Sociologia cria músculo cardíaco a partir de células-tronco. Não… foi a Ciência mesmo

Transplantes são muito legais, mas as pessoas insistem em precisar de órgãos compatíveis, o que nem sempre acontece. Os número de cirurgias tendem a crescer e, com isso, acaba uma escassez de órgãos. Seria tão legal se pudéssemos dar um jeito, né? A USP até poderia ajudar, mas suas verbas foram para produzir fosfoetanolamina e a UFRJ não está muito longe da penúria.

Passaram pelo departamento de Humanas, mas o pessoal estava aplaudindo árvores e abraçando o sol. Ou algo nesse sentido. Pelo menos, temos cientistas de verdade trabalhando. Alguns deles produzindo tecidos plenamente funcionais com células-tronco.

Continuar lendo “Sociologia cria músculo cardíaco a partir de células-tronco. Não… foi a Ciência mesmo”

Que mal esconde o coração humano? Nenhum, está no cérebro

Como Desmond Morris disse no Macaco Nu, somos um bando de macacos assassinos. Nossa agressividade não é de hoje, vem ao longo dos milhões de anos de evolução biológica, herdada de nossos parentes répteis, até que o córtex cobriu tudo, varrendo essa agressividade para debaixo do tapete de neurônios mais “bonzinhos”… ou nem tanto assim.

A parte do cérebro que liga antes de comportamento agressivo é anatomicamente conhecida como a parte ventrolateral do núcleo ventromedial do hipotálamo. É a região do cérebro que controla a temperatura corporal, a fome e o sono, a qual é ativada logo antes de um ataque.

Continuar lendo “Que mal esconde o coração humano? Nenhum, está no cérebro”

MCTI libera relatórios da fosfoetanolamina. Nothing new!

Hoje, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (não ria, a Bolívia tem Ministério da Marinha), liberou relatórios sobre a palhaçada as análises da fosfoetanolamina. Eu me atirei em cima daquilo como um gato a um pedaço de carne. Depois de alguns minutos eu fiz cara de…

A única vantagem que vi nos documentos é a comprovação que eu tinha razão, embora isso nem seja novidade. Há verdades definitivas nessa existência. O Universo é vasto, o Sol é quente, o André sempre tem razão e esta é a sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “MCTI libera relatórios da fosfoetanolamina. Nothing new!”

Dieta vegan é “saudável”, mas não é bem assim que a banda toca

Enquanto os religiosos fanáticos da seita da Nossa Senhora da Alface, os guardiões do ´brócolis sagrado acham, defendem e vociferam o quanto a dieta vegan é mais saudável. Entendam, não é vegetarianismo, apenas. É vegan, mesmo: um grupo de débeis mentais, pesquisadores de facebook, cujo embasamento de suas alegações é o Facebook e pesquisas tiradas do contexto.

O problema é o fator "realidade", ainda mais quando pesquisadores de verdade mostram algo que os religiosos da Santa Chicória tamparao os ouvidos e dirão "LÁLÁLÁLÁLÁ": dieta vegan tem sérias deficiências nutricionais e isso pode acarretar até mesmo problemas neurológicos, o que explica muita coisa.

Continuar lendo “Dieta vegan é “saudável”, mas não é bem assim que a banda toca”

Bactérias no cobre dos outros é refresco. Graças a nós, elas estão mais fortes

Eu já postei artigo sobre bactérias hoje, o que deixou minha belga favorita contente. Agora temos outra notícia: sobre como nós, no uso de nossas atribuições como humanos, zuamos tanto o ambiente que deixamos bactérias resistentes a muitas coisas, mas disso já sabíamos. Antibióticos, por exemplo. O que não se sabia é que as deixamos resistentes até à ação antibacteriana de alguns metais.

Continuar lendo “Bactérias no cobre dos outros é refresco. Graças a nós, elas estão mais fortes”

Fotossíntese é mais antiga do que se imaginava

Você está careca de saber o que é fotossíntese e como ela se processa. Se você chegou ao Ensino Médio e não sabe a diferença entre fotossíntese e respiração, devolva o dinheiro aos seus pais, porque, pelo visto, você não aprendeu nada. Fotossíntese é o processo que seres fotossintetizantes (não exclusivamente plantas) fabricam seu próprio alimento, usando luz solar., liberando como excreta o oxigênio, cuja maior quantidade vem do mar, por causa das algas azuis. Estas cianofíceas são descendentes de organismos bem mais antigos, e segundo uma recente pesquisa, dados indicam que o aparecimento dos primeiros seres fotossintetizantes é mais antigo do que se pensava.

Continuar lendo “Fotossíntese é mais antiga do que se imaginava”

O mais velho entre os mais velhos neandertais

Sima de los Huesos é um lugar e tanto. O Poço dos Ossos fica na Cueva Mayor (Caverna Maior) que fica na Serra de Atapuerca, que é uma cadeia montanhosa localizada ao norte de Ibeas de Juarros, na província de Burgos, entre Castela e Leão, e tudo isso fica na Espanha. Este “poço” tem 13 metros de profundidade sendo a parte mais profunda da Cueva Mayor. O que tem de especial naquele lugar chama-se “História”. Ou “Pré-História”, mesmo, mas não sejamos tão detalhistas. Já falamos de achados em Sima de los Huesos AQUI e AQUI.

Mais de 5 mil fósseis de cerca de 30 indivíduos da espécie Homo heidelbergensis (considerada ancestral dos neandertais), com idades muito variadas e de ambos os sexos. Estes restos representam mais de 90% dos fósseis humanos recuperados, com datação do Pleistoceno Médio, de todo o mundo. Sempre se discutiu se ali era a origem dos neandertais, só que agora temos novas evidências que sustentam que, sim, ali é realmente o berço da espécie que conviveu com humanos, e acabou sendo limado de uma vez por todas.

Continuar lendo “O mais velho entre os mais velhos neandertais”

Pesquisadores identificam sinal químico que atua no câncer colorretal

O câncer colorretal (também chamado também de câncer de cólon e de reto ou câncer do intestino grosso), é um profundo  defensor da igualdade entre gêneros, pois ataca indistintamente homens e mulheres. Normalmente, o câncer colorretal se desenvolve gradativamente por uma alteração nas células que começam a crescer de forma louca e desordenada,  sem contudo apresentar qualquer sintoma. Mas, claro, as pessoas são babacas e odeiam ciência , medicina, médicos e tudo o que diz respeito à saúde que não venha de numerólogos, astrólogos ou da vizinha do 802, que saca de tudo: desde espinhela caída até "troço", "coisa" e ziquizira. Normalmente é mau-olhado.

Detectar a doença precocemente é muito importante, já que, diferente do que s toupeiras que defendem a fosfoetanolamina dizem, conseguimos curar 80% dos casos de câncer, bastando serem descobertos a tempo. Mas seria tão mais legal se pudéssemos ter mais remédios capazes de combater isso, né?

Seus desejos foram atendidos.

Continuar lendo “Pesquisadores identificam sinal químico que atua no câncer colorretal”

Qual a diferença entre Ciência Pura e Ciência Aplicada?

As pessoas são imediatistas e pouco interessadas em detalhes. Amam os produtinhos tecnológicos, mas não querem nem saber como ele foi parar ali. Muitos dos nossos bens de consumo vieram da pesquisa básica, a pesquisa pelo saber, apenas, que foi utilizada para promover a produção de itens com fins mais práticos.

Saber sobre números primos, os segredos do Universo ou mesmo o interior do átomo nos deu tudo o que temos hoje e nos dará ainda mais. A Ciência Pura e a Ciência Aplicada andam juntas. Mas qual a diferença entre elas?

Pensando nisso, toma mais um vídeo, toma!

Continuar lendo “Qual a diferença entre Ciência Pura e Ciência Aplicada?”

Japoneses estudam eficiência de bactéria devoradora de plástico

Polímeros sintéticos são uma maravilha tecnológica. As muitas aplicações dos plásticos moldaram e moldam o nosso mundo. Mas não existe almoço grátis. A longevidade dos plásticos é seu maior problema, acarretando em poluição. Centenas de milhões de toneladas de plásticos são jogadas foras e boa parte desse montante não são recicladas. Temos que dar um jeito de acabar com eles, e o melhor jeito é por meio de agentes decompositores, como bactérias, por exemplo.

A nova promessa para o combate ao alastramento dessas toneladas de plásticos no meio ambiente é o queridinho ser chamado Ideonella sakaiensis, um ser vivo lindinho que produz uma enzima que manda plásticos para o Céu dos Plásticos.

Continuar lendo “Japoneses estudam eficiência de bactéria devoradora de plástico”