Tem um experimento muito interessante, criado pelo professor Lorne Whitehead e ficou conhecido como Domino Chain Reaction (reação em cadeia de dominó), publicado no American Journal of Physics, em 1983. Ele estipulava que ao se colocar peças pequenas de dominó enfileiradas, em que o primeiro dominó tivesse 5 mm, o último seria capaz de seria capaz de derrubar um prédio. Mas seria mesmo?
Este é mais um Livro dos Porquês.
Então, voltemos à questão. Como derrubar um prédio? Bem, é simples. O primeiro dominó teria 5mm de altura, e cada subsequente deve ter 1,5 vezes o tamanho do anterior. Com isso, o segundo teria 7,5mm de altura (5 x 1,5), o terceiro 11,25mm (7,5 x 1,5), o quarto deverá ter 16,875 mm (11,25 x 1,5), e assim sucessivamente. Então, seguindo esse padrão, no 19º dominó, teríamos uma peça do tamanho do Empire State Building e o 57º teria o tamanho equivalente à distância entre a Terra e a Lua.
O prof. Stephen Morris até fez um vídeo mostrando, e com explicação
Ele explica parte do que acontece. Ele fala que para erguer o dominó é preciso ceder energia, e esta energia é armazenada sob a forma de energia potencial, que é regida pela fórmula U = m.g.h. quando o dominó recebe o toquinho, ele cai, transformando energia potencial em energia cinética, promovendo choques sucessivos, o que é característico de uma reação em cadeia.
O que o bom professor NÃO FALA é que ao haver o choque, o dominó é deslocado e, por causa disso, o centro de massa fica desalinhado com a força Normal, o que promove um aparecimento de um movimento rotacional e o dominó tomba, daí, este dominó cai, atraído pela aceleração da gravidade, acerta o próximo e daí por diante.
Curioso para alguém testar com o máximo de dominós possível, de preferência, com o tamanho de prédios.
“no 19º dominó”, seria no 29º? na minha conta ficou entre 381m ficou entre o 28º e 29º dominó.