“Igreja Jedi” vira moda na polícia escocesa

Essa notícia é deliciosa demais para deixar passar em branco: cerca de dez policiais da Strathclyde Police, o mais importante corpo policial da Escócia, afirmaram seguir uma religião Jedi. Não, pessoal, é sério! Os caras se declaram J-E-D-I-S!!! Alguém aqui pode ficar sério com isso? Pois acho bom ficar, pois eu vou dizer o motivo logo, logo.

Segundo informou o Supra-Sumo de loucuras mundiais (aka BBC), oito policiais e dois funcionários da Strathclyde confessaram ser devotos da “fé Jedi” ao responderem suas crenças religiosas em um formulário. Ainda não foi revelado se alguém se declarou Sith, mas vocês sabem como é… Só pode haver dois Sith: um mestre e um aprendiz.

Esses oito policiais podem até ser considerado um número pequeno, dentro uma corporação de 8.200 agentes e 2.800 funcionários, mas está sendo considerado um marco, já que é a primeira vez em que a Polícia local permite seguidores deste culto.

Aliás, não vejo porque impedir. Qual é a diferença de crer numa Força que rege todas as coisas no Universo, unificando toda a existência, fazendo fluir um poder interior, dando-lhe capacidade de enfrentar seus medos e temores, voltando-se ao altruísmo e enfrentando forças negativas e rezar para um deus qualquer, para que seus anjos nos protejam de demônios? Para mim, nenhuma.

Toda religião começa com um mito. E não. Religião é baseada em mitos, mas um mito não é uma religião per se. Um mito serve para integrar as pessoas de uma determinada composição social, integrando-os. A religião vem da exacerbação do mito, transcendendo-o a um viés sobrenatural. Se eu pego um mito como o de Guerra nas Estrelas e o uso para integrar-me com pessoas de gosto afim (fãs, em outras palavras), eu posso sim, ter um mito. Sempre que lançam um filme como este ou de Jornada nas Estrelas, podemos ver os fãs vestidos a caráter. Eles fazem do seu mito algo particular e encontrarão outros que correspondam a isso, daí há a interação social entre eles.

A “Igreja Jedi” nasceu no ano passado pelas mãos de dois irmãos ingleses, Barney e Daniel Jones, e dá sermões sobre “A Força”, o sabre de luz, e as técnicas de meditação de um bom cavaleiro Jedi. Mas há uma lenda urbana internética que rola desde 2001 que dizia que se marcassem “Jedi” como religião nos formulários do censo na Austrália, o parlamento teria que incluí-la na lista de religiões, como é dito pelo Snopes, o mais famoso site que cataloga lendas urbanas do mundo.

Calcula-se que na Inglaterra, Escócia e País de Gales haja cerca de 400 mil seguidores desta fé, que se inspira em religiões como o budismo, o taoísmo, o xintoísmo, além de crenças de origem celta.

No entanto, e apesar dos esforços de seus seguidores, “A Força”, a “Ordem Jedi” e os ideais defendidos por esta religião não foram, até o momento, reconhecidos oficialmente e isso eu não entendo. Vamos analisar. Se você assistiu aos filmes você viu que o que norteia os Jedis é:

1) Verdade
2) Justiça
3) Altruísmo
4) Serenidade
5) Manutenção da paz
6) Reconhecimento de uma força unificadora

Dando uma simples olhada no Caminho Óctuplo do Budismo podemos reconhecer tudo ali. E não fui o primeiro a descobrir isso. O livro O Dharma de Guerra nas Estrelas estabelece uma relação entre o filme e a filosofia budista.

Por enquanto, o Escritório Nacional de Estatística do Reino Unido incorpora todos aqueles que se identificam como seguidores da fé “Jedi” à categoria de ateus, o que dá mais uma relação com o Budismo, porque, caso não saibam, o Budismo não é uma religião confessional, pois é considerada uma filosofia, mas a diferença é pouca. O Budismo não acredita em deuses e sim que todos nós podemos nos tornar Buddah, ou seja, Iluminados… ou Mestres Jedi. ;-)

De acordo com a Jedi Church:

A Jedi Church reconhece que existe uma força Toda-Poderosa que une todas as coisas no Universo, e aceita que todas as raças e espécies de todos o Universo como membros potenciais da religião. Junte-se à Jedi Church hoje!

De minha parte, não vejo problema nenhum dos caras seguirem uma “fé Jedi”. Religiões aparecem de modo muito mais tosco, como foi o caso de John Frum, que o Abbadon me lembrou.

Já no site The Jedi Religion, achei um parágrafo interessante (tradução livre):

A religião Jedi não tem qualquer isenções legais, fiscais ou constitucionais bem como outros benefícios concedidos a outras religiões. Este site é dedicado a corrigir esta anomalia, e assegurando que todos esses direitos e privilégios usufruídos por qualquer outra religião também deveria ser concedido ao Jedi religião em todos os países da Terra.

O que diferencia uma religião de outra? Se eu fizer uma religião chamada Igreja Neopentelhecostal do Jesus de Pés Chatos, eu estarei criando mais uma (entre centenas) variante da mitologia cristã. Por que não os Jedis também? Eles nunca nos condenaram ao Inferno se não os seguíssemos…


Fonte: Estado de São Paulo

53 comentários em ““Igreja Jedi” vira moda na polícia escocesa

    1. @ZzXx, Sei o que é pior e mais humilhante.Sair por ai batendo de casa em casa dizendo:”Quer conhecer a palavra do senhor?”
      Não somos retardados.Se queremos leite,vamos na porta da geladeira e pegamos;Se queremos namorar,vamos atrás das “minas”;Se queremos estudar,lemos artigos e pesquisas relacionadas com assuntos de nossos estudos.Ou seja,se queremos ouvir a palavra do seu “Senhor” deixem que vamos ao encontro delas.Não precisam vir em hora de almoço perguntar se queremos escutá-las.
      Ah,releiam seus folhetos,pois estes contem demasiados erros gramaticais.

      OBS:Não estou dizendo que você faz parte deste meio ZzXx.Apenas não me contive em dizer algumas coisinhas. :wink:

      Curtir

  1. Encontrei meu caminho, criarei uma igreja baseada em Star Trek. Se os Jedi “hereges” se acham bons o bastante para ter uma religião, por que não nós os Trekkers? hehehe Spock é meu pastor e o phaser não faltará!

    Curtir

      1. @André,
        Ceeerrrtttooo, não vamos nos esquecer do sacrifício, ou seja, os caras que descem aos planetas só para morrer, do lado dos bambas; todo espisódio tem desses ^^ (qualquer semelhança, de minha parte, é mera tiração de sarro mesmo)

        Curtir

  2. É isso aí pessoal, também sou trekker seguidor do Grande Passaro da Galaxia. Acredito que o preceito mais importente em nossa fé é a Primeira Diretriz, que diz que nós não podemos interferir na vida de outros seres. Isso quer dizer que não bateremos na porta de sua casa no sábado pela manhã para te fazer mudar de religião.
    Mas se quiser assistir alguns episódios eu empresto os DVDs, também tenho livros que falam sobre a série, vocês gostarão de conhecer mais sobre nós.
    Melhor parar por aqui já estou começando a converte-los.
    Vida longa e próspera.

    Curtir

  3. iii, meninos, voces beberam o que ontem a noite?

    Adorei a criatividade dessa gente! Essa brincadeirinha de criar religiões, está ficando cada vez mais engraçada. :mrgreen:

    Curtir

    1. @Karol Félix,
      Eu não sei os outros, mas eu bebi Água de Altair e Cerveja Romulana, num ritual denominado Kobaiashi Maru.
      :mrgreen:

      Curtir

  4. Se nos cultos vierem com a história de passar a cestinha de arrecadação com a desculpa de que é para a manutenção da Jedi Starfighter, eu pulo fora.

    Só estou avisando…

    Curtir

  5. EU SÓ QUERO SABER SE NA NOVA IGREJA VAI ROLAR ISSO?

    POSIÇÕES SEXUAIS E SEUS PECADOS, SEGUNDO EDIR MACEDO
    Retirada do livro ‘Castigo Divino’ da Igreja Universal do Reino de Deus- (Edir Macedo) AUTOR : Bispo Edir Macedo – Vejam os comentários sobre o pecado das seguintes posições sexuais:

    Posição de quatro: É uma das posições mais humilhantes para a mulher, pois ela fica prostrada como um animal enquanto seu parceiro ajoelhado a penetra. Animais são seres que não possuem espírito, então o homem que faz o cachorrinho com sua parceira fica com sua alma amaldiçoada e fétida.

    Sexo Oral: O prazer de levar um órgão sexual a boca é condenado pelas leis divinas. A boca foi feita para falar e ingerir alimentos e a língua para apreciar os sabores. A mulher engolindo o sêmen não vai ter filhos. E o homem somente sentirá dores musculares na língua ao sugar a vagina de sua parceira.

    Sexo Anal: O ânus é sujo, fétido e possui em suas paredes milhões de bactérias. É o esgoto propriamente dito. No esgoto só existem ratos, baratas e mendigos. (COMO ASSIM, MENDIGOS????????). A pessoa que sodomia ou é sodomizada ela se iguala a um rato pestilento.. Seu espírito permanece imundo e amaldiçoado. Mas o pior é quando o ato é homossexual, pois o passaporte dessa infeliz criatura já está carimbado nos confins do inferno (UAU!!!).

    Veja a maneira certa de se relacionar sexualmente, segundo a cartilha:
    Posição Recomendada: O homem e a mulher devem lavar suas partes com 1 litro de água corrente misturado com uma colher de vinagre e outra de sal grosso. Após isso, a mulher deve abrir as pernas e esperar o membro enrijecido do seu parceiro para iniciar a penetração.
    O homem após penetrar a mulher, não deve encostar seu peito nos seios dela, pois a fêmea deve estar orando ao Senhor para que seu óvulo esteja sadio ao encontrar o espermatozóide..

    Depois do ato sexual, Os dois devem orar, pedindo perdão pelo prazer proibido do orgasmo (KKKKKKK) .
    Como penitência… O açoite com vara de bambu é aceito em forma de purificação.

    Curtir

    1. Gente eu meio que gargalhei, e meio que fiquei escandalisada, como assim dizer que esgoto, é lugar de mendigos? Que absurdo, vontade de juntar uma turma de moradores de rua (prefiro essa palavra no lugar de mendigos), e levá-los, para uma “conversinha”, com o bispo, quem sabe ele (o bispo), de comove com a situação dos moradores e doa 10% de sua riquesa em prol deles?

      Sobre o fato de terem que lavar as partes com vinagre e sal, foi inevitável, pensar em tempero pra salada ou churrasco, fora que deve dar um ardume nas partes! Posso usar um aji-no-moto, pra dar mais gostinho? A esqueci sexo oral só dá câimbra na lingua, não dá prazer (gargalha)

      Sobre o resto das proibições, bem, o bispo não citou as posições do Kama Sutra, como dizem que quem silencia, concorda, vou praticá-las em nome do coito santificado.

      Curtir

      1. @mirtes,

        Sobre o fato de terem que lavar as partes com vinagre e sal, foi inevitável, pensar em tempero pra salada ou churrasco, fora que deve dar um ardume nas partes! Posso usar um aji-no-moto, pra dar mais gostinho? A esqueci sexo oral só dá câimbra na língua, não dá prazer (gargalha)

        MIRTES, o tempero para churrasco deve ser para desinfectar,kkkk. Elas podiam passar um “Intimus Gel.”
        Já imaginou transar e pensar que está fazendo uma coisa muito errada? Como pode chegar ao orgasmo, já que Deus tá vendo tudo? Será que Deus é voier?

        Curtir

          1. @André,

            Limão galego é otimo para temperar peixe, mexilhão, ostra, mas tem que tá tudo fresquinho.
            Já para fazer um bacalhau, nada como um leite de coco.
            kkkkkkkk

            Curtir

      1. @mirtes,
        Pelo que entendi, eram um chupins que ficavam tomando a forma dos outros, para os ferrarem, de quebra eram hermafroditas (posteriormente eunucos)…
        Isso traz outro problema… quem irá iniciar a religião Bene Gesserit? Taí a bola levantada, para você, que poderia aproveitar a especiaria.
        Mirtes para Madre Superiora, uhuu! :wink:

        Curtir

    1. @Neto,
      “O medo é assassino da mente” é um mantra bem melhor que qualquer besteira cristã, e um Verme é um deus bem melhor. :cool:
      Que as bençãos de Shai Hulud estejam convosco!

      Curtir

  6. Qual a suprema autoridade terrena dessa nova religião curiosa? George Lucas? Será mesmo que essa religião Jedi tenha lá seu messias? Talvez Luke Skywalker? E seu anticristo? Darth Vader? Estará previsto na doutrina da “Igreja Jedi” que o anticristo é o pai do jovem Luke? Quais os papéis de Obi Wan Kenobi, o Mestre Yoda, Solo, Chewie e etc? Serão apóstolos, discípulos, profetas? Realmente difícil entender! Que diriam os meramente aficionados, os “não-praticantes”? De qualquer modo, este é um indício patente da extrema estupidez à qual o homem pode chegar. Não bastassem as ridículas ramificações do Cristianismo neopentecostal e as novas doutrinas sincréticas absurdas da atualidade, também teremos de nos haver com uma seita vinda diretamente de Star Wars? Ah, o ser humano e seus desatinos!

    Curtir

    1. Por que será que quando se fala “religião” as pessoas pensam unicamente no cristianismo? Existem religiões muito mais antigas e ainda hoje veneradas, sem que tenham propiciado morte e perseguição como as Ovelhinhas do Senhor têm feito.

      Curtir

      1. @André,
        Naturalmente. A profusão de credos é realmente notável, não nego isso. Ao promover a analogia entre essa doutrina “Jedi” e o Cristianismo, eu quis somente trazer o contexto para um ponto que nos é mais conhecido. Não que eu conheça em profundidade os preceitos e mitos de outras religiões, mas me pareceu mais conveniente e até mais bem-humorado tomar o nosso conhecido Cristianismo e, mediante a comparação, rebaixá-lo a apenas mais uma fábula de aventuras quiméricas.

        Curtir

  7. Gente estamos no planeta Terra…Criaram a Assembléia de Deus por que não “Igrejas Jedi”.
    Que a força esteja com vocês.Além do mais,igrejas são meios rendáveis muito bons.(Impostos zero).
    Estou pensando em criar a “Igreja Lego”,para que os princípios das simples peças não se percam pelo longínquo secular que é o tempo.
    kkkkkkkkkk…

    Curtir

  8. Meu Deus! A situação está cada vez mais preta.
    Quando a gente pensa que estamos evoluindo, aparece uma contradição dessas… :roll:
    Ainda mais quando se houve histórias de pessoas que matam “em nome de Deus”, “para salvar as almas dos parentes”, como acabei de ouvir na televisão. Esses cristãos estão ficando cada vez mais agressivos. Logo, precisaremos pará-los à força.*yeah* :mrgreen:

    Curtir

      1. @ZzXx, :D depende do ‘nível de evolução’ com o qual as comparas :D
        partindo do ponto de vista que as sociedades secretas praticamente MANDAM na Igreja Católica , é perfeitamente aceitável deduzir que outras religiões menores (mais inferiores ainda^^) como esta pobre coitada, esteja também sofrendo com essa pressão *ar dramático* :D ^^

        Curtir

        1. @Carol,
          sociedades secretas praticamente MANDAM na Igreja Católica

          Se a sociedade é tão secreta assim, como você sabe de sua existência?

          Fico aqui lembrando do saudoso Omar Kayan, que se dizia líder de umas 20 seitas secretas.

          Curtir

          1. @XaparraL,
            a Maçonaria já não é mais secreta, é apenas discreta, porque hoje em dia muito mais gente têm acesso…mas somente a Maçonaria…
            Não acredito que você indaga na “sua existência”. Eu já vi BEM de perto! E o fato de existirem, não quer dizer que estão certas!….
            As pessoas geralmente,, sabem mesmo, através de testemunhos, porque na internet não é muito seguro né…Conheço pessoas que são, pessoas próximas, mas repito, não quer dizer que só por que são secretas e passam ar de superioridade ou seja lá o que for por serem secretas, que elas saberão a verdade!

            É claro que Omar Kayan estava tirando ‘sarro’ com a cara de vocês, por que eles têm mais o que fazer (e coisas muito mais importantes e interessantes, para a parte deles, é claro), do que ficar espalhando seus segredos por aí…ou como no caso: mentiras!

            Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.