca, castigos, ameacas, etc.

    Essas pessoas que escrevem tais coisas, nao se mostram civilizadas, nao estao preparadas para agirem de forma serena e de acordo com as leis em vigor, e as reacoes delas mostram que podem ser iguais ou ate piores que a mulher em questao.

    Nem perdi meu tempo comentando e nem quero dar atencao. Que fiquem espumando e babando de odio, mas fazem a maior “poker face” diante de coisas piores na vida real..

    Curtir

  4. Nada me tira da cabeça que a reação desse povo contra a enfermeira pouco tem a ver com os fatos em si, mas sim com a própria sanha violenta de quem reagiu. O episódio foi uma excelente desculpa para o povo vomitar seu ódio, transmudado em ameaças e xingamentos.

    Curtir

  5. Já lançaram vídeos condenando a atitude da enfermeira, no qual estão conclamando por justiça, como se não houvesse coisas mais prementes para se preocuparem, é lamentável a quantidade de idiotas do tipo : Maria-vai-com-as-outras.
    Aqui em um bairro do meu município, os moradores empalaram e mataram um cara a pancadas por causa de um boato: o cara chegou muito cedo em casa e pegou a esposa transando com o amante, então ela saiu pela rua gritando que fazia isso porque o marido abusava sexualmente da filha, depois de algum tempo os moradores ficaram sabendo que era tudo mentira, o defunto era inocente, isso sim foi barbárie, povo ignorante!!!Justiça não se faz com as próprias mãos.

    Curtir

  6. Gostaria de perguntar como mudo minha imagem de perfil/avatar, quero colocar uma foto e não estou conseguindo isso, me ajudem e perdoem a minha ignorância em informática…

    Curtir

  7. Oi André, bom dia. Gostaria de saber de ti se posso divulgar esta sua postagem em meu perfil do facebook, caso positivo agradeço desde já.

    Leio todos os dias este blog e gosto muito, vocês são geniais.

    Falando um pouco sobre a notícia, acredito que a autora das agressões ao cão deva ser punida de alguma forma, creio que fazendo serviços relacionados a animais ( um canil ou algo do tipo ).

    Curtir

  8. Ótimo texto. E espero que o apocalipse chegue antes, porque sábado vi uma formiga de dois centímetros com a cabeça laranja e listras verdes pelo corpo que me fez ter pavor de andar no quintal de casa novamente. Não suportaria uma invasão dessas…

    Curtir

  9. @Tatsumi, você foi a pessoa que melhor mimetizou o pensamento do populacho ignorante que foi pedir a cabeça da pessoa presente no vídeo.
    Mas cabe ressaltar que o fetiche e a idealização do animal como parte integrante da família humana (sic) é resultante do APEGO que as pessoas tem por tais animais.

    Curtir

  10. O tal do sofativismo virou moda e é mais fácil compartilhar fotos e xingar muito no Twitter do que arregaçar a mangas.

    As imagens são revoltantes sim, mas o povo tem de aprender a contar até dez e pensar. Ou então terão muitos motoristas sendo espancados por passarem mal.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.