O Antropoceno e mais real do que se imaginava

Já tínhamos falado sobre o Antropoceno AQUI e AQUI. Nossa ação sobre o ambiente mudou radicalmente a História da Terra. Somos responsáveis por alterar o ambiente ao nosso bel prazer, e isso está causando sérios riscos a outras espécies vivas, tendo gente que acredita que estamos causando mais uma grande extinção, mas aí eu acho exagero, pois muito dificilmente nós mandaremos 95% dos seres vivos pra vala, como aconteceu no Permiano.

Até agora, a comunidade científica estava debatendo se os seres humanos têm mudado o sistema da Terra suficientemente para produzir uma assinatura estratigráfica em sedimentos e gelo. Bem, parece que a resposta chegou. E não é algo muito animador.

Continuar lendo “O Antropoceno e mais real do que se imaginava”

Primeiros resultados com a fosfoetanolamina chegaram no MCTI. Calma aí, ô!

Você pensou que o caso da fosfoetanolamina tinha acabado? Nah, nah, está só no início! Os testes oficiais começaram. Então, é sinal que está pronta para distribuição, certo? Sim, se você for um completo energúmeno e totalmente ignorante em Ciência. O que aconteceu já acabaram os testes primários, nem mesmo os testes pré-clínicos começaram.

O excelentíssimo senhor ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, se encontrou com os pesquisadores responsáveis por conduzir os estudos com a fosfoetanolamina. Sabem  oque foi descoberto? Na verdade, nada. Afinal, o que diabos eles estavam fazendo nos laboratórios, ao invés de salvar vida. Dica: salvar as pessoas de si mesmas.

Continuar lendo “Primeiros resultados com a fosfoetanolamina chegaram no MCTI. Calma aí, ô!”

Teste clínico que deu errado prova por que testes clínicos são necessários

A França não é um país tão tosco quanto o Brasil. Não que não seja tosco; é, mas por outros motivos. Diferente daqui, a França leva a sério o conceito de pesquisas clínicas, ao invés de distribuir qualquer bosta para a população porque algum imbecil no Facebook disse que cura. E mesmo fazendo testes clínicos, às vezes, dá caca, como é o caso de seis pessoas que foram hospitalizadas no Hospital Universitário de Rennes depois de testar um analgésico como parte de um ensaio clínico. Uma está declarada com morte cerebral.

O que isso nos ensina?

Continuar lendo “Teste clínico que deu errado prova por que testes clínicos são necessários”

Ministro da Saúde quer que as 9vinhas contraiam zika logo

No século XVIII, Edward Jenner ficou intrigado com os elevados casos de varíola (aquela doença que matava geral, mas foi extinta graças aos árduos trabalhos do pessoal de Humanas, diz a lenda). Mais que isso, o que realmente o deixou encafifado é que algumas mulheres pareciam ser imunes à doença. Ao examinar o caso, ele percebeu que aquelas mulheres que trabalhavam ordenhando vacas ficavam expostas a animais que tinham contraído varíola bovina. Por causa das vacas que temos as vacinas, e sim, o nome deriva disso, mesmo.

Já no Brasil do século XXI, ainda se vive com mentalidade de séculos no passado. O Ministro da Saúde, no melhor estilo “microcefalia nos olhos dos outros é refresco”, expressou seu desejo que moças contraiam zika vírus antes da idade fértil para garantir imunização.

Continuar lendo “Ministro da Saúde quer que as 9vinhas contraiam zika logo”

O Problema com os Refugiados

Com a imensa massa de refugiados, o medo paira sobre as cidades. Não só o medo do terrorismo ou da vingança de grupos extremistas, mas da onda xenofóbica de outros grupos extremistas, que acham que não deveriam receber aquela massa de pessoas.

Vários casos de estupro  foram denunciados. O percentual aumentou absurdamente. Países estão pedindo para moças se vestirem sem usar roupas curtas para não ofender a população islâmica que está chegando e não pode ser ofendida.

O pavio foi aceso e os djinns estão prontos para o caos, e vamos entender o porque nete vídeo, edição extra.

Continuar lendo “O Problema com os Refugiados”

Jornal faz trabalho investigativo sobre líderes mundiais usando… Astrologia

Jornaleiros são a profissão mais fofinha que existe (não, não são, mas eu não consegui uma introdução melhor). Eles realmente se acham relevantes, principalmente quando enchem a boca para dizer que são jornalistas com diploma, como se isso significasse qualidade em seus trabalhos. Claro, isso acaba no momento em que eles tentam “informar’ o público com sua profundidade semelhante a de um pires. O que sobra, então? Pseudociência, claro!

Então, eu calmamente tomando meu café da manhã, leio o twit do Bruno, o qual me deu sentimentos conflitantes. Não sabia se fazia facepalm, se dava de ombros por ser mais do mesmo, se jogava tudo para cima e gritava “FUCK THIS SHIT!

Continuar lendo “Jornal faz trabalho investigativo sobre líderes mundiais usando… Astrologia”

Melhor Coreia bota quente e explode bomba H… diz a lenda

A Coreia do Norte, vulgo melhor Coreia, é o melhor exemplo de um país que parece ter sido fundado para ser um eterno meme, mas não para quem mora lá. Aquela tristeza mais parece um filme de terror, entre a paranoia estatal e a aquiescência bovina do povo, que chega ao fanatismo, o que, claro, é fomentada pelo Estado.

Agora, houve anúncio que a Melhor Coreia detonou uma bomba termonuclear, também chamada de bomba de hidrogênio, ou Bomba H para os íntimos.

Continuar lendo “Melhor Coreia bota quente e explode bomba H… diz a lenda”

Crise Científica no Brasil. HELP!

Temos um problema sério com relação à Ciência no Brasil. Alguns argumentam que parte do problema é que o brasileiro odeia Ciência. Outros, dizem que os cientistas têm uma parcela de culpa também, pois poderia se esforçar mais em divulgar o seu trabalho, de forma que as pessoas vissem a importância desse trabalho. Onde está efetivamente o problema? Entre nossa péssima divulgação científica e verbas ridículas (quando existem) do Governo Federal, será que estamos nessa crise toda ou é algo muito pior?

Neste vídeo vamos falar um pouco sobre isso e, quem sabe, apontar algumas saídas.

Continuar lendo “Crise Científica no Brasil. HELP!”

Madre Teresa: a freira boazinha from Hell

Quando eu vi a notícia que Madre Teresa de Calcutá foi canonizada não me impressionou em absoluto. Conhecendo bem o histórico da Igreja Católica Apostólica Romana, ICAR for short, fica fácil entender como ela foi canonizada tão rapidinho, ainda mais se conhecermos além da imagem de missionária devotada, mas nos apegarmos a fatos. Quem era Madre Teresa, e por que ela ganhou status tão rápido?

Continue lendo >>

Pesquisa indica que dieta vegetariana ferra com o planeta. Coma bacon, diz cientista!

Uma das enormes falácias que os seguidores da religião vegan propagam é que a produção de carne ferra com o planeta. Claro, com pesquisas tiradas da cavidade retal. A parte que só a agricultura consome 70% da água potável é descartada. Afinal, essa bosta chamada “realidade” insiste em frustrar os planos de dominação mundial dos fanáticos da religião de Nossa Senhora da Alface, os jihadistas do Brócolis Sagrado.

Só que uma pesquisa realizada aponta que, ao invés do que se papageia, consumir alimentos à base de frutas, legumes, laticínios e frutos do mar é mais prejudicial para o ambiente, pois acarreta em concentrações elevadas de gases de efeito estufa por caloria.

Continuar lendo “Pesquisa indica que dieta vegetariana ferra com o planeta. Coma bacon, diz cientista!”