O Efeito Ferradura

Um fenômeno atual é aquele que o pessoal polariza tanto uma questão, com um discurso tão inflamado, idiota, tolo e irresponsável que acabam ficando com o mesmo discurso daqueles que eram contra. Uma posição tão diametralmente diferente, mas que parecem ser tão próximos.

A isso chamamos de Efeito Ferradura, e é algo que com certeza você viu por aí, e verá nesse novo vídeo.

Continuar lendo “O Efeito Ferradura”

MCTI libera relatórios da fosfoetanolamina. Nothing new!

Hoje, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (não ria, a Bolívia tem Ministério da Marinha), liberou relatórios sobre a palhaçada as análises da fosfoetanolamina. Eu me atirei em cima daquilo como um gato a um pedaço de carne. Depois de alguns minutos eu fiz cara de…

A única vantagem que vi nos documentos é a comprovação que eu tinha razão, embora isso nem seja novidade. Há verdades definitivas nessa existência. O Universo é vasto, o Sol é quente, o André sempre tem razão e esta é a sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “MCTI libera relatórios da fosfoetanolamina. Nothing new!”

Aprovada lei que permite substância ser usada como remédio mesmo reconhecendo que não é remédio

Na estranha República Federativa de Banânia, clamor popular sem nenhum embasamento vira decisões judicias. Se bem que desembargadores com noção cassaram 360 liminares, protegendo o povo ignorante de si mesmo. Claro, ano de eleição é ano de milagres. Político é sempre político e puxar o saco da população de vez em quando é legal, mesmo quando o Estado não gastará nada com alguma ação afirmativa. Disso decorreu a aprovação do  Projeto de Lei 3454/15, do deputado Weliton Prado, que obriga a União a distribuir pílulas de fosfoetanolamina à população por causa de simples postagem do Facebook, sem uma única comprovação científica.

Brasil: lugar que odeia ciência e se distribui remédio que não é remédio.

Continuar lendo “Aprovada lei que permite substância ser usada como remédio mesmo reconhecendo que não é remédio”

Inaugurada usina solar flutuante em lago de hidrelétrica. E você achando vantagem

O Brasil é um lugar que tecnologia é levada a sério. Amamos WhatsApp e Candy Crush. O problema é que não conseguimos fazer o que a Alemanha Nazista fez na década de 1940 e a URSS fez na década de 1950 (e não estou falando de extermínio de pessoas. Neste quesito, somos muito bons, obrigado).

Mas nem tudo está perdido (está, mas tentam nos iludir assim mesmo). Nós agora desenvolvemos a primeira usina solar flutuando em lago de hidrelétrica. Que maravilha. Estou com os olhos marejados com tanta tecnologia. Agora sim resolvemos nossos problemas (e você já me conhece o suficiente para saber o que vem por aí).

Continuar lendo “Inaugurada usina solar flutuante em lago de hidrelétrica. E você achando vantagem”

Obama quer que você leve seu filho e filha a um laboratório

Os Estados Unidos da América não é um país perfeito e, claro, tem muitos defeitos, como muitas vezes se meter em problemas alheios, normalmente piorando a situação. Mas a despeito de suas loucuras, eles ainda mantém um certo espírito de coletividade (e isso pode ser exagerado, às vezes, mas são outra cultura). Eles têm vários projetos, como o Take Our Daughters and Sons to Work Day. Esta iniciativa estimula que pais e responsáveis levem seus filhos e filhas para um dia de trabalho, para que eles entendam como é um dia do adulto, o esforço que ele tem que fazer para sustentar a família, das responsabilidades e até despertar uma fagulha do que pode ser uma carreira a ser seguida.

Outra coisa que eu admiro é que, diferente do Brasil, eles não têm um ódio patológico pela Ciência em 90% de sua sociedade. Por isso, Obama quer que os pais levem seus filhos a um laboratório.

Continuar lendo “Obama quer que você leve seu filho e filha a um laboratório”

O Brasil que odeia superdotados

Eu sempre digo, com justa propriedade, que o Brasil odeia ciência, mas a verdade é que eu estou sendo até getil com isso. O Brasil não odeia só ciência e cientistas. Odeia qualquer pessoa com um mínimo de capacidade a mais. No caso de superdotados, então, pior ainda. Na cartilha pollyanística, todos nós somos capazes, todos somos iguais, mesmo os mais lentinhos.

Deixem-me contar o segredinho: existem pessoas medianas, existem pessoas com deficiências e existem pessoas superdotadas. Eu tive mais um vislumbre do câncer educacional que reina neste país ao ler a história comovente de dois superdotados, mas com destinos muito, muito diferentes.

Continuar lendo “O Brasil que odeia superdotados”

SecreOtário de Direitos Humanos do Rio diz acreditar na cura gay (ATUALIZADO)

Eu olho meu calendário, mas ele me prega peças. Ele me diz que estou no século XXI, mas vivo tendo provas que estamos ainda na Idade Média. Temos gente acreditando em cobras falantes, políticos sem o menor escrúpulo, pessoal que adora manipular pessoas humildes e idiotas que acreditam que homossexualidade é alguma forma de doença. Agora, o mais tosco mesmo são os que os sujeitos acima descritos são o mesmo imbecil, como é o caso do SecreOtário de Direitos Humanos que diz acreditar piamente que existe uma cura gay. Por mero acaso, ele é pastor, também. Coincidência?

Continuar lendo “SecreOtário de Direitos Humanos do Rio diz acreditar na cura gay (ATUALIZADO)”

O Brasil dos Índices Educacionais 2016

Brasilzão mostrou a que veio mais uma vez. Tiramos o 58º lugar nos índices educacionais, numa relação de 65 países. As notas estão abaixo da média mundial, e isso pode significar um monte de coisas, mas eu prefiro ser sucinto e dizer o ponto básico: somos um país de ignorantes.

Eu já falei várias vezes sobre isso e, claro, eu que sou o errado. Nosso sistema educacional é lindo, maravilhoso, fantástico. Todos nós com Paulo Freire no coração. Pena que a realidade não é bem essa, como o vídeo a seguir mostra.

Continuar lendo “O Brasil dos Índices Educacionais 2016”

Negro que não é negro passou em concurso por causa de cotas que não são só para negros

O sistema de cotas (quaisquer uma delas, seja pra ingresso no Ensino Superior, seja pra concurso público) é algo que políticos adoram, ainda mais porque isso os ajuda a serem eleitos. Já começa pela formação do Congresso, que tentam obrigar que tenha um contingente maior de mulheres, mesmo levando em conta que a maioria dos eleitores são do sexo feminino, e se elas não querem votar nelas mesmas, obrigar por força de lei que tenha um candidato que de outra maneira não seria eleito não é ir contra a vontade da população? Já a cota para negros e pardos para ingresso no Ensino Superior é para "corrigir" uma dívida histórica.. Em 10 anos aplicando o critério de cotas teve tempo suficiente para garantir ensino de qualidade desde a Educação Básica, mas assim como a CPMF, as cotas viraram muleta, em que ninguém se sentiu na necessidade de mudar algo. Veio a lei 12.990, de 9 de junho de 2014, a qual garantiu 20% das vagas dos concursos públicos para negros. Ponto, estamos mudando o país, certo?

Bem, esqueceram que estamos no Brasil, a Terra do Jeitinho. Um cardiologista que passou no concurso do Instituto Nacional do Câncer declarou-se negro. O problema é que ele tem tom de pele claro, que o Ministério Público Federal (por meio de mágica, imagino) está investigando o caso. Temos vários probleminhas aí.

Continuar lendo “Negro que não é negro passou em concurso por causa de cotas que não são só para negros”

Grandes Nomes da Ciência: Marie-Anne Pierrette Paulze

Vejam, distintos leitores, a bela moça da gravura ao lado. Sim, gravura; em sua época ainda não tinha sido inventada a fotografia. O suave delinear do pescoço descendo até ombros claros. Um meio-sorriso maroto da aristocracia. Um queixo um tanto desdenhoso, digno de sua mocidade, ornamentando por um cascatear de cabelos ondulantes, encimados por um chapéu de plumas, como era moda daqueles dias.

Mademoiselle Paulze era assim. Um sopro cálido numa manhã de primavera, mas ela era mais que um simples rosto bonito. Mesmo em seu papel de esposa de um advogado, ela deu brilho com sua inteligência, e mesmo a Química tem muito a agradecer por seu trabalho.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Marie-Anne Pierrette Paulze”