Descoberto enorme Buraco Negro sem ser a Petrobrás

Buracos Negros estão na moda, ainda mais por causa daquele filme xexelento chamado Interestelar, que só ganhou Oscar de Efeitos Visuais porque a academia odeia filme baseado em HQ. O monstro é mais "brilhante" 40.000 vezes que toda a Via Láctea. É grande, é enorme, é gigantesco e é velho bagarai. E por ser tão velho, ele é bem próximo do Big Bang. O que pode ser melhor para estudar o início dos tempos?

O dr. Xue-Bing Wu é professor de Astrofísica do Departamento de Astronomia da Universidade de Pequim, na China. O bom doutor podia estar roubando, podia estar matando ou podia estar montando iPhones e/ou embalando encomendas da Deal Extreme, que fatalmente serão "esquecidos" em algum recanto pela Receita Federal. MAS NÃO! Ele está com a cabeça nas estrelas, nas galáxias e no ralo espacial conhecido como Buraco Negro.

Praticamente, todas as grandes galáxias – incluindo a Via Láctea – têm enormes quasares em seus núcleos. Um quasar pode ser definido como sendo uma região compacta com 10 a 10.000 vezes o raio de Schwarzschild.


ZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzz

O raio de Schwarzschild nada mais é que o raio de uma esfera (e eu não farei a piada do leão morto, porque aqui não é a Praça é Nossa). Essa esfera não é uma qualquer. No centro dela, a massa do objeto é absurdamente grande e está comprimida em dimensões ridiculamente pequenas. Os limites desse raio (que seria a superfície da dita esfera), teria uma velocidade de fuga igual à velocidade da luz. Um buraco negro está contido em um volume que não chega ao raio de Schwarzschild, então, a velocidade de fuga teria que ser superior à velocidade da luz. Como nem mesmo a luz pode viajar mais rápido que a velocidade da luz, ela fica presa na altíssima gravidade que deforma o espaço-tempo, e as emissões luminosas acabam caindo de volta no ralão espacial. E é por isso que ele é pretão.

O quasar é bem maior que o raio de Schwarzschild, mas tem o núcleo de um buraco negro, rodeado de um disco de acreção. O objeto recém-descoberto recebeu o nome fácil de gravar de SDSS J010013.021280225.8, e é MUITO grande! É mais brilhante até que a Via Láctea.

EPA, PODE PARAR! Os espectadores que estão sendo enganados pela Rede Globo de Televisão estão mais criteriosos e não aceitarão mais essa vergonha de Illuminatis da Vênus Platinada, que tenta empurrar conceitos de Física que se contradizem, numa sem-vergonhice epistemológica extrema, enquanto o autor deste blog, pago com recursos escusos, resume o conhecimento em apenas um parágrafo. Isso é uma pouca-vergonha! Então, o filhote da Rede Globo, tentando distrair as massas, fala que o objeto é mais brilhante que a Via Láctea, nossa galáxia, sendo que buracos negros não deixam que a luz escape. O que que é isso, minha gente? NÃO TOLERAREMOS MAIS ISSO!

O ÁTOMO UNIDO JAMAIS SERÁ FENDIDO!

O brilho absurdamente forte desse quasar é devido aos gases que o rodeiam em temperaturas muito altas. Isso é devido à radiação do buraco negro e das forças gravitacionais que estão presentes ali, que fazem com que a matéria seja espremida formando um atrito muito forte, o que gera calor. Este calor faz os gases se acenderem que nem árvore de natal, e o brilho só não é visto daqui da Terra, porque este monstrengo está muito, muito, muito longe, com um desvio para o vermelho tão acentuado que fica claro que sua velocidade de afastamento é muito alta. Um objeto assim tem que ser muito velho e, segundo as pesquisas do dr. Xing-Ling, digo, Xue-Bing, publicadas na Nature, estimam uma idade de ridículos 12 bilhões de anos, quando o consenso diz que o Universo tem quase 14 bilhões de anos.

Estudar o bichão é estudar a infância do Universo. é vê-lo dar os primeiros passos, com os braços abertos chamando papai. Nós somos os irmãos menores desse gigantão e queremos aprender com ele ara sermos tão grandiosos quanto ele. Só basta que resistamos à tentação de nos matar a torto e a direito.

2 comentários em “Descoberto enorme Buraco Negro sem ser a Petrobrás

  1. Ahhh…como eu gostaria de contemplar in loco tal poder desbragado das forças físicas do cosmo. Mesmo com os riscos inerentes.

  2. Já faz algum (bastante, para falar a verdade) tempo que ouvia falar sobre o ceticismo.net, porém nunca havia acessado antes…

    Podem me crucificar, eu mereço… xD

    Cara,
    matéria muito interessante, repleta de informações e com “requintes
    crúeis de humor” que fizeram toda a diferença… Ainda mais falando
    sobre um assunto que me fascina desde a adolescência (eu sei que
    adolecentes são fissurados por “buracos negros”, todavia estou falando
    de astronomia)…

    Ganhou mais um frequentador…

    PS.: A culpa é do Pirulla, foi por uma indicação de um video dele que vim aqui fazer uma visita…

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s