O tomateiro é uma planta chata de cuidar. Quem teve hortinha em casa sabe a droga que é: mal está começando a amadurecer e já enche de insetos. A principal praga é a traça-do-tomateiro (Tuta absoluta). Os danos são causados pelas larvas, que formam minas nas folhas e se alimentam no interior destas, podendo destrui-las completamente, mas a Natureza é boazinha.
Existem vários agrotóxicos comerciais ara mandar as lindas larvinhas pro Inferno, além de técnicas de controle biológico. Mas a Natureza não se entrega digrátis. As próprias plantas possuem controles bioquímicos e sistemas de defesa contra os insetos safadinhos, e pesquisadores japoneses estudam uma técnica que alguns tomateiros possuem em que compostos voláteis facilmente absorvidos por outras plantas acabam sendo usados para a síntese de um agrotóxico próprio.
Koichi Sugimoto é graduado na Faculdade de Agronomia da Universidade de Yamaguchi, Japão. Como a Valesca Popozuda não mora lá, e a Universidade de Yamaguchi não faz cobertor de led, Ajinomoto, digo, Sugimoto passou a estudar as defesas do próprio tomateiro. Assim, ele descobriu que o tomateiro libera uma substância química no ar que não funciona como sinal químico, mas como ingrediente que outros tomates absorverão e produziram seu próprio veneninho básico, mortal para as lagartas. Sim, não tem essa de mundinho ético. Aqui é é na base da guerra química!
Com esta técnica, tomates conseguem mandar pra vala cerca de 30% de toda infestação, o que não é pouca ciosa, dado que plantas não pensam nem traçam planos de contingência. Mas, obviamente, isso só seria verdade se evolução existisse, mas no meu livro religioso não há nenhuma menção de plantas se vingando de predadores.
Os tomateiros conseguem sintetizar uma grande variedade de armas químicas, e o emprego de substâncias voláteis é apenas mais uma. Esta pesquisa mostra que não só outras plantas detectam sinais químicos de outras plantas, quando presentes a algum sistema biológico ofensivo (tradução: algum bicho filho da mãe que pretende chegar abalando geral), como podem transformá-los em defesas químicas, partindo logo pra ofensiva, já que a melhor defesa é o ataque e o melhor ataque é uma bomba nuclear. Como plantas ainda não evoluíram para produzir material físsil, a saída é usar veneno, mesmo.
A pesquisa foi publicada no periódico PNAS, e mostra que a Vida sempre encontra um jeito… nem que seja para aniquilar com outra forma de vida.
Como experimento, vocês poderão ouvir a notícia abaixo, ou fazer o download para o seu dispositivo preferido.

Que susto, como estou sem óculos e lendo à noite, achei que tinha lido “LULA absoluta, na tal Praga do tomateiro!, não que o outro não seja uma praga tambèm (inclusive, mais dificil de combater). ;-) :shock:
CurtirCurtir
Ei,daqui a pouco o pessoal do PETA vai fazer boicote contra os tomates.Como um tomateiro pode fazer tanta maldade contra um inofensivo inseto?Se for olhar por esse lado,esses veganos vão se alimentar de que?
CurtirCurtir
Vê se pode, Tomates Assassinos!!!! Daqui a pouco aparece a Luisa Mel com algum protesto contra essas frutas malignas.
CurtirCurtir
Quem diria. Não é só a carambola.
CurtirCurtir