Homo Erectus inventou a vida moderna?

Imaginem-se, meus perclaros, na sua condição atual. Sentados em seus sofás, apreciando o mundo vendo novela e BBB, tendo uma vida compartilhada com seus familiares, vizinhos e indo pro trabalho pra encontrar idiotas débeis mentais imbecis colegas de trabalho. Este modo de vida tido como “moderno” não é tão moderno quanto você pode imaginar. Cientistas pesquisando o sítio arqueológico de Gesher Benot Ya’aqov, na região norte de Israel chegaram à conclusão que esse modo “moderno” já existia 500.000 anos antes de nós, pobres Homo Sapiens chegarmos com nossas malas e cuias.

No local, os arqueólogos encontraram evidências da mais antiga forma de organização social e comunicação, com direito a espaços de trabalho divididos. O tipo de coisas que são consideradas como marcas de nosso comportamento moderno. Só ficou difícil de determinar se os vizinhos colocavam som alto ou se a boazuda da casa ao lado fazia danças sensuais depois que chegava da colheita, antes do maridão colocar os pés em casa.

No local, foram encontrados muitos artefatos, como machados e outras ferramentas de corte, furadores, martelos etc., que pertenceram ao nosso ancestral, conhecido como Homo erectus. Este ancestral já usava ferramentas e processavam frutos e sementes para seu consumo.

Baseado nesses achados e evidências de outros sítios arqueológicos, os cientistas chegaram à conclusão que havia uma divisão de trabalho em Gesher Benot Ya’aqov, uma espécie de cooperativa de trabalho, onde os membros trabalhavam em grupo e compartilhavam o que era produzido.

Segundo o arqueólogo Dani Nadel, a nova descoberta indica um surpreendentemente precoce aparecimento de atividades humanas semelhantes ao do homem moderno. Nadel disse que esses sítios mostram uma evolução contínua em todos os aspectos da vida diária, desde o enterro dos mortos até os layouts das comunidades e lares.

“Agora temos cozinhas e salas de estar e quartos de dormir”, disse Nadel. “Mas tudo começou em algum lugar do passado”.


Fonte: National Geographic

2 comentários em “Homo Erectus inventou a vida moderna?

  1. indo pro trabalho pra encontrar idiotas débeis mentais imbecis colegas de trabalho.

    Palavras tão sabias jamais ditas com tanta perfeição.

    O interessante agora seria saber quando se iniciou a comunicação mais desenvolvida. Quando começamos a saber que aquilo é aquilo, e não outra coisa (isso se vocês entendem o quero dizer e onde quero chegar)

    Se já tiver algum artigo sobre isso me avisem.

  2. Com tal descoberta podemos comparar a qualidade de vida deles com a nossa. Hoje podemos contar com IPTU, IPVA, IP da internet, engarrafamentos, diversas filas com diversas finalidades diferentes. Mas o mais significativo, é que hoje podemos andar por aí sem nos preocuparmos com ataques de feras selvagens.

    Mas. hein?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s