Paraplégico volta a andar com ajuda de pernas biônicas

Grandes nomes da Ciência: Jane Goodall
Desativação de gene faz com que ratas virem lésbicas

6million-man.jpgPor muito tempo, pessoas com lesões sérias estavam condenadas a ficarem para sempre em cima de uma cama ou, na melhor das hipóteses, se locomover com o auxílio de uma cadeira de rodas. Nem que seja uma estilosa como a do Stephen Hawking. Entretanto, longe de nos acomodarmos com infortúnios da vida, a ciência resolveu que tinha que haver um meio a suprir pessoas com lesões diversas, de modo que pudessem ter uma vida normal (ou quase). É a Bioengenharia – ou, como costumam falar erroneamente, Biônica – em ação!

Hayden Allen viveu na pele este infortúnio. Por causa de um acidente de moto há alguns anos, Allen ficou paralisado do peito para baixo, sem a menor capacidade de andar, já completamente desenganado pelos médicos. No entanto, os inventores Richard Little e Robert Irving decidiram que não podia ser simplesmente assim, pois eles tinham a tecnologia capaz de fazer Allen voltar a andar. Talvez não mais forte ou mais rápido; simplesmente, andar novamente. E fizeram!

De acordo com a ITN, Little e Irving construíram o protótipo que eles chamam de REX (Robotic EXoskeleton) que, segundo eles, é o único aparelho autônomo e que permite que as pessoas se levantem, caminhem, subam e desçam escadas completamente sozinhas. O projeto demorou ridículos 7 anos para ficar pronto, ainda que pareça mais o exoesqueleto que a Sygourney Weaver utilizou em Alien, o Resgate. Abaixo, vemos o vídeo da reportagem, com a cena onde Hayden Allen consegue levantar-se somente com a ajuda de REX e caminhar até o Primeiro Ministro da Nova Zelândia.

O preço estimado para REX é de cerca de 150 mil dólares (pouco mais de 265 mil reais), o que equivaleria a 20 cadeiras de rodas, mas bem mais barato que 6 milhões de dólares. Caro? Você acha melhor ver 20 pessoas com a bunda sentada numa cadeira de rodas, com dificuldade para subir num ônibus e sem a menor chance de descer uma escada? Pensem que com uma produção em larga escala, o preço cairia abruptamente. Vocês podem ver outros vídeos e detalhes sobre a engenhoca no site da mãe da criança: a REX Bionics.

Agora, devemos chegar na parte onde algum tosco falará que Deus inspirou os inventores a criarem este equipamento, e que devemos dar glórias a Jesus (e dinheiro pro pastor) por causa disso. ALELUIA!

A Ciência marca ponto mais uma vez…. como sempre!

Grandes nomes da Ciência: Jane Goodall
Desativação de gene faz com que ratas virem lésbicas

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!