Pragmática: usando a linguagem no mundo real

Amiguinhos e amiguinhas!

Seguindo a nossa introdução aos estudos linguísticos, hoje vou falar de algo MUITO importante, mas que muito pouca gente leva a sério… O uso da língua.

Conhecer uma língua não é só conhecer as palavras (léxico), como pronunciá-las (fonética/fonologia), como combiná-las em frases (sintaxe). Você também precisa conhecer o uso da língua, no dia-a-dia. Essa é a parte mais difícil de se adquirir ou aprender uma língua (há diferenças, um dia eu explico).

Conhecer o uso de uma língua significa: saber usar as coisas no contexto certo, saber identificar contextos, saber usar expressões idiomáticas, gírias, arcaísmos, memes, tecnicismos… Ou seja, coisas que a gente não aprende nem na escola nem no dicionário nem na gramática, mas no dia-a-dia mesmo da interação social.

Continuar lendo “Pragmática: usando a linguagem no mundo real”

Sobre a Ciência e seus métodos

Não é um vídeo falando com detalhes do Método Científico. É apens uma reflexão sobre os mesmos e o quanto são importantes. Nada muito detalhado, mas que eu queria gravar assim mesmo. Chamem de vaiade, se quiserem, pois tudo é vaidade.

Isso sem falar que eu queria testar outras formas de fazer video. Tirando o cameraman, até que ficou bem legal. Tá, ok. Não sei se ficou legal, mas parafraseando Tolkien, como autor da obra me dou ao luxo de apresentar do jeito que eu gostar. Espero que vocês tmbém gostem.

Continuar lendo “Sobre a Ciência e seus métodos”

Folclore e Religião. Será que tem diferença?

Diz Joseph Campbel, mitologista, que mito é como se define a religião dos outros Muitas histórias são contadas de pais para filhos, ao longo dos anos. Sacis, cucas, boitatás, iaras etc. Será que tem tanta diferença assim de pregadores com poderes mágicos, como andar sobre a água, curar pessoas e multiplicar peixes?

Se você ainda não viu o vídeo que foi ao ar´sábado, taqui a sua chance de ver. Se você quer acompanhar assim que for publicado, assine nosso canal. Não esqueça de nos recomendar. Tupã está de olho!

Continuar lendo “Folclore e Religião. Será que tem diferença?”

Brasileiros curam o câncer e vão receber o Nobel. Muita calma nessa hora!

Meus vassalos me trouxeram uma notícia incrível e fabulosa. Fiquei com lágrimas nos olhos, meu coração se encheu de felicidade, meus pulmões respiraram aliviados e meu pâncreas dançou polca. O Brasil descobriu a cura do câncer! ÓMAIFUQUINGÓDE! Saiu até uma entrevista com o autor da pesquisa, salientando a má vontade do Governo em minimizar o sofrimento da população.

Será mesmo? (dica: Não).

Continuar lendo “Brasileiros curam o câncer e vão receber o Nobel. Muita calma nessa hora!”

Brilhantismo burocrático obriga crianças a pegarem frutas pro almoço. Resultado mais que previsível

Dizem os sábios que de boas intenções, a faculdade de Pedagogia está cheia. Aliando isso a burocratas, temos risada garantida da parte de qualquer um que veja o futuro ou que simplesmente tenha conhecimento daquela chatice chamada "mundo real".

O pessoal do Departamento de Agricultura determinou uma norma obrigando que no almoço das crianças nas escolas elas tenham que pegar frutas, legumes e verduras. Se você já lidou com crianças, já sabe o que aconteceu antes que eu conte.

Continuar lendo “Brilhantismo burocrático obriga crianças a pegarem frutas pro almoço. Resultado mais que previsível”

Aventuras na Era da Invenção que já não inventam mais

Frank Reade weekly magazine era de um tempo pré-Smartphone, quando crianças liam, ao invés de ficar na ânsia de apertar a porcaria dos seus celulares. Viajava-se na imaginação ao invés de ter coisas coloridas explodindo no seus olhos, mas que depois não se absorveu nada, mas criando ligações nas áreas de prazer do cérebro, clamando para serem ativadas de novo.

Com o subtítulo Adventures in the Age of Invention (Aventuras na Era da INvenção), por vezes trazendo Containing stories of adventures on land, sea & in the air (contendo histórias de aventuras na terra, mar e ar), Frank Reade lhe levava a um mundo de aventuras a cada semana. Das profundezas do mar até o resgate em montanhas cobertas de neve, com capas desenhadas por artistas da época que imaginavam as cenas e traziam aos leitores um brevíssimo resumo do que ele poderia encontrar nas páginas a seguir.

Continuar lendo “Aventuras na Era da Invenção que já não inventam mais”

Como é difícil ser cientista no Brasil…

Ser cientista não é pra fracos, ainda mais no Brasil, em que você não pode matar um leão por dia. Você é que é atacado pelo leão, nem que seja da Receita, principalmente na hora de receber doações, quando lhe pedem nota fiscal para saber quanto custou aquilo que você ganhou de graça.

Numa entrevista da revista época, a neurocientista Suzane Herculano-Houzel desabafa, mostrando como fazer ciência aqui não é pra qualquer um.

Continuar lendo “Como é difícil ser cientista no Brasil…”

Qual o tamanho do Pi?

Numberphile é um site muito legal sobre Matemática. Ele conta com a ajuda do Instituto de Pesquisa em Ciências Matemáticas (Mathematical Sciences Research Institute – MSRI), em Berkeley, Califórnia. Seu canal no YouTube já passou de 1 milhão de inscritos, apesar do atrasildo aqui só tê-lo conhecido muito recentemente.

Quando eles chegaram no milionésimo inscrito, ganharam prêmio do YouTube etc. Para agradecer, o canal resolveu, nada mais, nada menos, que imprimir 1 milhão de dígitos de Pi.

Continuar lendo “Qual o tamanho do Pi?”

Inscrições antigas elucidam sobre mudanças climáticas

A história humana se baseia no registro de histórias e histórias ("estória" com "e" é neologismo inventado por Guimarães Rosa. O certo é "História" em ambos os casos). Desde cedo relatamos detalhes de nossa vida, de nosso mundo ao redor, de nosso universo, mesmo que esse universo seja medido em alguns metros. Esses contos de um passado longínquo nos faz aprender muito, como é o caso das pinturas rupestres encontradas em uma caverna na China, com inscrições únicas que nos fazem saber muita coisa. Até sobre mudanças climáticas.

Continuar lendo “Inscrições antigas elucidam sobre mudanças climáticas”

Estagiário energético do Yahoo! quer explodir o planeta com campeonato

No meu último vídeo (se você não assistiu, toma vergonha nessa sua cara feia e VEJA), eu declarei mais uma vez que o brasileiro odeia Ciência. Eu parti do princípio que até mesmo jornaleiros detestam Ciência, mas eu cometi uma falta com vocês. Eu esqueci de citar minha incrível frase: "Jornalista falando de Ciência é a mesma coisa que tartaruga tentando costurar". Fica para a próxima.

Daí eu vejo pelo twit do Cardoso a incrível "reportagem" do pessoal do Yahoo sobre um laser com trocentos pentawatts. Só faltou escrever GOL DA ALEMANHA!!

Continuar lendo “Estagiário energético do Yahoo! quer explodir o planeta com campeonato”