Chimpanzés também sentem nojinho das coisas

O sentimento de esgar (compre um dicionário) é muito comum em vários animais. Basicamente, nos ajuda a não comer certas coisas que parem horríveis e em estado péssimo, pois quando Gronk comeu uma carne podre, acabou do outro lado da vida sem ter uma musiquinha ao fundo. Para nós, o cheiro de fezes é nauseabundo e remete a coisas putrefatas. Claro, alguns animais comem o próprio cocô, como chimpanzés o fazem, mas só quando é a própria matéria fecal ou de seus parentes mais próximos, e isso apenas em cativeiro.

Agora, pesquisadores descobriram evidências que a exposição a fezes, sangue, sêmen etc via visão, cheiro ou toque, influencia as escolhas de alimentação, mesmo nos chimpanzés. Eu so digo: You Don’t Say!

Continuar lendo “Chimpanzés também sentem nojinho das coisas”

Dietas com baixas calorias reduzem ocorrência de diabetes tipo 2

Uma YouTubeira tosca (desculpem o pleonasmo) reclamou, chilicou, bateu com o pé tão forte no chão que o prendeu lá, e puxou o outro se rasgando ao meio. O motivo é porque os organizadores do ENEM não disponibilizaram cadeiras tamanho chupeta-de-baleia. Talvez, quem sabe, se tivesse avisado disso no formulário de inscrição (que tinha uma área para este tipo de solicitação), não teria ficado entalada como nas melhores cenas de comédia pastelão.

Mal aê, mas se é gordo, tem todo um modo de não ser mais gordo. Mesmo em caso de obesidade mórbida existe tratamento. Se você se sente bem sendo uma linda rolhinha de poço, é contigo, mas não reclame depois. E quer saber o que é pior ainda, além das doenças acarretadas pela obesidade? Você pode simplesmente diminuir os riscos de ter diabetes tipo 2 simplesmente diminuindo sua alimentação transbordante de carboidratos.

Continuar lendo “Dietas com baixas calorias reduzem ocorrência de diabetes tipo 2”

Cientistas curam criança com 80% do corpo afetado por doença genética

Eu fico feliz de haver gente feito o Tedson e o Victor. Com eles, nós pudemos alcançar coisas incríveis na Ciência. Eles são o que temos de melhores (ainda mais porque os cientistas de verdade fugiram daqui). Coo não apreciar toda a Ciência envolvida em sua magnitude? Aí vem um italiano já coroa que não vê importância neste laborioso e importante trabalho desses briosos pesquisadores brasileiros. O que este cientista carcamano fez?

Ele apenas salvou um menino com 80% tomado por uma doença genética muito fidaputa!

Continuar lendo “Cientistas curam criança com 80% do corpo afetado por doença genética”

Diferente de você, macacos são ótimos para trabalhar em grupo

Todo mundo sabe que trabalhar em equipe é um saco; ainda mais quando o professor é que resolve ele mesmo montar os grupos para fazer o trabalho. A maioria das pessoas não sabe trabalhar em grupo e isso é uma dor de cabeça para chefes, a despeito das bobajadas que esses “coaches” dizem nas palestras. A verdade é que estamos bem inferiores aos chimpanzés, que não veem problema nenhuma em trabalhar em grupo, como é comprovado numa pesquisa recente, em que os chimps são espertos não só na divisão de tarefas, como assumir a tarefa de um dos amiguinhos quando necessário.

Continuar lendo “Diferente de você, macacos são ótimos para trabalhar em grupo”

Na USP você aprende que problemas na tireoide lhe faz virar gay

Eu acho que qualquer um tem o direito inalienável de ter a orientação sexual que quiser. Nem mesmo taras eu fico discutindo, quanto mais se a pessoa beija meninos, meninas ou programadores Java. Isso é muito feio, gente! Não ajam assim (e isso vale tanto sobre regrar a vida sexual dos outros quanto programar em Java). O problema é quando a tireoide tá zicada e o sujeito de gaúcho mucho macho resolve falar fino, se muda para o Canadá e se torna lenhador.

E sim, tudo problema na tireoide, aquela safadinha… bem, foi isso que um professor da USP, tida como melhoooooooooooor universidade do Brasil disse.

Continuar lendo “Na USP você aprende que problemas na tireoide lhe faz virar gay”

Como fazer uma Feira de Ciências

É modinha muitos colégios fazerem Feira de Ciências. Modinha? Sim, apenas modinha. A verdade é que não se aprende nada de uma maneira geral. Isso está se generalizando, por sinal. Com o advento do YouTube e iniciativas como o Manual do Mundo, agora todo mundo acha que sabe fazer feira de Ciências. Inclusive, alguns professores também têm esta concepção. Direção de colégio só faz para ajudar a chamar a atenção de pais, num evento mais de marketing do que efetivamente aprendizado.

Bem, não se preocupe, pessoal. Uma hora o Caderno dos Professores ia voltar. Vamos aprender como fazer uma Feira de Ciências de verdade. E garanto que muitos de vocês não irão gostar do que irei falar. Ema! Ema! Ema!

Continuar lendo “Como fazer uma Feira de Ciências”

Um experimento de 68 mil gerações e como evolução dá as caras

Olhos perspicazes olham para outro mundo. Este observador viu mudanças inteiras, fantásticas, incríveis. Os seres observados ignoram aquela presença, mas se sequer fossem capazes de imaginar, com certeza, o chamariam de “divindade” ou um Celestial. Desde o alvorecer até o desenrolar da pré-história, o Observador, calmo e paciente, vê as suas crianças se desenvolvendo. Um dia formarão cidades e inventarão a escrita? Pouco provável, mas o Observador apenas anota o tempo mediante a sua escala de vida, o que parece éons e éons para aqueles lá observados.

Não estamos falando de Uatu, o Observador, mas de Richard Lenski, o pesquisador que conduz o mais longo experimento em Evolução realizado até agora.

Continuar lendo “Um experimento de 68 mil gerações e como evolução dá as caras”

Extinção do Triássico-Jurássico não mudou muito o que acontecia no oceano ou “a vida sempre da um jeito”

Na catástrofe que foi a Extinção do Permiano, no período Triássico-Jurássico (aquela que caiu um meteorão do mal, evento também chamado Triássico Tardio), mais de 50% das formas de vida foram para a vala, mas que sobrou foi o suficiente para acarretar em youtubeiros e seus comentaristas hoje (o que eu não sei dizer se foi uma boa, mas Evolução nunca significou melhoria). Entretanto, apesar da mortandade quase total, pesquisas atuais mostram que não houve mudanças drásticas na forma como os ecossistemas marinhos funcionavam. Continuar lendo “Extinção do Triássico-Jurássico não mudou muito o que acontecia no oceano ou “a vida sempre da um jeito””

Cães trapaceiros fazem carinha fofa quando querem algo de você

Vocês pensam que cães são criaturinhas legais enquanto gatos são um bando de FDP. Eu já escrevi sobre gatos usando o ronronar para manipular humanos. Daí o pessoal dos cães ficou radiante pois, né?, Rex sempre está alegrão ou, então, com carinha tristinha, querendo um abraço.

SURPRESAAAAAA!!! Cães são tão manipuladores quanto gatos, produzindo mais movimentos faciais quando algum humano mané está prestando atenção a eles. Toma, seus humanos idiotas! Continuar lendo “Cães trapaceiros fazem carinha fofa quando querem algo de você”

NASA pesquisa como dar um jeito na radiação marciana antes de levar astronautas pra lá

Uma das bobagens mais densamente replicadas é que o Homem não pôde ir à Lua por causa do Cinturão de Van Allen, já que a radiação lá tostaria qualquer um. Obviamente, isso é de uma estupidez galopante e eu explico isso em meu vídeo. Claro, a radiação está lá, mas cientistas são um pouquinho mais espertos que um idiota que cursou um tosco Ensino Médio em colégio público de periferia, mas que se acha esperto porque viu um vídeo no YouTube. E se um vídeo no YouTube prova alguma coisa, o meu também serve como parâmetro e terá que ser aceito.

De qualquer forma, indo para Marte haverá bem mais radiação. Sendo assim, o que a NASA busca é minimizar (ou anular completamente, de preferência) os seus efeitos. Continuar lendo “NASA pesquisa como dar um jeito na radiação marciana antes de levar astronautas pra lá”