Halo azul em flores facilita a vida de insetos polinizadores

Abelhas são incríveis animais que adaptaram-se muito bem e estão prontinhas a competir pela vida. Para tanto, é preciso ter certas capacidades x-abelhas, como conseguir enxergar em ultra-violeta, por exemplo. Por outro lado, é extremamente interessante às flores serem polinizadas, pois isso garante reprodução da espécie. Sendo assim, quanto mais facilitar o trabalho das abelhas, mais garantida será a polinização. Por isso que à luz ultra-violeta elas são tão chamativas.

Agora, pesquisadores descobriram que várias espécies de flores comuns possuem cristas de nanoescala na superfície de suas pétalas; a vantagem disso é mudar como a luz interage ali, acarretando um chamativo padrão de cor que varia conforme a direção que se olhe. Continuar lendo “Halo azul em flores facilita a vida de insetos polinizadores”

Baleias e golfinhos tem relações sociais complexas e até dialetos

Uma das ideias estúpidas que se tem é que humanos se diferem de outros animais por causa das relações sociais que os primeiros conseguem estabelecer. Só se for xingar muito no Twitter e produzir textão fanfiqueiro no Facebook. Eu nem vou falar dessa vez de vespas, abelhas e outros insetos sociais. Baleias e golfinhos vivem em grupos sociais bem unidos (talvez mais até que você e sua família). Eles mantêm relações complexas, trocam ideias e conseguem até mesmo desenvolver dialetos regionais. Continuar lendo “Baleias e golfinhos tem relações sociais complexas e até dialetos”

Com união, a Ciência pode, mas sem passear por rua vazia

O brasileiro tem sérios problemas em entender como a mais básica atividade humana funciona. Não, não estou falando de ir ao banheiro (se bem que larga maioria não sabe que é necessário dar descarga e lavar as mãos direito). Estou falando de política. Brasileiros ainda não entenderam como ela funciona, por isso, ainda ficam chocados com o que acontece nas notícias ou quando sai foto do Lula defendendo o Temer, PSDB se aliando ao PT etc.

Cientistas não entenderam isso, também. Querem que os políticos os adore, sem fazer nada por eles. Querem que a população os ame, mas se fecham nas torres de marfim. André quer divulgar ciência, mas isso não recheia Lattes, então, não falam comigo. Passeiam por ruas vazias, e acham que isso resolve. Até agora nada.

Então, me perguntaram como deveriam fazer. Continuar lendo “Com união, a Ciência pode, mas sem passear por rua vazia”

As causas de mortes ao longo dos 100 anos

Para vocês que ficam olhando para um passado que não viveram e suspiram murmurando “antigamente era melhor” não fazem a menor ideia do que era esse “antigamente”. No início do século XX, a expectativa de vida era menos de 50 anos, graças à média que era influenciada pela altíssima mortalidade infantil. Hoje, reduzimos muito disso. As vacinas nos deram capacidade de erradicar doenças (que estão ressurgindo graças aos miseráveis anti-vaxxers). Acabamos com muitas doenças e estamos garantindo viver mais e melhor. Continuar lendo “As causas de mortes ao longo dos 100 anos”

Vereadores de Araçatuba são imbecis e confundem biologia com putaria

John Scopes era um professor de escola pública. Em 5 de maio de 1925, ele foi preso e enviado a julgamento. Seu crime foi ter ensinado fora das leis que estipulavam o que os alunos poderiam aprender, de forma que não fossem desviados dos bons costumes da família americana. Contrariando esta decisão, Scopes resolveu ensinar assim mesmo e pelo crime de corrupção de jovens foi jogado na cadeia. O que ele estava ensinando? Evolução, o que era crime de acordo com a Buller Act do Tennessee.

Hoje a Buller Act já caiu, mas o Brasil ainda está galgando os caminhos do obscurantismo e sob o controle de grupelhos pseudo-conservadores, que nada mais são uma Direita Religiosa fanática (desculpem o pleonasmo). Em Araçatuba, falar pros seus filhos que meninos tem pinto e as meninas têm pepekas é crime. Continuar lendo “Vereadores de Araçatuba são imbecis e confundem biologia com putaria”

Grandes Nomes da Ciência: Herakleides

O jovem fechou os olhos. Deu seu último suspiro. Seus anos chegam ao fim e aí preparou-se a sua jornada ao outro mundo. Seguindo suas instruções, ele foi bem preparado, bem de acordo com sua classe social, mas com requintes de uma religião que para ele já era antiga.

Passados 2 mil anos, olhamos para o que sobrou desse outrora jovem e podemos entender o que ele queria e como foi feito. Esta é a história da Múmia de Herakleides.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Herakleides”

Taís Araújo bolada com a filha ou Biologia 1 x 0 Lacração

Atualmente, o pessoal que adora/precisa ficar na mídia 24/7 tem sérios problemas, dada o enxame de assuntos que pipocam nos portais de notícia, que são ávidos por notícias fresquinhas, mesmo quando não é notícia nenhuma. A mente de Dory dos leitores esquece rápido, e se desinteressam logo, portanto, é preciso arrumar mais polêmicas, mesmo quando não há polêmica nenhuma. Cientes disso, artistas de uma maneira geral precisam inventar alguma maluquice, seja a Bela Gil e sua vida sexual quanto o pessoal lacrador, na caça de machistas e que se especializaram em fanfics cada vez mais loucas.

Taís Araújo é daquelas mães descoladas, prafrentex e ciosa de seu lugar enquanto lacradora, pronta para denunciar e se chocar contra os desmandos da sociedade, enquanto feminista ativa e consciente daquelas bobajadas de gênero ser construção social. O problema é que mais poderosos são os poderes da Biologia, e esta é a sua SEXTA INSANA! Continuar lendo “Taís Araújo bolada com a filha ou Biologia 1 x 0 Lacração”

NASA investiga furacões por dentro

O Irma está descontrolado nos EUA. O furacão está tão forte que até sismógrafos estão registrando-o. Com essa catástrofe em andamento, vemos o quanto é necessário estudar furacões, tempestades tropicais e qualquer coisa que pode sair destruindo tudo desarvoradamente.

A NASA tem um programa com naves não tripuladas (drones, para os íntimos) para estudar estes monstros bem de perto. Que tal saber um pouco mais sobre o programa?
Continuar lendo “NASA investiga furacões por dentro”

Cai número de crianças vacinadas em 2016. Evil Darwin compra um bloco maior

Nada como a tendência humana de se auto-destruir, como diria o T-800. O brasileiro não é diferente. Talvez pior, ainda mais que temos a noção que o Brasil é um país que odeia Ciência. Com tanta divulgação de besteiras de Nova Era, como homeopatia, quiropraxia, Reiki e até gente ficando de dancinha no SUS, só podia dar no que deu[1] [2]. Desde 2013, a cobertura de vacinação para doenças como caxumba, sarampo e rubéola vem caindo ano a ano em todo o país. Imunidade de rebanho será algo lembrado pela meia dúzia de pessoas que não contraíram pólio, difteria ou varíola, que do jeito que está, são doenças que voltarão muito em breve. Continuar lendo “Cai número de crianças vacinadas em 2016. Evil Darwin compra um bloco maior”

Maluquice da vez: Mamães malucas esfregam secreções vaginais em recém-nascidos

Mamães moderninhas são um saco. Primeiro, porque elas se acham mais mães que as outras. Segundo, porque se acham mais mães do que as outras. Isso aliado às manias naturebas, acabam sempre fazendo alguma besteira ou cometendo atos de puro retardo mental. Assim, qual a BRILHANTE ideia dessas mulas agora? Quando mães têm filhos por cesariana, coletam fluidos de suas vaginas e ficam esfregando na pobre criança já que, segundo elas, isso exporia as crianças a bactérias que recobririam seus pequenos corpinhos se tivessem nascido por parto normal.

Esfregando nojeira e preparando para infectar todo mundo mostrando as loucuras da Humanidade, esta é a sua SEXTA INSANA!
Continuar lendo “Maluquice da vez: Mamães malucas esfregam secreções vaginais em recém-nascidos”