E aí, pessoal? É com grande satisfação que eu anuncio uma fusão. Os dois maiores sites de ceticismo e pensamento crítico da Internet brasileira estão se juntando para construir um megaportal com o melhor dos dois sites. Iremos ampliar muito a nossa posição na Internet e nas redes sociais. Estaremos em cima de cada notícia, cada boato, cada mentira descarada. Serão muitos artigos com o melhor do pensamento crítico e de divulgação científica.
Isso está acontecendo, porque o Gilmar Lopes resolveu mudar de atividade, preferindo explorar sua veia artística.
Continuar lendo “Site do E-farsas.com agora pertence ao Ceticismo.net”

A televisão mudou muito nossa forma de entretenimento e cultura. O rádio é legal, mas a TV traz imagens, cores e aventura. Nem sempre foi assim, é verdade, mas hoje podemos ver imagens ao vivo de tudo o que está acontecendo ao redor do planeta, e em outros planetas também, levando em conta, é claro, que Einstein não deixa ser tão ao vivo assim ao se sair da Terra. De qualquer forma, aprendemos muitas coisas com a televisão, e eu compartilharei aqui tudo o que aprendi assistindo TV.
Imagine se você pudesse ver o limiar da vida. Imagine que você pudesse mergulhar tão fundo, num reino tão desconhecido e até agora invisível. Imagine que você pudesse chegar aos limites de um ser vivo. Imagine bactérias tão minúsculas que as outras bactérias seriam gigantes perto delas. Foi exatamente isso que o pessoal do Universidade da Califórnia e do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley viram.
Como é a divulgação científica no Brasil? Qual a importância de se divulgar Ciência? O ensino de Ciência é fraco a ponto de ter gente ainda acreditando em criacionismo, astrologia ou cobras falantes? Neste episódio do SciCast, alguns dos principais divulgadores de Ciência, como o
Eu já postei vários time lapses de auroras. Esses vídeos estão acelerados, mostrando uma profusão de movimentos coloridos fantásticos. No mundo real não é daquele jeito. São bem mais lentas… mas podem ser bem mais rápidas. Flashes, piscadas, uma explosão de cores acontecendo bem na sua frente, sem a uniformidade fabricada pelas edições de vídeo.
O ruim de estar de férias é… nada. É muito ótimo. Estou aqui num lugar que não é bem todinho meu, mas ainda assim tenho uma rede preguiçosa pr deitar. Dando uma olhadinha displicnte pela Internet, vi este video a seguir. Não é nada demais, só um avião ao Sol. Existem trilhões de fotos e vpideos assim. Mas este é diferente. Uma combinação de filtros, exposições e sorte. 

Recordar é viver, já diz o ditado. Mas também tem o caso de simplesmente as pessoas não terem lido meus artigos. Foram 412 artigos. Mesmo quando sei que estarei fora, deixo alguns para publicação automática, que é o que aconteceu por estes dias. Dessa forma, quem não leu, terá oportunidade de ver uma amostra do que andei postando. Se você leu, relembre. Não há um critério sobre a escolha. Fui me lembrando, dei uma olhada ou outra e fiz esta relação com o que me chamou a atenção. Vocês podem escolher os melhores artigos. Que tal colocar nos comentários os dez melhores?