Encontradas estruturas celulares preservadas em fósseis de 75 milhões de anos

CLARO, criacionistas malucos (tem outro tipo) dirão que isso é "prova" que dinossauros não são tão velhos assim, que a Terra tem milhares de anos de idade e Darwin é feio e tem cara de mamão.

Bem, durante um exame de alguns fósseis do período Cretáceo, cientistas encontraram vestígios orgânicos de tecidos moles em  oito das amostras estudadas, que estavam sendo catalogadas no Museu de História Natural de Londres, que fica em Londres e é um museu que conta toda a nossa História Natural.

Se você não acredita nesse negócio de dinossauro, fóssil ou Ciência, feche esta página e vá ler o site do Feliciano, poupando-se de dores estomacais.

Continuar lendo “Encontradas estruturas celulares preservadas em fósseis de 75 milhões de anos”

Castigo vem a cavalo e Megatron vem numa cheetah

Em 2012, eu tive a insânia de rir que o guepardo-robô do DARPA era lentinho, mas muito amado. Eu mudei de ideia e declaro para os devidos fins que eu me rendo ao poder supremo das máquinas e juro eterna lealdade a elas. Porque, né?, depois disso que eu vi, queridos, correr para as montanhas não é mais uma opção.

Os nerds do MIT se cansaram de ser bulinados, digo, sofrerem bullying e decidiram contra-atacar com robôs que correm e saltam obstáculos.

MORTE AOS HUMANOS! MORTE AOS HUMANOS! MORTE AOS HUMANOS!

Continuar lendo “Castigo vem a cavalo e Megatron vem numa cheetah”

Pare e veja este time lapse com resolução boçal

Hoje foi um dia agitado e cansativo. Eu nem pensei em postar algum artigo hoje. Mas eu vi um vídeo em time lapse e gostei um bocado. Sempre gosto de vídeos assim e, pelo menos, posso compartilhar algo com vocês. É um vídeo gravado por Randy Halverson (ele tem site e tem twitter).

O vídeo está disponível em 4K. Se sua TV/Monitor tem suporte a essa resolução (eu duvido, mas…), não deixe de usá-lo. É verdadeiramente mágico!

Continuar lendo “Pare e veja este time lapse com resolução boçal”

Amputados controlam próteses de forma inconsciente

Diferente de Deus, a Ciência não odeia os amputados, não importando o que o japa filosófico diz. O que a Ciência odeia é ver tanta tecnologia não sendo aplicada, mas cientistas resolvem isso rapidinho. É uma questão de tempo e dinheiro, e algumas empresas têm de sobra, como a Össur, cuja página brasileira diz que é uma empresa líder mundial em sistemas não-invasivos de ortopedia que oferece tecnologias avançadas e inovadoras dentro dos campos de próteses, órteses e materiais terapêuticos. Em outras palavras, faz próteses.

Muitas empresas fazem próteses, mas a Össur (será que eles pensaram que acabaria num trocadilho em português?) desenvolveu uma prótese que recebe ordens direto do cérebro.

Continuar lendo “Amputados controlam próteses de forma inconsciente”

As belíssimas nuvens noctilucentes

Desde que eu cheguei, eu estava vendo algo para postar. Nenhuma notícia pareceu-me algo legal o bastante para trazer pra vocês. Não que elas não sejam importantes. Mas às vezes a gente quer algo diferente de “Cientistas desvendam quebra-cabeça da esclerose múltipla“. É legal, é inspirador, mas não queria isso hoje. Até mesmo divulgadores de Ciência gostam de algo mais inspirador, ainda que não seja Ciência pura.

Eu vi um vídeo em time lapse. Isso é muito legal, e faz um tempo que eu não posto nenhum vídeo assim. Nele eu vi nuvens noctilucentes, e queria compartilhar com vocês.

Continuar lendo “As belíssimas nuvens noctilucentes”

Ainda que eu ande pelo vale das sombras, não temerei

É uma postagem rápida. Vi algo muito bom e de muito significado, ainda que não pareça logo de início. É um experimento simples, que qualquer escola decente faz (algumas escolas indecentes também fazem). É este aqui:

Sim, você já a viu antes, principalmente com copos. Mas algo ali que me chamou a atenção.

Continuar lendo “Ainda que eu ande pelo vale das sombras, não temerei”

Milagre: Mães cegas conseguem “ver” seus filhos ainda não nascidos

Oh, quem foi o responsável por este milagre?

1) Pastor Jesuíno Bacamarte, da igrejinha "Jesus é Nóis!", em Nova Iguaçu.
2) Um monte de monges budistas orando.
3) O pessoal formado em Filosofia e Sociologia.

Ah, desculpe. Foi a Ciência mesmo. Que bosta, né? Que merda poder dar às mães a capacidade de "ver" os seus filhos que ainda não nasceram, quando essas mães são cegas e jamais poderiam ver um monitor de um aparelho de ultrassonografia.

Continuar lendo “Milagre: Mães cegas conseguem “ver” seus filhos ainda não nascidos”

Stephen Hawking canta Monty Python

Tem muitas coisas sem-noção no mundo. Algumas delas são engraçadas. É um "sem-noção do bem". Nada é mais sem-noção do bem que o Monty Python, o grupo humorístico inglês. Sendo assim, convidaram o Stephen Hawking para gravar uma das suas musicas. Claro, o físico na cadeira mais badass de todos os tempos (estou falando do lugar de Isaac Newton,mas a cadeira de rodas dele também é maneiríssima!) topou na hora. E o vídeo com a música Galaxy Song segue a seguir, seguindo minhas desculpas por um pleonasmo horroroso!

Ouça o seguinte (letra embaixo)

Continuar lendo “Stephen Hawking canta Monty Python”

Por que Hodor só diz “Hodor”? Ciência (como sempre) explica

Vai começar a 5ª Temporada de Game of Thrones, série que o pessoal adora por causa da literatura densa, personagens bem construídos, estilo de narrativa magnífico. Não, péra. Pessoal vê por causa das mortes e da sacanagem generalizada, mesmo. Mas, claro, eu não vou falar sobre série de TV – que não assisti um episódio até agora, nem me interesso – se não fizer alguma observação sobre Ciência junto; e o melhor exemplo, talvez, seja o caso do Hodor, o personagem que tem as melhores falas e o papel mais difícil: só falar "Hodor".

O que se pode dizer sobre Hodor? É o momento em que ficção e medicina se encontram. A Fantasia e a Realidade. E isso para além da 5ª Dimensão. Um lugar onde se abre o Livro dos Porquês.

Continuar lendo “Por que Hodor só diz “Hodor”? Ciência (como sempre) explica”

Por que o Optimus Prime é melhor que Jesus?

Na história da Humanidade, muitos heróis, semideuses, entidades mágicas e feiticeiros apareceram. Um dos que mais perduram até hoje é ele, aquele que veio nos salvar e não nos pede nada em troca. Aquele que, com seu poder, enfrentou o mal, quase foi destruído, indo parar em algum lugar longe, para depois voltar em glória e esplendor, evitando nossa queda e quase destruição.

Estou falando dele: Jesus OPTIMUS PRIME!

Continuar lendo “Por que o Optimus Prime é melhor que Jesus?”