Um colar de estrelas para o leite derramado

Saiba, grande príncipe, que quando Héracles nasceu, fruto de um adultério entre Zeus, o Rei dos Deus, e a mortal Alcmena, a deus Hera, esposa do Senhor dos Deuses ficou possessa. Aquela criança era a prova da infidelidade do marido. Hera o odiou profundamente, mas a criança precisav ser alimentada. Sendo um semi-deus, menino Héracles não podia se alimentar dos seios da esposa de Anfitrião. Assim, Zeus ordenoou que Hermes, o Deus-Mensageiro (ou fofoqueiro divino) o levasse quando sua esposa estivesse dormindo, de frma que o bebê pudesse beber de seu leite. Hermes o fez e quando Héracles sugou o leite, fê-lo com tanta força que Hera acordou com a dor e jogou o bebê longe. O leite derramado cobriu o céu noturno e assim foi feita a γαλαξίας κύκλος, o círculo de leite (ou Via Lactea, em latim).

Eu gosto deste mito. É legal, ainda que trágico. Não é bonitinho, como hisoprinhas infantis, mas podemos extrair beleza de qualquer coisa. COmo olhar pro céu noturno e ver a Via Láctea nos abraçando. pena que perto das cidades seja difícil. Ainda bem que tem gente que nos traz essas maravilhas até nós.

Continuar lendo “Um colar de estrelas para o leite derramado”

Cineastas, eu não quero saber da sua opinião sobre Ciência

Lembram quando Jim Carey falou sobre vacinação? As pessoas têm a tendência de dar ouvidos a leigos. Bastou ser famosinho, todo mundo dá ouvidos. Afinal, para que ouvir os especialistas e demais profissionais da área? Semelhante a isso foi o caso das bobagens cavalares que o Fernando Meirelles disse num encontro de abraçadores de árvores. Ele agora se julga ambientalista. Aham, tá. Segundo Meirelles, cientistas precisam falar mais a linguagem do povão e não vir com gráficos, dados, estatísticas e tudo o que forma a ciência. Ele quer coisinhas lindinhas que tocam o coração. Isso explica porque canais de Ciência como o Discovery passou a veicular aqueles programas para retardados mentais. Mais novela, menos comprovações, foi o que entendi da retórica burra do Meirelles.

Divulgando a imbecilidade alheia junto com muita Ciência, esta é a sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Cineastas, eu não quero saber da sua opinião sobre Ciência”

Pesquisadores usam robô feio para saber por que bebês riem

Existe uma ampla gama de parasitas. São parasitas de todos os tipos, não raro, sacneando seu hospedeiro. Alguns desses parasitas só atacam mulheres. Ficam lá crescendo, mudando toda a sua buiquímica, ferrando com seus hormônios, aarretando ganho de peso, mudanças no humor, saúde debilitada, anemia, dores nas costas, desconforto pra dormir etc. Aí, quando a gente arranca o parasita fora (ou quando ele mesmo quer sair), fica um monte de gente com cara de babaca rindo para aquela coisa cabeçuda, com cara de joelho, e as avós brigando se ele se parece com o pai ou com a mãe.

Basta que aquele miseravelzinho sorria pra gente, que todos os manés se derretem toooooodos. Manipuladorzinho sem-vergonha! Mas por que motivo esses bebezinhos malévolos sorriem ao interagir com seus pais?

Continuar lendo “Pesquisadores usam robô feio para saber por que bebês riem”

Cientistas eugenistas fazem ex-soldado voltar a andar

O mundo desabou na cabeça do capitão Trevor Greene, do Regimento de Infantaria The Seaforth Highlanders of Canada. Esses caras não dizem “desculpe” depois de te mandar um pombo sem asa nas fuças. O cap. Greene estava com sua tropa em alguma aldeia de Kandahar, uma região esquecida por Deus, Jeová, Alá, Shiva, Quetzalcoatl ou qualquer outro deus da sua preferência. Durante a última reza do dia, os soldados, comandados pelo capitão Kevin Schamuhn, deram uma pausa e retiraram os capacetes e depuseram as armas para mostrar aos aldeões que eles eram amigos, brincando com as crianças.

Apesar de soldados, tinham certa ingenuidade ao não perceber quando chamaram as crianças para que ficassem longe dos soldados. Foi aí que eles foram atacados… à machadadas. Greene teve um ferimento grave, ganhando daquele povo que ele tentou ser amigo uma séria lesão cerebral. Muitos achavam que ele partiria dessa pra melhor, mas ele sobreviveu, ainda que numa cadeira de rodas. Mas poderíamos fazê-lo andar de novo? Sim, senhores. Nós podemos. Nós temos a tecnologia.

Continuar lendo “Cientistas eugenistas fazem ex-soldado voltar a andar”

Sobre algumas propriedades do ar

O ar está à nossa volta, mas não o vemos, só sentimos falta quando ele não está presente, assim como acontece com meu saldo bancário. São muitas as propriedades do ar, mas eu escolhi algumas para fazer o vídeo a seguir.

Entre uma muito manjada e outra muito legal, deixo aqui um tostão a mais de conhecimento para vocês.

Continuar lendo “Sobre algumas propriedades do ar”

Porque o Diabo é melhor que Deus

Cramulhão, Pé-de-bode, Bicho Feio, Lazarento, Cabrunco, Pai da Mentira, Satã, Adversário, Senhor de Todo o Mal, Príncipe das Trevas. O mundo tem sempre arrumado um demônio para temer. Um antagonista, um vilão. O Adversário era aquele de tudo errado. Mas talvez não seja bem assim que funcione.

Este é mais um vídeo. Agpra vendo que o capeta não é tão feio quanto se pinta, ee se formos comparar com Javé, o Poderoso Senhor dos Anéis Bíblico, vemos que Samael tem muito mais qualidades que defeitos.

Continuar lendo “Porque o Diabo é melhor que Deus”

Professor Kickboxer acorda aluno com jato de extintor de incêndio

Todo professor tem problemas com alunos dorminhocos. Alguns chegam a roncar (sério!). Hoje, por exemplo, um zé ruela estava dormindo. Mandei os outros alunos colocarem os cadernos e livros sobre ele. O lazarento não acordou. Quer dizer, quando acordou tomou um susto. Mas, claro, isso não aconteceu, é uma história fictícia.

Nesse meio tempo, eu fico feliz com meus seguidores, como o Marcelo, que compartilhou uma notícia de um professor que acordou um aluno com um extintor de incêndio.

Continuar lendo “Professor Kickboxer acorda aluno com jato de extintor de incêndio”

As pessoas sempre vêm no pacote completo (e por que isso pode ser problemático)

Alguns anos atrás, em um blog já falecido e ressuscitado e falecido de novo, meu irmão espiritual Cochise César escreveu sobre como as relações entre as pessoas na internet mudou nos últimos anos. Ele contava de como os fóruns de discussão eram organizados em torno de temas. Você gosta de pokémon e conversa com outras pessoas que também gostam de pokémon. Mas há uns 10 anos inventaram um negócio chamado rede social. Nas redes sociais você se relaciona com pessoas, não com temas. E é aí que surge o problema.

Continuar lendo “As pessoas sempre vêm no pacote completo (e por que isso pode ser problemático)”

Bandidos, policiais e a insegurança que nos segura

O caos abraçou a frente da Catedral. O homem armado com um revólver mantinha uma mulher como refém nas escadarias. Outro homem chegou, um morador de rua. Ele queria salvá-la. O samaritano empurrou o meliante, este caiu, mas conseguiu usar a arma para acertar o samaritano, que caiu, tombou. 2 tiros tiraram-lhe a vida. A mulher escapou, mas a policia chegou, ciosa dos seus compromissos em proteger a população, e encheu o sequestrador de tiros.

Isso não é roteiro de um filme. Não é uma novela. É a vida real, e aconteceu hoje, em frente à Catedral da Sé, em São Paulo. Duas pessoas morreram. Um criminoso e um cidadão comum. Mais um dia violento, mais um início de final de semana problemático. Mais uma SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Bandidos, policiais e a insegurança que nos segura”

Mostrar o menino afogado era mesmo necessário?

A Síria já anda em clima de terror que nem Stephen King seria capaz de descrever. Isso não começou agora, mas está tomando dimensões cada vez piores, embora não tão alarmantes para alguém tomar uma atitude. A não ser que as ações da ONU e suas cartas bem sérias seja fazer algo. Na quarta-feira, as Interwebs ficou em polvorosa por causa da foto de um menino morto, junto com tantos outros refugiados que tentavam sair daquele Inferno na Terra chamado Síria. Uma imagem chocante, horrível, triste, desesperançada e impactante. Todos rangendo em lágrimas, rasgando a roupa e criticando a imprensa ou dando parabéns pela coragem.

Mas essa foto era mesmo necessária?

Continuar lendo “Mostrar o menino afogado era mesmo necessário?”