As incríveis proteínas motoboys que ferram a sua vida, mas podem melhorar

Quer que acreditem em você? Melhore o som e não o conteúdo
Teoria do Conflito Realístico

Os transportadores ABC são uma das maiores famílias de proteínas, e estão presentes em todos os organismos vivos, desde bactérias até seres humanos. Os membros da família ABC são proteínas transmembrana (proteínas que atravessam a membrana celular, possuindo uma porção no interior da célula e outra no exterior) capazes de transportar diversos substratos através da membrana celular, com gasto de energia. Nas células saudáveis, os transportadores ABC têm diferentes funções, como transporte de sais biliares, colesterol, diferentes íons e ânions, porém, também estão relacionados com a resistência de células cancerígenas aos tratamentos quimioterápicos.

Os transportadores de cassete de ligação de ATP (ATP-binding cassette transporters ou transportadores ABC) são lindas máquinas moleculares comandadas por moléculas de ATP, nas quais a ligação de ATP e a hidrólise nos domínios de ligação de nucleotídeos (NBDs) são acoplados quimomecanicamente a mudanças conformacionais de acesso alternadas em larga escala nos domínios transmembrana (TMDs) em última análise, levando à translocação de substratos através de membranas biológicas. A natureza precisa da dinâmica estrutural por trás da transição conformacional em grande escala, bem como o acoplamento de movimentos NBD e TMD, ainda não foi resolvida.

JESUS DO CÉU, ANDRÉ!

O problema é que a natureza precisa da dinâmica estrutural por trás da transição conformacional em grande escala, bem como o acoplamento de movimentos dos domínios de ligação de nucleotídeos e dos domínios de locação transmembranar, ainda não foi resolvida. Afinal, o que está acontecendo?

FUCK YOU!

Os transportadores ABC nada mais são que uma família de proteínas. Só isso, mas não é apenas isso (sim, você pode ignorar o que foi dito até agora). Esta família de proteínas está presente em todos os organismos vivos, desde bactérias até seres humanos. Dizem que o seu cunhado também tem, mas ainda estamos esperando averiguação para saber se ele é ser vivo.

Os membros da família ABC são proteínas transmembranares, ou seja, são proteínas que passam pela membrana celular, em que algumas partes ficam ainda no interior da célula, e outras do lado de fora. Elas atuam como “motoboys”, que não traz pizza ou comida japa para a célula, mas substratos, os quais passam através da membrana celular, com certo gasto de energia, pois a segunda lei da termodinâmica garante que não existe 100% de rendimento.

Nas células saudáveis, os transportadores ABC têm diferentes funções, como transporte de sais biliares, colesterol e diferentes íons e ânions. O motoboy da sua pizzaria favorita trouxe aquele Portuguesa caprichada (estou falando da pizza, não da dona Maria). Você come a pizza e seu corpo começa a trabalhar os nutrientes, os quais entraram nas células pelos motoboys de nível molecular que são os transportadores ABC.

Como um bom motoboy raiz, transportadores ABC acaba agindo feito cuzões, já que também estão relacionados com a resistência de células cancerígenas aos tratamentos quimioterápicos.

O dr. Lars Schäfer é químico (com ele a oração e a paz). E se tem uma coisa que químicos são ótimos é… ok, é em tudo, mas no caso de Schäfer ele é líder do Grupo Teórico e Computacional de Biofísica do Instituto Max Planck, pois há coisas que só um químico pode fazer por você (praticamente, tudo).

Os pesquisadores chefiados por fizeram simulações computacionais detalhadas com experimentos espectroscópicos para esclarecer o mecanismo funcional de um exportador de ABC em detalhes atômicos. O exportador é a parte dos transportadores ABC que bota substâncias para fora da célula, e o fazem com muita eficiência. Não ficariam 14 meses sem pagar aluguel. Esses exportadores ABC transportam uma gama muito ampla de moléculas para fora da célula: de lipídios e peptídeos a agentes quimioterápicos, e se manda pra fora os agentes quimioterápicos, eles não atuam nas células que deveriam atuar (porque célula cancerígenas são tão células quanto quaisquer outras. O problema é o que estas desgracentas fazem). Da mesma forma, estes exportadores fidamãe fazem com que antibióticos saiam das células de bactérias, antes que estas miseráveis morram, ou seja, o tanto que chega lá é pouco e a célula vaio se reproduzindo e sendo selecionada pela Seleção Natural, ganhando resistência ao medicamento.

Mais uma vez, a Natureza fazendo de tudo para te ferrar gostoso!

Então, qual seria o alvo da pesquisa? Justamente entender o processo de transporte ABC e fazer de tudo para inibi-lo quando ele agir feito um traitor! O que foi descoberto é como a ligação de moléculas de ATP induz mudanças estruturais no transportador que são necessárias para transportar moléculas de substrato através da membrana.

O motoboy precisa de uma moto, um bagageiro e determinar o trajeto para levar a pizza até sua casa. Assim, se você sabe como o motoboy vem até a sua casa encontrar a sua santa senhora, como naqueles filmes do concorrente do YouTube (acho que era X-Salada), e quer impedir isso, você dá um jeito ou no caminho que ele faz, ou sabota a moto, ou pega uma barra de ferro e esmigalha o bagageiro ou ainda dá uns tiros no motoboy, separando-o de suas partes. Se os cientistas souberem o processo químico que isso acontece, basta destruir o transporte ou separar o grupo de moléculas que formam um transportador ABC, já que o todo não é a soma das partes, e daí ele fica sem seus poderes de transporte.

Por outro lado, se você controlar o transportador para dentro da célula, você pode mandar medicamentos adequados lá pra dentro. É tipo você querer muito receber a visita do motoboy e dar uma Harley-Davidson pra ele andar melhor pelas ruas, escolhendo um trajeto com menor trânsito e um bagageiro maior e melhor.

A vida sempre dá um jeito, assim como o motoboy que visita a sua senhora.

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of the American Chemical Society

Quer que acreditem em você? Melhore o som e não o conteúdo
Teoria do Conflito Realístico

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!