Buracos Negros estão na moda, ainda mais por causa daquele filme xexelento chamado Interestelar, que só ganhou Oscar de Efeitos Visuais porque a academia odeia filme baseado em HQ. O monstro é mais "brilhante" 40.000 vezes que toda a Via Láctea. É grande, é enorme, é gigantesco e é velho bagarai. E por ser tão velho, ele é bem próximo do Big Bang. O que pode ser melhor para estudar o início dos tempos?
Continuar lendo “Descoberto enorme Buraco Negro sem ser a Petrobrás”

De acordo com o planejamento, uma invasão alienígena acontecerá até a década que vem, ao entrar no espaço aéreo de Europa, ou seja lá como eles lá chamam sua atmosfera praticamente inexistente na lua de Júpiter (vocês estavam pensando me outro lugar?). As verbas federais já estão saindo e os técnicos da NASA estão metendo a mão na massa.
Em 1994, o pânico atacou com força os moradores de Los Angeles, Califórnia. As linhas do número de emergência, o famoso 911, começaram a ficar congestionadas. Havia de algo muito errado no céu e algumas pessoas pensaram até que era o Juízo Final. Os atendentes ouviam relatos de estranhas nuvens no céu, como se a Ira de Deus estivesse se manifestando, pronta para punir os pecadores e levar os justos para o reino do Senhor.
A burrice humana é algo admirável. Eu me admiro em saber o quanto tem de gente estúpida no mundo. E quanto mais fanático religioso, mas idiota são as proposições.. Um exemplo é uma criatura chamada Bandar Al-Khaybari. Entregaram um papelzinho a ele no qual era perguntado se a Terra gira ao redor do Sol. Al-Khaybari refletiu por um longo espaço de tempo (2 segundos) e soltou uma incrível explicação encontrada no Sagrado Corão.
Como é a divulgação científica no Brasil? Qual a importância de se divulgar Ciência? O ensino de Ciência é fraco a ponto de ter gente ainda acreditando em criacionismo, astrologia ou cobras falantes? Neste episódio do SciCast, alguns dos principais divulgadores de Ciência, como o
O Brasil tem sérios problemas, mas 2 são principais, e um decorre do outro. Primeiro, temos políticos imbecis, que ainda vivem na Idade Média (estou olhando para você, Feliciano). Sorte que nem todos os políticos são assim, e daí vem o segundo problema do Brasil: seu povo retardado. Querem uma prova? Que tal o
Eu já postei vários time lapses de auroras. Esses vídeos estão acelerados, mostrando uma profusão de movimentos coloridos fantásticos. No mundo real não é daquele jeito. São bem mais lentas… mas podem ser bem mais rápidas. Flashes, piscadas, uma explosão de cores acontecendo bem na sua frente, sem a uniformidade fabricada pelas edições de vídeo.
O ruim de estar de férias é… nada. É muito ótimo. Estou aqui num lugar que não é bem todinho meu, mas ainda assim tenho uma rede preguiçosa pr deitar. Dando uma olhadinha displicnte pela Internet, vi este video a seguir. Não é nada demais, só um avião ao Sol. Existem trilhões de fotos e vpideos assim. Mas este é diferente. Uma combinação de filtros, exposições e sorte.
O Sol, nosso amigo Sol, é a mais fantástica indústria química de nosso sistema. E ele é até pequeno (mas não a menor estrela), em comparação com Betelgeuse. Começando com o simples hidrogênio e acarretando em… nós?… estrelas foram capazes de sintetizar todos os 92 elementos que são encontrados na Natureza. Isso, nós sabemos. O que procuramos entender mais é como as boçais quantidades de energia fluem pelo interior das estrelas. Sempre se teorizou sobre o papel do ferro na inibição da transmissão de energia a partir do núcleo do Sol para perto da borda da sua banda de radiação, a região entre o núcleo do sol e zona de convecção exterior.