Kate Upton de biquíni em microgravidade for the Science!

Kate Upton é que nem bluetooth: tudo fica melhor com ela. Até mesmo Ceticismo.net e a Sports Illustrated com o seu Swimsuit 2014, onde a bela modelo subiu num voo parabólico e conheceu os poderes da Física em seu próprio e fantástico físico.

Mas, claro, aqui é um site de divulgação científica e você está doido para saber o que está acontecendo ali, não é? (diga que quer. Tem vídeo no final) Então abra a sua play… digo, o seu LIVRO DOS PORQUÊS! (pode ser qualquer capítulo. Você não estará olhando pra ele, mesmo)

Continuar lendo “Kate Upton de biquíni em microgravidade for the Science!”

Pastor mané morre por picadura de cobra que não tinha fé

Eu juro que tentei resistir a não fazer piadinha desde o título, mas não teve jeito. Quando a imbecilidade humana chega a níveis estratosféricos. Quando você pensa que o retardo mental, a insânia e a burrice já não podem mais avançar, vem um pastor evangélico e prova que estamos errados, como foi o caso de um pastor de Reality Show (mas hein?) que morreu mordido por uma cobra.

E não teve nem tempo para ficar com medo de linguiça.

Continuar lendo “Pastor mané morre por picadura de cobra que não tinha fé”

Homem recebe prótese de mão com capacidade de sentir tato

Há 9 anos, o destino foi cruel para com um homem. Este homem, por causa de um rojão ,perdeu uma de suas mãos. Dennis Aabo Sorensen viu sua vida esfacelar, pois perder partes do corpo não deixa ninguém feliz, ainda mais se não estava corroído por algum câncer. Denis. Só havia o pranto e o desespero. A tecnologia tinha provido Denis de uma prótese, mas não é a mesma coisa. Não poder acariciar alguém, sentir o toque liso e frio de um simples copo, é privarmos de um dos principais sentidos: o tato.

Em meio a luzes frias, um suave ruído dos reatores de lâmpadas fluorescentes, pessoas trabalham para contornar isso. Elas não olham pra cima pedindo soluções. Elas olham pra baixo buscando respostas;. e estas respostas deram a Denis a primeira mão capaz de registrar a sensação de toque. Sim, ele tinha tato novamente!

Continuar lendo “Homem recebe prótese de mão com capacidade de sentir tato”

Meditação é arma para professores não sucumbirem ao estresse

Isso os professores conhecem bem: a síndrome de burnout. Não, não é francês, e sim derivação da expressão inglesa burn out. Esta síndrome é o que eu chamo de cansaço moral. No cansaço físico, você carregou cimento, cuidou da casa, lavou roupa, saiu para caçar mamutes etc. Voltou, deitou, dormiu, pronto! No cansaço mental, você estuda, faz conta, organiza, planeja etc. Não é apenas uma questão de deitar e dormir, e sim de ter um momento para espairecer.

O estresse do dia-a-dia causa a chamada síndrome de burnout, o famoso "ESTOU DE SACO CHEIOOOOOOO!!!!!!!!!!!!". Agora, pesquisas indicam que meditação é um santo remédio para isso. Mas eu tenho cá as minhas dúvidas.

Continuar lendo “Meditação é arma para professores não sucumbirem ao estresse”

Desvendando os segredos da Praga de Justiniano

O sinistro poder está à espreita. O poder que não tem paixão alguma, amor ou simples complacência. Durante o reinado do imperador Justiniano, (entre 541 e 542 da Era Comum), uma verdadeira praga assolou todo o império romano oriental. O número de mortes, de acordo com o relato de Procópio de Cesareia, chegou a 10 mil pessoas e 10 mil pessoas já é muita gente hoje, ainda mais no século VI. Ela teria começado em Pelusium, perto de Suez, no Egito.

Hoje, cientistas tentam entender o que aconteceu, por que aconteceu e se pode acontecer de novo.

Continuar lendo “Desvendando os segredos da Praga de Justiniano”

Os antigos registros do câncer em cães

Pensamos que algumas doenças só acontecem com seres humanos, principalmente as DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis. Muitos atribuem a isso a besteiras como pragas, pecados, maldições, despachos ou alguma entidade mágica que simplesmente não foi com a sua cara. Só que cães também têm DST. Alguns canídeos até apresentam uma forma de câncer transmissível, isto é, que seu querido Rex pode pegar da cachorra da vizinha (me refiro a outro canídeo e não fêmea de Homo sapiens que resolve ir pra baile funk).

Chegou-se a pensar que o câncer transmissível em cães fosse devido a alguma mutação recente, mas pesquisadores encontram evidências num passado mais distante que isso já ocorria.

Continuar lendo “Os antigos registros do câncer em cães”

Açúcar é pior que tabaco, dizem cientistas

Toda vez o açúcar volta à baila. No artigo Sódio é o novo açúcar, eu contei a história de como o açúcar foi divulgado como um maníaco psicopata, envenenando qualquer coisa à sua frente, uma espécie de Lucrécia Bórgia em nível molecular. Depois, ele foi tido como extremamente benéfico, mas agora virou o principal responsável de um mal que afeta não só adultos, mas crianças também: a obesidade,

Continuar lendo “Açúcar é pior que tabaco, dizem cientistas”

Ruídos, mineiros, fantasmas e alucinações

No artigo imediatamente anterior, eu comecei falando sobre como a Humanidade deixou uma das maiores marcas de sua presença no mundo: poluição. Não apenas em termos de petróleo derramado, mas outro tipo de poluição: barulho. Pode-se dizer que não há mais nenhum lugar na Natureza onde em algum momento do dia não haja um som produzido por algum invento humano. Mas como é nossa relação com o barulho e outras manifestações sensoriais? O que aconteceria se vivêssemos num ambiente desprovido de sensações?

Continuar lendo “Ruídos, mineiros, fantasmas e alucinações”

Nova técnica usa terapia genética contra cegueira

O mais importante dos sentidos, com certeza é o tato. Sem ele, estaríamos incapazes de perceber o perigo à nossa volta, nos machucaríamos, quebraríamos ossos e nada sentiríamos. Ainda assim, a visão é o sentido mais lamentado por se perder. A perda do tato não nos permite sentir nossos entes queridos e interagir com o mundo, mas deixar de ver o mundo também é deplorável, apesar de eu achar que qualquer sentido que se perca fará uma imensa falta.

A Ciência corre cada vez mais rápido e a meta é tentar fazer o milagre de fazer cegos enxergarem (de verdade e não mandingueiros trapaceiros que pagam gente para se fingirem de cegos). A ferramenta está em nós mesmos, então, as pesquisas apontam o uso de terapia genética.

Continuar lendo “Nova técnica usa terapia genética contra cegueira”

Bispos, ciscos e ignorância intencional em Ciência

Sendo um agente da NSA, eu preciso ter informações de todos os cantos do mundo. Um dos meus espiões me trouxe uma magnífica postagem do bispão Macedo, el Magnífico! (obrigado, Cristiano).

No magnífico e estupendo centro de informações, o querido Bispo publicou em 2012 para se ter cuidado com o que pode parecer um simples cisquinho, mas há algo sinistro e nefasto por trás dele. MUAHAHAHAHAHA!

Continuar lendo “Bispos, ciscos e ignorância intencional em Ciência”