Brasil terá venda de passagens pro Espaço

Não é isso que você está pensando. A Economia brasileira AINDA não foi pro Espaço. Apesar que ninguém me tira da cabeça que estamos sob o comando de uma série de aliens e eu nunca confiei em seres nonadáctilos.

A empresa Virgin Galactic, do grupo Virgin, aposta agora no turismo espacial e planeja começar a levar passageiros ao espaço até o final deste ano. Pelo menos 300 pessoas já garantiram sua reserva, que pode ser feita pelo site da empresa. Agora, os brasileiros que quiserem se tornar astronautas também já podem garantir a sua vaga em São Paulo.

Exatamente, meus caros! Finalmente, as grandes epmpresas acreditam no Brasil e o mundo todo espera com ansiedade o lançamento de uma nave espacial repleta de brasileiros. Já tem até agência de turismo em São Paulo cadastrada junto à Virgin para a venda de pacotes e as passagens já estão à venda. Saquem seus vales-transporte e corram pra lá. E se a empresa de turismo, em troca de uma propaganda básica, quiser me mandar duas passagens, eu agradecerei de coração, darei-as de presente pros meus vizinhos crentes pra ver se eu fico livre desta amaliçoada música gospel!

O mimoso turismo custa uma bagatela: Por 200 mil doletas vocês podem curtir o passeio. E se com cem mil eu teria mulheres, iates, mansões…, por 200 eu terei uma viagem ao espaço! Isso que eu chamo de negócio. Onde está o m,eu cartão de crédito???

Incluso, o turista terá direito à viagem propriamente dita, treinamento e preparação para vencer a barreira do som (340 m/s) e a ficar em ambiente de microgravidade – se você leu em algum lugar “gravidade zero”, pode xingar, pois não existe gravidade zero e sim micro gravidade, pois por menor que seja, ainda existe – pela enormidade de tempo que chega a… 4 MINUTOS!!

Nesses 4 minutos você ficará flutuando pra lá e pra cá bancar o idiota e ter uma revolução estomacal. Comida e bebida não estão incluídos no pacote (motivos óbvios) e nem sei se terá direito a uma aeromoça comissária de bordo (ela pode não ser tão moça assim), mas de quialquer forma, você não vai nisso para fazer novos amores e sim para tirar onda de novo rico e bancar o idiota perante seus amigos (que não perderão tempo em bancar os idiotas também , só para parecerem “chiques”).

Os primeiros grupos devem sair do Deserto do Mojave, na Califórnia, mas um complexo, com aeroporto espacial e hotel de primeira classe, deve ser instalado no estado americano do Novo México (obviamente, cobrarão por fora. Sabem como é o capitalismo…). Antes de voar, o passageiro passa por exames médicos e aprende como se comportar em ambiente sem gravidade. Ao meu modo de ver, o cara aprenderá a não bancar o mão-boba e se aproveiar da situação com as senhoras presentes.

Em fase final de testes, a chamada SpaceShip 2 (a belezinha ali em cima) comporta apenas seis passageiros-astronautas e dois pilotos por viagem. Ela não é lançada verticalmente, como os foguetes, mas acoplada a uma aeronave que a leva até uma altitude de cerca 15 km, diz a Virgin Galactic. É quando a nave aciona seu motor propulsor para subir verticalmente e alcança velocidade três vezes maior que a do som, segundo explica a especialista da agência de turismo paulistana.

Abaixo você pode ver uma foto – feita em estúdio, é claro – de como seria a cabine da nave espacial (clique para ampliar). Se bem que eu preferiria ir numa viagem dessas com a roupa do Capitão Kirk. Bem, não se pode ter tudo na vida…

Em 90 segundos, a SpaceShip 2 atinge 110 km de distância do planeta. Pela janela, o passageiro vê a Terra azul e ouve o silêncio absoluto, mas isso se a brasileirada não começar a tcar um pagode pra animar. O motor é desligado e, em ambiente orbital, os novos astronautas podem pairar no espaço por quatro minutos. Ao retornar à atmosfera terrestre, as asas da SpaceShip 2 são reconfiguradas para conduzir os passageiros ao solo, com pouso semelhante ao de uma aeronave. Da decolagem ao pouso, a viagem dura 90 minutos.

De acordo com a operadora de turismo espacial, a tecnologia desenvolvida reduz os riscos na hora da reentrada, permitindo que a nave retorne à atmosfera da Terra em qualquer ângulo e se oriente automaticamente sem qualquer intervenção dos pilotos. Durante a descida, diz a empresa, é necessária apenas uma proteção térmica mínima. Dizem até que a equipe é composta por ex-profissionais da TAM e que a nave descerá em Congonhas. Mas, nada isso foi confirmado.

A Virgin Galactic, que planeja inicialmente realizar um vôo por semana e quer alcançar a marca de até dois por dia, afirma que trabalhará para reduzir a tarifa espacial o mais rápido e o quanto possível. Os astronautas em potencial ficam na torcida para que o preço do “tíquete”, um dia, caiba em seus bolsos.

E no meio disso deveremos esperar mais vôos. O Brasil está se lançando (se quiser que seja um trocadilho, fique à vontade) no mercado espacial. O problema será o lixo espacial que deverá resultar disso. Além de satélites, chaves de fenda, parafusos, restos de foguetes etc, talvez tenhamos um alguiadr com farofa e galinha preta, além de algum maluco com traje espacial e uma bíblia na mão.

Pelo menos, não poderão ficar gritando, pois o som não se propaga no vácuo…

6 comentários em “Brasil terá venda de passagens pro Espaço

  1. Espero que eles apliquem este “lucro” em melhorias nesta tecnologia de viagem espacial, principalmente de longa duração. (10 minutos no mínimo)
    Eu até diria pra aplicarem em educação, segurança e saúde, mas já vimos que isso é uma utopia.
    Meu sonho de ser astronauta quando crescesse está se tornando realidade! :D

    1. Eu tbem.

      Adoraria viajar para o espaco e ficar uns dias em orbita ou ate mesmo ir para a Lua.

      Em 1967, a PANAM (hoje extinta) promoveu uma campanha publicitaria de venda de passagens para a Lua, no ano 2000. Ainda tenho a revista com esse anuncio.

      :smile:

  2. Quem não queria uma viajen dessa? Eu queria mas não tenho grana pra visitar meu primo em Portugal, imagina ir no espaço? hauhauhuhuhahua mas como tudo tem seu tempo que sabe no futuro, muito bom seu post amigo, até a proxima….

  3. Ôôpa! Vou reservar uma para mim:

    olha, olha, olha…como sou especial: fui para o espaço¹!

    _____________
    ¹Nota: aqui em sampa é comum falar (querendo dizer que mandou alguém às favas): Mandei fulano pro espaço!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s